segunda-feira, 7 de outubro de 2013

TEIA AMBIENTAL - A BOA E A MÁ NOTÍCIA



         A BOA E A MÁ NOTÍCIA
Meus caros leitores, o nosso assunto continua sendo o efeito estufa.
As geleiras estão derretendo acima das previsões.
O Tratado de Kyoto foi distratado, pois ninguém deu bola pra ele.
Rio 92, Rio +20 e Agenda 21 são meros enfeites no colar ambiental. Muitos discursos e nada prático.
 
A razão do fracasso dessas conferências não é nenhum segredo. Adotar qualquer atitude para reduzir a emissão de gases corresponde a conter os avanços industriais ou aumentar os custos de produção com a instalação de sofisticados filtros. Nem uma coisa e nem outra.
Essa é a má notícia. As nações não se entendem para estabelecer um plano ambiental que polua menos e dê mais esperança de um futuro melhor.
A boa notícia é que diversos países estão tomando medidas internas, para a redução da emissão de gases. Assistindo o programa Cidades e Soluções, tomei conhecimento que dois dos maiores poluidores, Estados Unidos e China, passaram a adotar novas medidas para reduzir os efeitos dos gases na natureza.
Se pensarmos bem, o problema mais preocupante não são os gases, mas os homens. São eles que não se conformam em desacelerar o desumano progresso, que para fazer crescer a economia acaba por matar florestas, mares e gente.
A água dos oceanos está subindo, e até 2100 deve estar invadindo ruas no centro de inúmeras cidades litorâneas. Mas, quem se preocupa com 2100? Até lá eu já morri, diz a maioria. E se já tiver reencarnado para poder ver a besteira que fez? Os efeitos kármicos são imprevisíveis, e o que fazemos hoje pode repercutir contra nós na próxima encarnação.
Espécies de animais desaparecem, e o homem pensa ser o único animal que não sofrerá com a extinção dessas espécies. Os índios sempre souberam que o que acontece aos animais, um dia também acontecerá aos homens.
Vamos sentar e esperar? Eu faço a minha parte, não comendo carne, reduzindo e separando o lixo e só comprando produtos de empresas que adotam o desenvolvimento sustentável. E tu meu indignado leitor, já tomaste alguma atitude?
Vou ficando por aqui, pois este tema é repetitivo. Muito já foi escrito e muito mais ainda o será, só não sei o quanto será feito ou não será, para evitar o temido desastre ambiental.
Despeço-me até o próximo dia 7, quando a Teia voltará a tecer sua trama em defesa da natureza. Enquanto isso, que tal descruzar os braços e fazer alguma coisa? Eu estou contando com a sua mobilização.
Deixe de pensar só em si. Ir pra rua, quebrar tudo e só pedir benefícios em proveito próprio já está ficando sem graça. É hora de reivindicar pela natureza e pelos interesses coletivos. Vamos tentar? Faz uma forcinha, tá bom!