quarta-feira, 12 de maio de 2010

INICIAÇÃO HUMANA




Muitos dos meus assíduos leitores têm ouvido falar de Iniciação, como na recente postagem sobre o Festival de Wesak, quando mencionei o livro de Alice Bailey, “Iniciação Humana e Solar”.

Mas o que seria exatamente a Iniciação?

No livro de Alice Bailey, acima mencionado, a autora explica que chega um momento na vida de qualquer ser humano que o foco dos seus interesses começa a mudar das conquistas materiais para o progresso espiritual.

Depois de um longo período de preparação, que pode ocupar várias encarnações, o discípulo se apresenta diante do Portal da Iniciação, e a partir desse momento ele estará mais próximo do seu Mestre.

Cada passo dado ao longo do caminho exigiu muitas renúncias e desapegos. A passagem pelo Portal, no entanto, irá custar-lhe muitos sacrifícios. Sacrifícios que não serão impostos, mas assumidos voluntariamente.

O processo de Iniciação é uma peregrinação, na qual o discípulo é o peregrino e a sua meta chegar diante do Mestre. À medida que caminha em sua jornada, o discípulo aprende com o sofrimento e extrai conhecimentos de cada uma dessas experiências. Esses momentos têm a intenção de submetê-lo a provas e fortalecê-lo espiritualmente.

Enquanto caminha e medita sobre os nobres ideais que o levaram a essa jornada, o discípulo se defronta com os seus conflitos mais íntimos e se confronta com as seduções e tentações da matéria que o levam a questionar as suas renúncias.

A Iniciação, diante da lógica e da razão, é um ato de loucura, por expor o discípulo a toda sorte de sacrifícios, assumidos voluntariamente, com um único intuito, o de promover um progresso espiritual bem acima da compreensão humana.

A Iniciação, sob esse aspecto, não é uma decisão racional, por não ser uma conseqüência de estudos, comparações e avaliações, mas um sentimento incontrolável que nasce no fundo da alma, e foge ao controle do nosso ego encarnado.

O discípulo que vinha mudando lentamente o seu comportamento sente um impulso que parece fugir do seu controle, por expressar um anseio muito intenso da alma. A vida como antes era vivida perde o sentido, os prazeres antes cultuados já não o atraem mais e ele passa a buscar algo subjetivo, que nem sabe explicar o que seja, mas que nada tem a ver com o que, até então, despertava-lhe o interesse.

Diz-se, então, que o discípulo atravessou o Portal da Iniciação, e caminha em direção ao seu Mestre, que o espera como um pai diante de um filho que retorna ao lar. Daí em diante, os valores mudam, as atitudes surpreendem, as palavras comovem, e nada mais é como era antes.

Segundo Alice Bailey, na primeira Iniciação, o controle sobre o corpo físico deve ser dominado, mas nem sempre esse ideal é facilmente atingido, e costumam ocorrer quedas. O iniciado, no entanto, deve expressar conscientemente a sua convicção de atingir esse ideal, reconhecendo os seus defeitos e reafirmando os seus propósitos de jamais desistir de perseguir a sua evolução espiritual.

Essas quedas, durante o processo, podem prejudicar o grupo de discípulos do qual faz parte, ficando sujeito aos karmas de compensação, cuja sentença será aplicada, mesmo que inconscientemente, pelos membros do seu grupo. Isso costuma provocar retardo no processo de Iniciação desse discípulo, que somente será retomado após ter-se esgotado completamente o karma com os membros prejudicados.

Os iniciados, por serem canais intensificados de energia, provocam efeitos mais poderosos, diante dos seus erros e acertos, do que um ser menos avançado, resultando em punições ou prêmios bem maiores e com enorme poder de repercussão. Se o iniciado errou, ele somente prosseguirá a sua jornada espiritual, depois de pagar todo seu débito kármico.

A palavra INICIAÇÃO tem a sua origem de duas palavras latinas: “IN” que se traduz por DENTRO DE; e “IRE”, que significa IR ou ANDAR. Portanto, poderíamos defini-la como INGRESSO EM ALGO.

Literalmente, o homem que recebeu a primeira Iniciação é aquele que deu o primeiro passo no reino espiritual e que passou do reino apenas humano para o super-humano. Cada Iniciação representa a aprovação do aluno para um curso mais adiantado, levando-o a um estágio superior de consciência, até que venha a dominar o completo entendimento para ver e ouvir em todos os planos.

Nem todas as pessoas se desenvolvem exatamente ao longo das mesmas linhas ou de linhas paralelas e, portanto, não podem ser baixadas regras inflexíveis ou fixas quanto ao exato procedimento em cada Iniciação. Muito depende do Raio do discípulo, do seu desenvolvimento e do seu karma individual.

Muitas vidas podem decorrer entre a primeira e a segunda Iniciação. Um grande período de muitas encarnações pode passar antes que o controle do corpo astral seja aperfeiçoado e o iniciado esteja pronto para o próximo passo.

Situações semelhantes se sucederão nas Iniciações seguintes, a cada passagem de uma Iniciação para outra. A jornada é longa e dolorida, mas também rica e prazerosa. Quem não estiver preparado se amedrontará e quem já houver despertado para os Mistérios se encantará.

O ego encarnado, a personalidade, poderá resistir por algum tempo, mas logo será convencido pelas convicções da alma, a se entregar à magia do processo, então não haverá volta.

Muitos de vós, caros leitores, já poderão ter ouvido o chamado interior, talvez ainda baixo e pouco perceptível, mas tal qual um canto de sereia, sedutor e cheio de encantamento. Agora mesmo, podem estar-se perguntando, será que foi aquela visão passageira, aquela força estranha ou aquele desejo sem controle?

A Iniciação é uma onda que nasce na mente do Mestre e que vem quebrar na praia do discípulo, arrastando-o para o fundo, como se o chamado atraísse para os mundos interiores, repletos de segredos e mistérios que precisam ser entendidos e decifrados.

Diante do chamado, não é mais a personalidade que decide o caminho a seguir, mas a alma que assume o comando e impõe ao corpo físico uma nova ordem que prevalecerá dali pra frente.

Convoco-vos a todos que permaneçam atentos, pois com a chegada dos novos tempos, muitos estão sendo chamados, mas, certamente, poucos serão os escolhidos. Não resistam, tentando prender-se à matéria, pois o chamado do Mestre soará como uma ordem para a alma do discípulo.

Permanecei atentos e vigiai, pois o chamado não tem dia nem hora.

10 comentários:

  1. Felizmente nunca fui muito ligada a bens materiais.

    ResponderExcluir
  2. Já é um bom começo, minha leitora Especial, mas ainda não é tudo.
    Continue ligada nos sinais, perceba as "coincidências" que chamam a sua atenção e não se descuide da sua voz interior, falando baixinho "sim" ou "não".
    Um dia, uma onda incontrolável entra na sua vida sem pedir licença, e faz com que mude os seus referenciais e passe a seguir uma vida completamente oposta a tudo que fez até então.
    É o Mestre convocando a discípula a dar os seus primeiros passos em direção ao Portal da Iniciação.
    Quando isso acontecer, deixe-se ir, e boa viagem.
    Um abraço.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  3. Nossa! Fico maravilhada com cada texto!
    "A vida como antes era vivida perde o sentido, os prazeres antes cultuados já não o atraem mais e ele passa a buscar algo subjetivo, que nem sabe explicar o que seja, mas que nada tem a ver com o que, até então, despertava-lhe o interesse."

    Até de maluca já fui chamada...mas não adianta querer que quem está em outro "tempo" aceite ou entenda as idéias.

    Há aproximadamente três anos e meio as mudanças começaram em minha vida.
    Fui buscar informações se havia mais alguém pensando como eu, que ouvia, sentia, sonhava com o que eu sonhava...coisas assim.

    Tive muitas experiências antes disso, mas só me assustavam, não sabia como lidar (conto-vos outra hora), achava que eu era um "Ser" estranho na maneira de pensar, de ver a vida, de brigar, pelo que brigar. Como um peixinho fora d'agua!
    Hoje vejo que existem muitas pessoas "semelhantes", que já sentiram como senti o processo evolutivo.
    Hoje já consigo me sentir bem com minhas "esquisitices" e gosto de sentir, ouvir, ver tudo o que vejo, já sem tanto medo!

    Costumo dizer que as vezes entendo melhor outros "paralelos" do que esta loucura neste mundo em que nos encontramos!

    Grata por compartilhar seus textos!

    Beijo na sua alma!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Selena:
    Agradeça ao seu Mestre, Anjo de Guarda , Guardião ou seja lá quem for da sua preferência, por ser diferente de tudo e de todos que estão fazendo essa bagunça toda com o nosso planeta.
    Muitos acreditam que isso é que é vida, e costumam considerar loucos os que são diferentes e não pensam, nem sentem como eles.Mas, esse mundo inventado pelos homens é loucura para os seres que atingem um nível de consciência no qual se ouve os Mestres chamando para a Grande Iniciação.
    De repente, os Mestres convocam os seus discípulos, e não há como recusar o convite...tem início, então, o processo da Iniciação.

    Tudo que até aquele momento era normal torna-se loucura. Os novos acontecimentos que começam a se suceder parecem loucuras para o postulante à Iniciação, até que, com o tempo, a loucura torna-se a única realidade coerente na jornada do discipulado.

    Desse momento em diante não tem mais volta, viu Selena?
    Agora, é seguir em frente e ir obedecendo os sinais que surgem ao longo do caminho, balizando o rumo certo a ser seguido pelo iniciado.

    Volte sepre, minha amiga.
    Abraços fraternais.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  5. Só agora li este post. Belíssimo e riquíssimo texto sobre a Iniciação.

    Adoraria estar pronta para apresentar-me perante o Grande Portal. É algo com que sonho...

    Posso cometer a ousadia de fazer uma perguntinha pessoal?
    Vi no seu perfil que tem o curso de parapsicologia no Instituto Joseph Murphy.
    É o mesmo Joseph Murphy que escreveu "O Poder do Subconsciente", uma obra antiga, mas cheia de Sabedoria?

    ResponderExcluir
  6. Oi, Hazel, que bom encontrá-la em todas as minhas postagens, enriquecendo-as com os seus sensíveis e sábios comentários!
    O Joseph Murphy é esse mesmo. O Instituto tinha o nome dele, por seguir seus métodos, que eram aqueles mesmos que ele colocou no livro citado.
    A metodologia era encantadora, e fazia com que eu e Flora saíssemos das aulas em estado de graça.
    Nós costumamos dizer que foi graças a esse curso e à nossa Professora Risomar que tivemos coragem de abandonar o Rio e vir morar em Sõ Lourenço. Foi de tanto ouvi-la repetir que temos de ter ousadia e coragem, sem o que nada se consegue de novo em nossas vidas.
    O poder de nossas mentes é ilimitado, e a gente quase não usa, não é mesmo?
    Mas, ligados 24 horas nesse poder, tudo muda. Vamos juntos nessa corrente!
    Abraços.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  7. Ah, ainda bem que perguntei. Que bom ouvir a sua resposta.

    Sabe, já li muitos autores de Pensamento Positivo, mas sempre considerei Joseph Murphy o "pai" de todos eles. Na minha opinião, é o melhor.

    Se o "Poder do Subconsciente" já me ajudou tanto, há muitos anos atrás, quando o li, nem posso imaginar o impacto que terá fazer um curso ministrado segundo os seus princípios.

    Aliás, fez; mudou a vossa vida, não foi? Maravilhoso.

    ResponderExcluir
  8. É verdade, Hazel, mudou tanto que poderíamos criar uma fronteira da espiritualidade em nossa vida, como antes e depois do Curso de Controle da Mente.
    O curso foi mágico e alquímico, nós entramos uns e saímos outros. Os mistérios começaram a ser dissipados, sem dúvida, a partir do curso.
    A vida é um grande mistério, Hazel, e quanto mais sabemos, mais certeza temos de que pouco sabemos.
    Um abraço.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  9. Oi mestre , Belo Texto , Acho que estou começando minha caminhada espiritual(iniciação) nesta vida , só que ainda tenho de superar um karma que eu plantei nessa vida e que consequetemente me vem em forma de pensamentos ruins , acredito muito em mim e na minha superação. Enquanto a iniciação vou tentar dar o de mim para esta , tenho que cumprir minha missão e estudar estudar muito para desbravar nas minhas aventuras espirituais nem que estas sejam árduas e sofridas , tenho que esgotar meus karmas , aja meditação e reflexões.

    Abraços..
    JF

    ResponderExcluir
  10. Meditação e trabalho, Fabrício, são bons recursos para a superação de karmas e evolução espiritual.
    Continue assim, sem ansiedade, mas com os pés no chão. Nada de sair buscando soluções fantasiosas.
    Um abraço.
    Gilberto.

    ResponderExcluir