quarta-feira, 8 de abril de 2009

A Senda do Discipulado

Os estudiosos dos Mistérios possuem grandes conhecimentos sobre os Mestres Ascensionados e seus poderes sobre a evolução planetária, mas, na prática, pouco se conhece sobre a ligação que esses Mestres mantêm com seus discípulos.
Os probacionários, que são aqueles que ainda se encontram no limiar do Caminho da Iniciação, costumam atribuir valor excessivo às revelações que mexem com o emocional, deixando meio que de lado o principal, por não possuir sua percepção psico-espiritual plenamente ativa.
Os chamados probacionários, por estarem dando os primeiros passos na senda do discipulado, se deixam seduzir mais pelos fenômenos aparentes do que pelos mistérios ocultos. No entanto, são esses primeiros momentos na vida de qualquer um de nós que nos coloca num degrau acima da humanidade comum.

O caminho probacionário, segundo a grande teosofista Alice Bailey, corresponde ao período mais adiantado da gestação espiritual, que irá formar o menino Cristo, no coração do futuro iniciado. Mas, somente após atingir a sua primeira iniciação, esse menino começará a sua peregrinação no Caminho Iniciático, em busca do seu Destino, o Espírito Divino.
Em seu livro "Iniciação Humana e Solar", Alice Bailey descreve e
sse processo da seguinte forma : "Semeia um pensamento, e colherás ação; semeia uma ação, e colherás um hábito; semeia um caráter, e colherás um destino".
O destino imortal de todos nós é atingir a consciência do Ser Superior, e, subsequentemente, a do Espírito Divino. E nessa jornada peregrina, percebe-se que são os probacionários, muito mais do que os discípulos que falam dos Mestres, e muitos até alegam que falam com os Mestres. Isto não é impossível, mas pouco provável.
Os Mestres costumam utilizar-se dos seus Adeptos, seres que já atingiram um alto nível de consciência, para se comunicarem com os discípulos dos seus Raios. Essa intermediação é muito comum até que o discípulo venha a despertar para a senda do discipulado, que haverá de conduzi-lo a sucessivos processos de iniciação.

Entende-se a maior euforia dos probacionários, do que dos discípulos, pelo fato de aflorarem às suas mentes, novas e luminosas idéias, o que jamais acontecera antes, fazendo-os crer que já se encontram em comunhão com a própria Divindade. Os discípulos, por já estarem muitos passos adiante, não se deixam seduzir ou iludir por essas falsas impressões.
Os
probacionários começam, então, a ver coisas e ouvir vozes, interpretando os primeiros sinais iniciáticos, quase sempre de modo equivocado, mas que acabará favorecendo o surgimento de um imaginário espiritual, que há de aproximá-los do verdadeiro Caminho da Iniciação.
A maioria das mensagens que surgem na internet, anunciando catástrofes apocalípticas e boias de salvação, tem suas origens nesses probacionários, que se sentem tocados pela essência do
conteúdo das mensagens, mas despreparados para dar-lhes uma interpretação adequada. Por isso, a melhor maneira de reagir a essas mensagens é com cautela e bom senso, não as tomando como autênticas revelações deste ou daquele Mestre, mas também nunca as descartando.
Procurem analisar a maneira como a mensagem está sendo transmitida, le
vando sempre em conta que os Mestres e seus Adeptos possuem um modo muito simples e natural de conversar com seus discípulos, empregando um tom coloquial e formal, mas não utilizando um linguajar hermético, em desacordo com o idioma e os hábitos dos discípulos.
As mensagens dos Mestres nunca anunciam catástrofes ou desgraças , mas alertas e conselhos. Essas mensagens costumam chamar a atenção dos discípulos, em relação às suas missões e ao que deve ser feito para a realização da Obra Divina na face da Terra.
As mensagens são transmitidas para todos, mas nem todos são capazes de captá-las, e os poucos que as recebem nem sempre são capazes de interpretá-las.
O discípulo que já estiver na senda do discipulado se dará conta que um
a energia nova, mais intensa e num padrão vibratório mais elevado, se fará presente no seu corpo físico, gerando uma força até então desconhecida, que dá a sensação de estar controlando a sua mente. Desse momento em diante, o discípulo nunca mais será o mesmo, jamais voltará a se sentir sozinho e desamparado.
O célebre teosofista W.C. Leadbeater, no seu livro "Os Mestres e a Sen
da", relata um misterioso vínculo que determinados discípulos têm com seus Mestres, e que é muito pouco comentado na literatura esotérica, talvez por ser bem pouco conhecido da maioria dos autores.
Diz Leadbeater :"Como todos nós, os Grandes Mes
tres da Sabedoria têm uma longa série de vidas atrás de Si, e nessas vidas, tanto quanto outros, Eles estabeleceram certos laços kármicos e, por isso, às vezes, acontece que determinados indivíduos têm a seu crédito algum serviço prestado a Eles há muito tempo passado".
Esse crédito poderá surgir, então, numa forma de proteção mais direta, numa aproximação maior e mais íntima e até numa suspensão de antigos karmas, por conta de um novo serviço a ser prestado pelo discípulo.
Uma outra revelação, também pouco difundida, é transmitida na página 169 desse mesmo livro :
"Todo discípulo aceito pelo Mestre tem o direito e o dever de abençoar em s
eu nome, e quando isso o faça, seguramente, o Mestre derramará um copioso fluxo de energia".
Dessa forma, pode-se perceber que o Mestre transfere ao discípulo poderes d
e conceder bençãos em seu nome. E quando isso acontece é como se o próprio Mestre estivesse dando a benção.

A humanidade, mesmo sem saber explicar como, vem pe
rcebendo muitas transformações e sensações diferentes que prenunciam o limiar de uma nova era. A grande maioria daqueles que acreditam nisso parece associar essas mudanças a destruições, cataclismos e fim de mundo.
A sensação que se tem é que há um imenso sentiment
o de culpa no ar, exigindo punições e castigos. As pessoas parecem mais preocupadas em descobrir e punir os culpados do que de assumirem suas próprias culpas.
Guerras e destruições existirão sempre, num grau de maior ou menor violência, mas sempre como consequência de conflitos de idéias e discordâncias na forma de conciliar essas divergências.
O enfoque, ou desfoque, errado parece estar na visão apocalíptic
a que funcionaria como uma espécie de purificação dos pecados, através do sofrimento e do sacrifício da raça humana.
O sentimento religioso fica perfeitamente visível, e até compreensivel, diante de tantos fatos passados, ligados a Mestres que deram ou expuseram suas vidas pela liberdad
e ou salvação de muitos povos.
O fanatismo místico e o sectarismo religioso acabam por desv
iar o foco da realidade que se deve extrair dessas ações de despojamento pessoal, já que a realidade é que a vida continuou, e aqui estamos para testemunhar e vivenciar essa sobrevida.
O mundo não acabou com o dilúvio ou afundamento da Atlântida, e nem com o desaparecimento dos dinossauros. Se, de alguma forma houve atos de redenção de grandes seres como Sócrates, Buda e Cristo, e mais recentemente, num nível bem mais próximo à raça humana, de Gandhi, Kennedy e Martin Luther King, essas ações se destinariam a condenar erros da humanidade, e jamais a configurar vinganças e ameças.
Creio que já é tempo de se parar com tantas fantasias destrutiv
as e passarmos a dar um novo enfoque ao futuro de nosso planeta e de nossa humanidade terrestre.
Conta-nos a literatura esotérica que, há milhões de anos atrás, uma delegação de seres vindos de outro planeta desembarcou na Terra, com a missão de ajudar na evolução da raça. Muitos deles ainda permaneceriam entre nós, outros retornariam quando chegasse a hora, e tudo isso com um único ideal, o de acelerar o processo de evolução da humanidade.

Se existem visitantes do espaço com más intenções, há outros bem intencionados, pois é assim que funciona um universo bi-polarizado. Por que temer os piores e não confiar nos melhores?
Por que tanta preocupação com as naves no céu e extraterrestres na Terra
? Pelo jeito, isso sempre existiu, e não só no nosso mundinho terrestre, mas em todo o Universo.
Por que ficar fantasiando naves de resgates e retirada física para outros mundos? Há m
étodos muito mais simples e kármicamente mais lógicos, de retirar almas de um lugar e fazê-las vir a
reencarnar em outros.
Enquanto se perdem em mitos e fantasias, a humanidade não
ouve a convocação dos Mestres e se sente perdida, aguardando uma salvação externa, e se esquecendo que toda a sua esperança tem de ser voltada para dentro de si mesma, para a salvação interna.
Os probacionários buscam o discipulado. Os discípulos buscam a Iniciação. Os Iniciados buscam o Espírito Divino. Esse é a majestosa senda pela qual trilham as criaturas, após o despertar de suas consciências espirituais.
O universo está sempre em movimento, sem tempo para se importar com os que deixam de fazer a sua parte, esperando que outros venham resgatá-los, levando-os para o Céu ou para algum outro planeta melhor do que a Terra. Enquanto sonham com suas fantasias ou milagres, deixam de cumprir suas obrigações, e abandonam suas missões pelo meio do caminho.
A senda do discipulado é dura e longa, mas quando o discípulo está pronto, o Mestre sempre aparece.










12 comentários:

  1. Caro Gilberto, como se diz na giria: "Voce matou a pau" sem apelações . . .

    Os que participam dos grupos catastrofistas são de duas naturezas:
    1- pertencem à classe dos inocentes deslumbrados que acham que sabem tudo ou
    2- são serem que servem ao "lado negro da força" e seu objetivo é causar a maior confusão possivel, de modo a retardar a sua derrota final.

    Nesta e em inumeras outras ocasiões, recomenda-se a singelo conselho do Cristo : ORAI E VIGIAI

    Parabens pelo sue Blog e posts inspirados, tomara que seus leitores usem em seu dia-a-dia estes sabios conselhos . . .

    abraço fraterno
    Antonio

    ResponderExcluir
  2. Meu caro, Antônio !
    A internet propicia esse encontro ou reencontro de almas afins.
    Agradeço a sua visita e seus comentários.
    Eu também espero que todos os que me visitam, e não são poucos, reflitam sobre os meus textos, para despertarem sobre a essência das mensagens.
    Os opositores do lado negro sempre existiram, e são muito eficientes em suas ações.Basta ver o mundo caótico em que vivemos.
    Os inocentes deslumbrados estão despertando em grande escala, desde a aproximação da Era de Aquarius, e ainda são muito ingênuos, mas são uma esperança para a humanidade.
    Dentro de mais uns 50 anos, uma nova consciência haverá de ditar regras na face da Terra, inibindo as ações dos opositores e impondo novos paradigmas nas crenças das pessoas.
    Por enquanto, é ir fazendo a nossa parte, cumprindo a nossa missão.
    Sinceramente, muito grato, por suas palavras e visita.
    Um abraço amigo.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  3. Caro Amigo Gilberto,
    muito inspirador seu texto.
    Em breve nos veremos.
    Um grande abraço de Floripa!
    Ari Goes

    ResponderExcluir
  4. Uau...
    Momento para reflexão!
    Postagem muito importante!!

    Obrigado sempre amigo, mestre Gilberto!!

    Abraços saudosos;

    Bárbara

    ResponderExcluir
  5. Meu amigo, Ari !
    Grato pela visita. Já fazia algum tempo que não contava com um comentário seu.
    Apareça sempre.
    Um abraço.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  6. Minha querida, Bárbara !
    O momento é de reflexão. É tempo de parar e buscar nossos vínculos com o Mestre do nosso Raio.
    Será que já trabalhamos juntos, em vidas passadas ? Será que estamos a serviço dele, nesta vida ? Será que o Mestre fala direto com a gente ? É ele que segreda conselhos nos nossos ouvidos ?
    Pare e pense.
    Abraços sempre saudosos.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  7. Oi Gilberto, da para pensar também o quanto a humaninadade associou transformação a morte, destruição, aniquilação. O contrário também vale. Rsrs. E os opositores se aproveitam das programações e muito poucas pessoas têm escolha, a maioria apenas reage a tudo mediante padrões pré- estabelecidos. É uma constante repetição, o que muda é só a estória, a essência do problema é a mesma. Que nós possamos olhar para dentro sem fugas e projeções e ver a luz.
    Um grande abraço caminhando sempre. Grata pela companhia.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Daniele !
    Voltamos aqui ao mesmo tema dos meus comentários na outra postagem, sobre a dor.
    Transformação é um ato de mudar, com muito mais profundidade e alcance.
    Se mudar já é difícil,vivenciar uma transformação,aí mesmo é que é uma loucura!
    Concordo com a sua observação, sobre a relação natural que se costuma fazer de transformação com desastres, destruições e mortes.
    A sensação que muitos têm é que para se transformar é preciso sofrer violências ou passar por grandes ameaças. Mas, isso é um enorme engano, pois a verdadeira transformação dá-se no silêncio da mente e no fundo do coração.
    A transformação é uma mudança profunda do estado de consciência, fazendo-nos enxergar o que antes não víamos, entender o que até então ignorávamos e crer no que, de modo insensato, teimávamos em negar.
    A mais linda de todas as formas de transformação é a da morte em vida, quando sem precisar deixar o corpo físico, a alma morre para o que era, e renasce para uma nova vida. Lindo, muito lindo!
    Um abraço e volte sempre.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  9. "Os probacionários buscam o discipulado. Os discípulos buscam a Iniciação. Os Iniciados buscam o Espírito Divino. Esse é a majestosa senda pela qual trilham as criaturas, após o despertar de suas consciências espirituais." - Mestre , Deixa eu ver se entendo Todos nós temos que buscar o discipulado para a nossa iniciação na espiritualidade ai passar todas estas iniciações estamos finalmente evoluidos , mestre dá para fazer isso tudo em uma só vida !?

    ResponderExcluir
  10. Uma vida é suficiente para os primeiros passos, José Fabrício, mas não para o processo completo e para as diversas Iniciações que se seguem à primeira.
    Em tudo na vida, é preciso dar os primeiros passos e não ficar controlando cada minuto, para ver quanto ainda falta.
    Eu já lhe disse, e por mais de uma vez, que se não controlar sua ansiedade irá acabar cansando de tanto buscar os conhecimentos que a sua alma anseia encontrar.
    A pressa é a maior inimiga do postulante, que acaba por desistir no meio do caminho, adiando por mais uma vida a sua entrada na senda do discipulado.
    Controle-se para não perder o seu tempo ou como se costuma dizer, para não perder o trem da história.
    Um abraço.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  11. Oi mestre eu tenho este livro aqui vou passa-lo a ler , estou lendo atualmente o budismo e o cristianismo esoterico , relendo o mesageiros do amanhecer , lendo um material sobre cabala e projeção astral que alguns amigos virtuais me mandaram , ponto de mutação que fala sobre a revolução da fisica, o livro de ouro de saint germain e a iniciação humana e solar , mestre ainda me encontro no caminho probaciano esteve dias que eu já senti esta frequencia de amor e foram dias maravilhosos mas não conseguir manter a frequencia , mestre enquanto aos pensamentos negativos vez ou outra tenho alguns subitos mas eu já consegui melhorar muito , ainda faço muita bobagem mais disso eu me desapegarei gradativamente , já tive experiencias no começo de minha auto descoberta e vez por outras tenho algumas experiencias sempre valorizando-as , vamos ver como eu estarei em 2012 este ano 5 , ah mestre eu pensei que eu ia terminar meu ano pessoal 9 e ia para o 1 depois do meu aniversario mas acho que o ano pessoal so termina no fim do ano , 2011(4) é um ano 9 para mim com o qual tenho que trabalhar para me livrar do meu passado imaturo e 2012 vai ser um ano 1 para mim um ano de mudanças e diretrizes e de começo é claro.
    “Quando o discipulo está pronto o mestre sempre aparece.” – Quando eu estiver pronto o mestre me virá e dirá meus desafios , o caminho iniciatico não é nada facil e é preciso muito esforço para realizar nossas proprias experiencias, vou meditar sobre isto hoje vou me por em silencio quando dormir e pensar no meu mestre espiritual.
    Abraços,
    JF

    ResponderExcluir
  12. Leia, sim, Fabrício.
    A leitura de bons livros é fundamental para a expansão da consciência.
    Um abraço.
    Gilberto.

    ResponderExcluir