quarta-feira, 7 de março de 2012

TEIA AMBIENTAL - A POLUIÇÃO É UMA DROGA


Meus assíduos leitores, eis-me aqui envolvido, mais uma vez, com a poluição, o que é uma droga. Se a poluição, não há como negar, é uma droga, é preciso reconhecer que a droga também é poluição. E há droga para todos os gostos.

O mundo está contaminado pelas drogas. Mas, não pensem que estou falando apenas daquelas que fazem parte do noticiário policial. Eu estou me referindo a muitas drogas, legais e ilegais, que fazem parte das rotinas de vida de qualquer cidadão comum.

A música que é produzida atualmente é, na sua grande maioria, uma droga. Vicia a mente, estimula a violência e promove a grosseria. A venda é permitida, e o consumo exaltado em paradas de sucesso. O efeito sobre a juventude é devastador, vício fácil de ser contraído e difícil de ser tratado.

A moda é um vício muito perigoso, por estimular o consumismo e, muitas vezes, expor o consumidor ao ridículo. Poucos se dão conta do lixo que a moda produz, com seus lançamentos de estação, que tornam os das estações anteriores artigos proibidos, principalmente para as mulheres.

A alimentação contaminada e impregnada de gorduras e açucares não só engordam, mas também matam. As redes de fast-food viciam os seus usuários, que nem se dão conta das porcarias que comem, atracados com sanduíches envenenados e refrigerantes açucarados.

E as drogas vendidas nas lojas de eletrodomésticos, que duram pouco mais de um ano, até dar defeito e serem jogadas no lixo! Todos querem possuir a TV do momento, o celular que além de falar, tira fotografia, pinta e borda. E o carro com painel que conversa com o motorista e leva-o até o destino, como se ele fosse um debilóide ou cego que precisasse de um guia para qualquer lugar onde fosse! E a motocicleta com linhas arrojadas, que derrapará na próxima esquina e causará mais uma vítima! Drogas, todas elas drogas perigosas, porque viciam e matam.

Deixei para o fim, até para não me estender demais com tanta lixarada, as drogas vendidas legalmente nas farmácias e o jogo, que é terminantemente proibido, mas legalizado quando quem é o dono da banca é o Estado.

Eu poderia prosseguir mencionando as drogas de filme que são produzidos anualmente, as drogas de óleo que são espalhados pelos oceanos, as drogas de reality show que são ofertados a troco de diversão, as drogas das novelas que exploram de forma subliminar os piores vícios que seduzem as ingênuas e inocentes famílias.

A humanidade está drogada e não percebe. Por consumir tanta droga, ela polui o planeta, e põe toda a culpa no lixo visível, por desconhecer o lixo que traz dentro de si. A poluição só pode existir externamente, se ela for uma expressão da poluição interior de quem a produz. Nada se materializa se antes não existir em nossas mentes.

Persegue-se o traficante que vende a droga na esquina, e autoriza-se o tráfico na mídia e no comércio de lanchonetes, shoppings e farmácias, ou seria melhor dizer drogarias! O consumo de drogas é universal, mas somente são proibidas aquelas droguinhas que não atrapalham os faturamentos das grandes Organizações e do Estado.

O álcool é uma droga, mas ninguém pensa em proibir a venda de cervejas e vinhos. Apenas recomenda-se que se beba com moderação, e se for dirigir não beba. Isto é ridículo por ser a aceitação dos mesmos riscos que podem provocar as drogas proibidas como a maconha, a cocaína e outras. Não estou tentando defender o uso dessas drogas, mas não posso deixar de estranhar que drogas semelhantes sejam permitidas e consumidas socialmente. Por que não dizer em relação à maconha, por exemplo, fume, mas não abuse? Ou da cocaína, cheire, mas não dirija?

Hipocrisia, tudo pura hipocrisia. A justiça não é cega, ela enxerga muito bem. A visão apurada, porém, tem seus interesses, e fecha os olhos quando o Sistema não quer ver. Os mesmos valores têm pesos e medidas diferentes, dependendo de quem julga e é julgado.

Os grandes traficantes são os que ganham com o comércio das drogas. O Sistema é o grande beneficiário dos vícios da sociedade. Os empresários de armas ganham com as guerras, mas matar é crime. Os laboratórios ganham com as drogas, mas consumir drogas é crime. A mídia ganha com a mentira, mas mentir é feio.

Tudo isso gera poluição. No início, a poluição é mental, e fica depositada dentro da mente humana. Até que, um dia, essa poluição se materializa no plano físico, e vira lixo. E todos se assustam e protestam contra o lixo, mas permaneceram calados enquanto a poluição mental preparava a produção do lixo.

O Estado proíbe drogas e autoriza drogas. E não há como definir as drogas das drogas. Costuma-se falar em drogas pesadas, mas tudo depende do volume consumido. Um copo de cerveja ou de vinho é uma droga leve, mas 20 garrafas de cerveja e 5 litros de vinho podem ser considerados drogas pesadas. De um a três cigarros por dia seria uma droga leve, porém mais de três maços por dia é droga pesada. A diferença é que existem drogas socialmente aceitas e outras, não.

Uma família ingênua será enganada a consumir certo tipo de aparelho eletrônico, acreditando que ele possa fazer o que os demais não fazem. E por isso podem pagar muito mais do que o aparelho valeria. E isto é considerado normal. Mas, isso é droga, isso é lixo.

Muitos acreditam que certo alimento, ou remédio, ou vacina, faz bem, porque o Sistema quer que creiam nisso. Mas, em muitos dos casos, só existe o interesse comercial por trás de tudo. E pior ainda, é quando os efeitos desses produtos são danosos à saúde. Isso é droga, isso é lixo.

Acreditem no que vos digo meus ecológicos leitores, há mais lixo dentro das mentes humanas do que do lado de fora. Esse lixo é a origem do lixo físico que polui o nosso planeta.

Os maus hábitos, as palavras e os gestos grosseiros, atitudes vulgares, consumismo exagerado, egoísmo e vaidade, ganância e egocentrismo são os lixos geradores dos lixos. Esses são os efeitos das drogas que estão sendo consumidas e que são traficadas pelo Sistema. As outras, mais conhecidas e mais temidas, são meras conseqüências destas que ninguém se dá conta das ameaças que provocam na vida de cada um de nós.

Meus leitores, eu alerto a todos para que não vos deixeis enganar. O Sistema trafica influências, corrupção e mentiras, e isso facilita a circulação das drogas. Essas drogas geram o lixo social e político. O resto é conseqüência. Contaminação e poluição são meros efeitos.

Abri vossos olhos, apurai vossos ouvidos. “Não acredita em nada do que ouve, e só em metade do que vê.” Ouvi esta frase num filme despretensioso, e adotei-a. Seria bom que meus leitores fizessem o mesmo.

10 comentários:

  1. Viva, mestre Gilberto! Após ler todas as participações da Teia ao ler a sua dou-me conta como todos nós mencionamos os efeitos nefastos destas drogas. Esta Teia mantém-nos unidos contra o "tráfico". A união faz a força, e juntos somos mais fortes contra estas drogas que estão presentes em cada centímetro do mundo. Obrigada por nos alertar, mais uma vez!
    Magnífica participação!
    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  2. Meu bom Mestre,

    os tóxicos existem, mas o real problema é a tóxico-dependência. Estamos de tal forma intoxicados que agimos inconscientes da necessidade de desintoxicar a mente!

    Compramos os hábitos como normais, descobrimos mais tarde que a normalidade é insustentável. Mas como desabituar o inconsciente coletivo? Agarrado ao ciclo vicioso das drogas legais.

    Vai levar um longo tempo, a mudar o atual paradigma. Só espero que não seja tarde demais. Só espero que ninguém morra de OverDose de poluição mental.

    Texto magnifico.
    Adoro utilizar palavras fortes em contextos incomuns.
    Abraços de admiração.
    Rute

    ResponderExcluir
  3. Sr.Gilberto,não faltou nada!Economia,saúde,comportamento(educação),lazer,moda.Como o sr. mesmo escreveu:"os valores têm pesos e medidas diferentes,dependendo de quem julga e de quem é julgado',restando aos "cegos" a pior sentença.
    Mais pessoas precisavam ler o seu blog.Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Minhas queridas leitoras, Lina, Rute e Andréa:
    Diante de tantas palavras gentis, eu confesso que até escreveria somente para as três, se preciso fosse.
    O texto é um alerta, sim, Lina, pois as pessoas passam a consumir drogas por distração. As palavras fortes devem ser usadas, sim, Rute, desde que não sejam ofensivas e cruéis. As pessoas que não lêem o meu blog, Andréa, é porque não têm de ler, pois se tivessem seriam atraídas até ele, como acontece no seu caso.

    Abraços ecológicos e cheios de energia pura.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  5. Sr.gilberto,quando em determinados assuntos,eu me mantenho calada,com certeza não estou concordando com nada.Manifesto minha opinião por concordar plenamente com suas palavras.Muito bacana seu blog.Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Entendi, Andréa, e agradeço mais uma vez.
    Um abraço.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  7. acho que não precisa acrescentar mais nada, a droga vem da nossa própria mente pela lei universal da atração, é um dever nosso limpar, porque sujamos e muito, de dentro para fora, sempre ^^".

    abraços, fabricio

    ResponderExcluir
  8. Como vai, meu aprendiz, Fabrício?
    A droga é uma droga, e a mente poluída é quem promove a droga. É isto mesmo, Fabrício.
    Um abraço.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  9. Olá, Gilberto
    Lendo seu post me recordei das recomendações do Mestre: Quem tiver ouvidos para ouvir,ouça...
    Precisamos despoluir os sentidos de uma forma toda especial...
    Abraços fraternos e ecológicos

    ResponderExcluir
  10. Ah, minha querida Orvalho, a poluição mental está muita séria.
    A poluição externa, aquela que a gente pode ver, é só a pontinha do iceberg. O pior mesmo está fora das nossas vistas.
    O Mestre disse isso há cerca de 2000 anos, mas parece que todos ou são surdos ou ainda não entenderam a sua mensagem.

    Abraços ecológicos.
    Gilberto.

    ResponderExcluir