quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Os Versos de Ouro de Pitágoras





Interpretar com exatidão os conceitos de Pitágoras, até se chegar ao diagnóstico perfeito de um mapa numerológico, não é uma empreitada fácil. A tarefa, no entanto, pode tornar-se uma jornada apaixonante e compensadora, se o discípulo estiver bem inteirado do conteúdo filosófico da obra do Mestre.

Pitágoras deve ter escrito cerca de 15 obras, das quais duas são as mais citadas, Do Universo e A Palavra Sagrada, mas nenhuma delas sobreviveu ao tempo.
A incumbência de revelar a doutrina de Pitágoras ao mundo contemporâneo, coube aos seus discípulos, que reproduziram os ensinamentos do Mestre, conforme lhes foram passados, na Escola Iniciática de Crotona.
Os Versos de Ouro, um poema atribuído ao discípulo Lísis de Tarento, pode ser considerado uma síntese perfeita, do que seja a filosofia pitagórica.
Em sua obra poética, Lísis dividiu os ensinamentos pitagóricos em 3 partes : Preparação, Purificação e Perfeição.
Na primeira parte, a Preparação, toma-se conhecimento que Pitágoras considerava o culto a Deus e aos Espíritos Superiores, como o fundamento de toda a sua doutrina.
A Purificação, que é a parte seguinte, trata do culto à amizade e ao amor universal,envolvendo os sentimentos relacionados à família, aos amigos e a si próprio. Nesse contexto, os deveres são divididos em físicos e espirituais, com recomendações sobre os cuidados a serem tomados com o corpo e o espírito. Alimentação pura e equilibrada, acompanhadas de exercícios físicos, favoreceriam à saúde do corpo. Sinceridade, honestidade, reflexão, tolerância, discreção, amor ao trabalho e humildade seriam indispensáveis à saúde espiritual.
Na terceira e última parte, a Perfeição, ensina-se que, mediante a auto-análise, a meditação , a fé e uma vida virtuosa, o discípulo pode atingir um nível superior de consciência, permitindo-lhe desvendar os segredos e mistérios do Universo.
Concluídas as 3 etapas, o discípulo chegava à verdadeira iniciação, alcançando, enfim, os dons de clarividência, que lhe permitiam enxergar o que os demais não conseguiam ver.
A mensagem contida nos Versos de Lísis, e que era a essência da doutrina pitagórica, revela que flui um processo ordenado e coerente,regendo todo o Universo. Esse processo considera as fontes da vida, as forças em movimento, os meios de progresso e a verdadeira felicidade, presentes,antes, em Deus, o criador de tudo, e,depois, no esforço combinado do Homem com a Natureza. Superados esses estágios primordiais, e somente após, se fecharia o ciclo da vida perfeita, com o reconhecimento da centelha e das forças divinas, como formadoras primordiais da criatura humana.
A doutrina pitagórica se fundamentava, portanto, no culto a Deus, à Natureza e à Humanidade,e considerava o respeito a si mesmo, como condição obrigatória para que se atingisse esse elevado nível de consciência.
Considero que, o estudo e a aplicação da Numerologia da Alma, com base nos princípios éticos, morais e espirituais, que nos são revelados pelos Versos de Ouro, abririam para o estudante a oportunidade de adentrar os portais da sabedoria oculta. Esse movimento, em direção ao templo interno do seu coração, faria do estudante,um iniciado e clarividente, tão logo despertasse a sua mente para as verdades místicas, que nos são reveladas pela leitura perfeita dos números sagrados.
O tempo que poderá durar esse processo,até que se dê o despertar do nível de consciência do estudante,dependerá de cada um. Mas,quanto mais cedo o processo for iniciado, menor haverá de ser essa demora.
Convido-os a se prepararem para o início dessa jornada. Dentro em breve, estaremos iniciando a publicação dos Versos de Ouro, conforme tradução de Luis Antônio de Azevedo, datada de 1795, e publicada no livro Vida Perfeita do Dr. Paul Carton, leitura obrigatória para qualquer estudioso da numerologia de Pitágoras.

Gilberto Gonçalves

7 comentários:

  1. Oi, pai!:-)
    Nossa! Aproveitei para fazer uma visita e encontro este blog super-movimentado! Legal!!! Está muito bom!
    Quanto ao texto das máscaras (e os outros do "pitacos"), creio que este período em que estou mais reservada, longe de agitos e conflitos alienígenas, tem sido muito propício para uma reflexão profunda. Tenho ficado somente com os meus conflitos internos e remexido um bocado neles! Tenho certeza de que sairei desta fase melhor do que entrei. É sempre assim, as dores da alma depois que cicatrizam viram flores.
    E creio que esteja acelerando e puxando a conta do meu ciclo 7, para ver se consigo entrar no 3 antes dos 42...rs
    beijão

    ResponderExcluir
  2. "Na terceira e última parte, a Perfeição, ensina-se que, mediante a auto-análise, a meditação , a fé e uma vida virtuosa, o discípulo pode atingir um nível superior de consciência, permitindo-lhe desvendar os segredos e mistérios do Universo.
    Concluídas as 3 etapas, o discípulo chegava à verdadeira iniciação, alcançando, enfim, os dons de clarividência, que lhe permitiam enxergar o que os demais não conseguiam ver."

    ...estou "quase lá"!
    Estou adorando estudar os posts antigos Mestre!

    ResponderExcluir
  3. Não sei se já está quase lá, mas está chegando perto, Selena.
    Continue lendo todos os posts, pois cada um dá uma lição diferente de todas as outras.
    Boa sorte!
    Abraços.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  4. "Na primeira parte, a Preparação, toma-se conhecimento que Pitágoras considerava o culto a Deus e aos Espíritos Superiores, como o fundamento de toda a sua doutrina." - Bom Saber que isso também é importante para o rumo de uma vida "completada".

    ResponderExcluir
  5. Meu caro, José Fabrício:
    Isto não é importante, isto é muito mais do que só isto, isto é indispensável.
    Continue tentando entender.
    Humildade e paciência.
    Abraços.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  6. "Concluídas as 3 etapas, o discípulo chegava à verdadeira iniciação, alcançando, enfim, os dons de clarividência, que lhe permitiam enxergar o que os demais não conseguiam ver."

    Olá mestre , mestre ultimamente estou me sentindo muito alegre , como se essa felicidade sem motivo razão ou circunstância partisse do meu estômago, no fundo de minha alma , a minha baixa estima de antes não existe muito , estou muito mais feliz e e uma felicidade comparada aos raros momentos de comunhão com a natureza só que não estou com a natureza e sim com pessoas ,e uma felicidade muito linda , as vezes acho que estou seguindo bem no caminho , pq minha alma fala que esta felicidade provem de minhas Ações , estou começando a sentir o verdadeiro e puro amor humano , estou tendo varios sonhos lúcidos e bem vividos e um pouco mal entendidos , é incrível.Ah, enquanto a etapas , a preparação, cultuo a existência e toda sua forma divina e harmônica principalmente a natureza , a purificação estou comendo alimentos mais leves e mudando de hábitos e as vezes dando umas pedaladas de reflexão , a perfeição estou editando em minhas propias açoes e me avaliando na forma de agir.

    é como se eu estivesse trocando o duvidoso pelo o certo , a falsa felicidade para a pura felicidade que é o conjunto de sentimentos divinos sentidos , prefiro abrir mão de uma falsa felicidade para ganhar uma ainda maior.

    Abraços..
    JF

    ResponderExcluir
  7. Que coisa maravilhosa, Fabrício!
    Como é bom começar a reconhecer-se como se é de verdade.
    A numerologia proporciona esse autoconhecimento.
    Continue estudando e controlando os seus impulsos.
    Um abraço.
    Gilberto.

    ResponderExcluir