domingo, 16 de maio de 2010

O ESPÍRITO DE DEUS

Com esta postagem, estou participando da blogagem coletiva do Blog da Orvalho do Céu, cujo tema é NaturezaxEspiritualidade.
Anotem o link : www.espiritual-idade.blogspot.com


O ESPÍRITO DE DEUS

A Alma do Mundo é o Espírito criador agindo de forma ininterrupta para sustentar a vida na Terra. A Mente Divina não descansa um momento sequer para não perder o controle sobre a evolução planetária.

As criaturas humanas evoluem e se tornam seres sábios e poderosos. As demais formas de vida no planeta crescem juntas com a humanidade, e também evoluem.

O Universo evolui e arrasta atrás de si sistemas solares, estrelas e planetas, que também evoluem. Tudo está em contínuo movimento evolutivo, e a raça humana é uma das múltiplas consciências em permanente evolução.

A ação exige uma coordenação, e antes disso, um poder criador. O Universo é inteligente, e há um programa que integra e comanda as peças em movimento, fazendo-as interagirem, enquanto processam suas evoluções.

Esse poder, criador, controlador e integrador, é Deus e, o ato de servi-Lo e respeitá-Lo, conhecido como espiritualidade.

Espiritualidade seria, então, a relação natural do homem com Deus, da criatura com o Criador. Essa relação exige certas condutas e crenças que, se não forem adotadas, afastam o homem de Deus.

As condutas e as crenças deverão respeitar e preservar toda a Criação, por ser a obra prima do Deus Criador e Mentor das ações humanas.

Se Deus criou tudo e todos, nada existe sem que tenha sido por Ele criado. Servi-Lo e respeitá-Lo, portanto, exigirá também respeito e preservação por toda a sua Criação.

A espiritualidade é a interação perfeita entre o Espírito, Deus, e a Matéria, a Criação. As pessoas espiritualizadas são aquelas que têm a consciência plena de que são espíritos encarnados na matéria, mas que não são as únicas obras criadas pelo Criador.

O Criador do Universo criou o Todo, os Céus e os Planetas, o Bem e o Mal, os Deuses e os Diabos, Os Paraísos e os Infernos, o homem, os animais, os vegetais, os minerais e todos os demais seres da Natureza, os cultos e os ocultos.

Uma coisa é certa, Deus não criou as religiões. Ele não seria capaz de na sua infinita bondade criar uma obra que gerasse tanto ódio, tantas rivalidades e tantas guerras.

A religião é invenção do homem, a espiritualidade é criação de Deus.

Os seres espiritualizados podem até ser religiosos, mas nem todos os religiosos são espiritualizados. As religiões funcionam como pontes ao longo do caminho, jamais como metas finais.

A Natureza é obra divina, e como tal deve ser amada e respeitada. Os animais são criações divinas, e precisam ser tratados com humanidade. As florestas são sagradas por esconderem os nascedouros dos mananciais de águas cristalinas que agem como o corpo de emoção do planeta. Os minerais são divinos e poderosos por conterem energias que retêm a história da vida planetária.

Desrespeitar tudo isso é desacreditar num Deus Criador. Maltratar a Natureza é se mostrar insensível à obra amorosa do seu Criador. Sacrificar de forma selvagem os animais é se mostrar desumano e cruel com um irmão de outro reino.

Todos somos irmãos, os homens e os animais, os minerais e os vegetais.

Se um dia, um desses reinos desaparecesse da face da Terra, todos os demais também desapareceriam.

O homem terá que entender, por bem ou por mal, que não foi ele que tramou a teia da vida, que ele é um mero fio deste emaranhado divino.

Há mais de 150 anos atrás, um índio ensinou ao homem branco a sua primeira lição de ecologia, afirmando que “a terra não pertence ao homem, é o homem que pertence à terra”. Isto é espiritualidade. Isto é atitude ecologicamente correta.

Não se pode confessar amor a Deus, sem amar a Natureza. Não se pode confessar amor a Deus, enquanto se sacrificam animais de forma cruel para satisfazer apetites sofisticados. Não se pode confessar amor a Deus, derrubando-se árvores para ganhar dinheiro. Não se pode confessar amor a Deus, poluindo rios e mares, com a desculpa de gerar mais renda e empregos. Não se pode confessar amor a Deus, destruindo florestas, desviando rios e inundando áreas, com a justificativa de gerar mais energias para o progresso da sociedade.

A terra não pertence ao homem, é o homem que pertence à terra.

FIM
















24 comentários:

  1. Eu costumo dizer que quem ama as plantas e os animais não pode ser uma pessoa ruím...

    Deus, ou seja lá que nome tenha essa energia criadora, deve gostar da Sua criação de forma idêntica, mas os homens, muitas vezes, não conseguem respeitar seus irmãos dos outros reinos da Natureza.

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Gilberto, sabe quando a gente reconhece que faz sentido essa questão do respeito total e incondicional aos animais, mas ainda não se consegue ser vegetariano? Foi assim que vesti a "carapuça" e preferi sair pela tangente, rascunhando um texto que só vou postar quarta-feira, pois estou com problemas técnicos com relação às imagens. Minha participação nessa blogagem coletiva será fora da data proposta, mas o que vale a intenção.
    Mas você foi muito feliz no seu ponto-de-vista sobre a harmonia com a natureza. Enquanto humanidade, temos ainda um longo caminho pela frente para mudar esse estado de coisas. Se não conseguimos dar grandes passos, é importante que demos pequenos passos, melhor do que ficar estagnados, esperando que todas as providências sejam tomadas pelos governos ou por outras pessoas, não?
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Minha querida Flora:

    Quando a gente passa a ver o mundo de uma forma diferente e a compreender a vida com outros olhos, certas condescendências passam a ser intoleráveis.
    Não se pode mais aceitar matanças de animais, nem diversões às custas do sofrimento desses seres tão vivos e tão sensíveis fisicamente como qualquer criatura humana.
    Touradas, rodeios e festas em que os animais são provocados e maltratados não são diversões dignas de quem se diz espiritualizado.
    As pessoas também não percebem que ao consumir carne de qualquer animal elas estão estimulando as matanças sangrentas, em matadouros distantes das suas mesas, mas que carregam toda a sua crueldade para dentro dos seus lares.
    Está na hora de se parar de discutir se um churrasco é saboroso ou se o patê de fois-gras é um petisco delicioso. Quem se diz espiritualizado ou religioso, ou algo semelhante, não pode ser cúmplice da crueldade que está por trás da preparação desses alimentos.
    Não se pode falar de espiritualidade e natureza, sem abordar-se a insensatez humana diante da mesa de refeições.
    Estamos juntos nessa parceria a favor de uma espiritualidade que enxerga um pouco além do que os nossos olhos podem ver ou nossas crenças esconder.
    Beijos querida.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  4. Minha amiga Gina:
    A humanidade sabe que está num beco sem saída. Há tanta coisa errada sendo feita em nome de tradições, de desenvolvimento econômico e, o que é pior, em nome de Deus, que não dá para permanecer assim por muito mais tempo.
    As pessoas mais conscientes têm de dar um passo a frente, como exemplo para os demais, ainda que à custa de alguns sacrifícios.
    Ouço pessoas se dizerem religiosas e generosas, mas que não têm a menor compaixão quando vêem um animal ser morto, maltratado ou enjaulado, para o prazer dos humanos.
    Não se ama a Deus, se não se é capaz de amar as obras divinas.
    É como eu respondi acima para a Flora, o que está em discussão já não é mais o sabor de um prato ou um passatempo, em que estejam envolvidas crueldades com animais.
    Temos de refletir sobre as nossas crenças, sobre a nossa relação com o Divino e com as espécies por Ele criadas.
    Disfarçar que tudo é assim mesmo, porque sempre foi, não é um ato digno de quem se diz espiritualizado. É preciso encarar a realidade e deixar de lado os disfarces e desculpas que tentam encobrir a triste realidade do mundo cruel em que estamos vivendo.
    Grato por seus comentários. E espero que a sua postagem possa vir a somar com os argumentos que utilizei na minha.
    Abraços.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  5. Olá Gilberto!
    Se dizer espiritualizado e ser espiritualizado há um enorme abismo, um grande caminho a ser percorrido, que deve vir de dentro para fora.É muito dificil encontrar uma pessoa que seja realmente espiritualizada, pois o mundo faz com que sejamos cada vez mais egoista e consumista.
    Espero que haja muita energia para que as pessoas mudem e que nos tornemos assim, um filho que respeita seus irmãos e sua casa.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  6. Olá, prezado Gilberto
    Em primeiro lugar, quero pedir perdão por não ter comentado ontem, escrevo o motivo (que foi sério) por e-mail tão logo chegue de volta ao RJ.
    Sabia que muito ia acrescentar, ao que tenho vivido, a sua contribuição...
    Vc ressaltou uma máxima para mim: NEM TODOS OS RELIGIOSOS SÃO ESPIRITUALIZADOS...
    Gostei muito da proprícia definição sobre ESPIRITUALIDADE que vc colocou em relação ao Tema proposto para hoje.
    Na próxima terça, coloco no meu post os 3 Temas seguintes para que vc se prepare com maior tempo e continue a nos ajudar a crescer...
    Fique na Paz!
    Abraços cordiais e obrigado!

    ResponderExcluir
  7. Primo Gilberto,
    A alimentação VEGAN (ZERO PRODUTO ANIMAL) é, para mim, a INICIAÇÃO NA
    SABEDORIA DIVINA; e, como consequência o PODER SE MANIFESTA (as vezes já estamos de posse dele, mas ainda não o utilizamos com CONSCIÊNCIA).
    Religiões são degraus; ESPIRITUALIDADE É O SAIR DO TOPO DA ESCADA!
    MUITO LINDO ESTE SEU TEXTO!!!
    MEU VOTO, LÓGICO, É PARA VOCÊ!

    ResponderExcluir
  8. Oi, Karen:
    Gostei de ler os seus comentários.
    Percebo que a sua maturidade desabrocha muito antes da idade física, comprovando a sua enorme consciência espiritual.
    Em tudo na vida, e não só no campo espiritual,tem-se de enfrentar esse dilema, será que eu me comporto de acordo com o que falo e no que creio?
    A maioria das pessoas costuma ter um discurso social e religioso, para causar boa impressão, e um outro pessoal, para si e para os mais próximos, envolvendo quase sempre ambição e poder.
    Fala-se de amor e bondade, mas na hora H é com egoísmo e traição que se costuma agir. Fala-se de fé e espiritualidade, mas discrimina-se por razões fúteis e mata-se por rivalidades religiosas.
    Enfim, a humanidade ainda é assim, mas melhores tempos virão, e quem não se tornar um verdadeiro espiritualista não terá muito o que fazer neste mundo.
    Grato por seu comentário.
    Abraços.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  9. Minha amiga Orvalho:
    Gostei muito que tivesse gostado, pois afinal o seu blog é o anfitrião de todas as postagens dessa blogagem coletiva.
    Os seus elogios são sempre muito bem recebidos, ainda que sem maiores vaidades, pois tudo que escrevo tem muito mais a ver com uma inspiração superior do que com um intelecto pessoal.
    Sinto uma satisfação muito grande em participar dessa sua blogagem coletiva, e espero que vc possa vir a participar também daquela que eu e Flora estamos promovendo, à qual chamamos de Teia Ambiental.
    Estarei aguardando a sua sugestão de novos temas, e sempre pronto a participar de iniciativas com esse alcance espiritual.
    Um abraço carinhoso.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  10. Minha querida prima Rosângela:
    Eu sabia que a sua opinião não poderia faltar, e eis que ela veio com a sensibilidade costumeira, de dar o seu testemunho pessoal.
    Nada mais convincente de que alguém que se comporta de acordo com suas palavras, e que defende idéias nas quais acredita de verdade.
    Esta autenticidade a faz uma pessoa confiável, pois o que diz é para valer, jamais para agradar.
    Admiro muito esse seu jeito de ser, e fico feliz por pertencermos à mesma família física e espiritual.
    Um amoroso abraço.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  11. Olá, também estou participando deste tema com a Orvalho do céu...

    Queria que fossemos mais solidários ao Criador...

    Belíssima narrativa...

    Um abraço...

    ResponderExcluir
  12. Grato Zininha:
    Eu também creio que quando a humanidade for mais solidária às obras do Criador, tudo que tanto se reclama desta vida vai ser resolvido com maior facilidade.
    As criaturas não se dão conta que há um Poder Superior que comanda a vida, e que tudo que existe foi por Ele criado. Muitos crêem em Deus, mas agem como se não acreditassem que Ele possa ser parte da sua existência e da sua força para concretizar seus ideais.
    Deus não está aqui ou ali, ele está dentro de cada um de nós.
    Grato pela visita, Zininha.
    Abraços.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  13. OLÁ... ESTÁ CHEGANDO A HORA DO SEGUNDO POST...

    SUCESSO COM ELE...
    QUE TENHA MUITA INSPIRAÇÃO...
    EU ESTOU ANSIOSA...

    UM ABRAÇO...

    AH...ENVIEI O E-MAIL PARA A FLORA...SOBRE A BLOGAGEM DO DIA 7...
    MAS AINDA NÃO RECEBI RETORNO...

    ResponderExcluir
  14. Agradeço a sua gentileza, Zininha.
    A Flora vai responder-lhe assim que se liberar de uns compromissos que têm tomado o seu tempo.
    Desejo-lhe também muita inspiração.
    Um abraço.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  15. Sempre fico feliz quando você me faz refletir com estes textos, mestre.

    Sempre quando de, estou aqui. Apenas um jovem procurando sabedoria...

    Realmente, acredito que Deus é o todo e tudo! Podemos senti-lo, basta sentir o vento!Podemos ouvilo, basta escutar o mar!Quer velo? Veja um amanhecer!Ele criou o bem e o mal, para assim haver equilibrio como o paraiso e o inferno...

    Amo a natureza, e amo todos que cuidam dela!Ultimamente vejo que mais e mais pessoas cuidam dela, as pessoas estão refletindo isso é muito bom!

    Trocando de assunto, trago boas novas...

    Ultimamente venho refletindo, sobre o futuro, meu mestre e amigo Gilberto.

    Seguir o Militar seria legal para mim, mais eu não teria razão nenhuma para segui-lo.

    Sempre gostei da musica meu mestre, ganhando grandes elogios de grandes compositores de poesias que conheço, me fizeram acreditar que poderia chegar lá, me tornar musico e seguir oque eu quero sem me importar com dinheiro mais sim pela felicidade que sentiria em fazer som e musica!

    Mais tudo não é facil, a musica está caindo de qualidade rapidamente estes anos, com letras com palavrões e textos obcenos...


    Mestre, uma curiosidade, quando era jovem, passou pelo mesma ansiedade que eu sinto?

    Abraços de seu aprendiz, Carlos Eduardo.

    ResponderExcluir
  16. Saudações Gilberto!
    Encontrei seu blog num comentário seu na página da "Hazel" e já me interessei pelo que disse e vim fazer, hoje, uma breve visita!
    Fiquei maravilhada com este texto!
    Não descordo de nada, tudo é realmente fato!
    Visitarei mais vezes, com certeza.

    Forte abraço.

    ResponderExcluir
  17. Meu caro aprendiz, Carlos:
    Sábias palavras e dúvidas naturais, muito normais na sua idade.
    Quando jovem, eu também fiquei sem saber o que fazer na vida, para ganhar dinheiro e seguir os meus ideais.
    Decidi, então, seguir a intuição e fazer o que o destino me colocava pela frente. Isto é seguir os sinais divinos, que estão sempre balizando os nossos caminhos.
    Comecei a minha jornada profissional por onde menos esperava e a concluí no lugar certo, na hora certa e fazendo o que sempre sonhei.
    Siga a sua voz interior, não faça contas e nem escolha o caminho mais fácil. Observe os sinais, que são pistas no caminho e que muitas vezes parecem indecifráveis, se tentarmos usar a razão, mas que têm uma absoluta clareza, se vistos com os olhos da alma.
    Estava saudoso dos seus comentários e festejo o seu retorno.
    Um forte abraço.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  18. Seja muito bem vinda ao Alma Mater, Selena.
    Agradeço sensibilizado suas palavras e espero poder conviver, daqui pra frente, com a sua constante presença.
    O texto de que fala é resultante da minha participação numa blogagem coletiva, que prevê novos textos a cada domingo. Hoje é dia.
    Volte sempre e nunca deixe de comentar, perguntar ou até de questionar, quando não estiver de acordo com alguma coisa.
    Estamos combinados? Ótimo!
    Um abraço carinhoso.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  19. Grata pelas fortes palavras deixadas no meu pequeno "universo azul"... és de uma sensibilidade ao tratar da "matéria fina" que me impressiona... sou realmente de um gênio forte e altamente explosivo...logo eu, uma balança zodiacal, mas fato é que muitas vezes sou passional, creio ser racional somente no meu casamento (rs...)de resto dá pra imaginar!

    Sou alma! Nada mais! Faço muito pra ser diferente, ser mais racional e não tão passional, mas fica difícil com uma essência como a minha.

    Talvez tenha vindo mesmo pra "brigar", mostrar algo que de maneira serena e calma não possa acontecer mas o outro extremo vem para acalentar, conversar, ensinar o pouco que sabe, compartilhar e mostrar que todo "mal" (aos olhos de quem sente) é sempre para o bem, pois já que não aprede pelo amor, então que seja pela "dor".
    Mas pobre alma que nem mesmo pela dor é capaz de se transformar, muitos até fazem o mal pra compensar o que sofreram...

    Quanto ao blog azul...ah, eu me sinto azul! É como se minha alma fosse azul...não sei se me entende (costumo divagar também (rs))!
    Mas azul me transmite a possibilidade infinita de "Ser", que no seu "vazio" posso encontrar.

    ResponderExcluir
  20. Meu Deus, Selena, a sua volta ao Alma Mater mais parece uma ventania, levantando poeira e passando numa velocidade tal que quase não consegui acompanhá-la.
    Mas, como bem diz, a sua maneira de ser é mais emoção do que razão, a não ser no casamento...Tomara que não seja só razão, pois muita razão no amor não é uma boa receita!
    Brincadeiras à parte, Selena, pude perceber no seu blog o seu rigor, sim, mas com muito amor. A sua crítica é severa, mas há de ser tolerante e compreensiva com os que agem por ignorância. Toda Selena é boa conselheira, logo há de ser uma paciente ouvinte das almas perturbadas e uma mestra sábia e generosa na hora de dar conselhos.
    Azul é emoção, sensibilidade e paz de espírito. O norte-americano usa o azul (blue) para definir tristeza, mas não consigo fazer esta ligação entre a cor azul e a tristeza. Acho que isso não tem nada a ver conosco que estamos acostumados a céu azul e muita esperança no coração.
    Volte sempre com essa esfuziante energia, Selena, que é muito bom recebê-la.
    Um abraço.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  21. Raras são pessoas como você, meu Mestre!

    Sempre com suas palavras sabias, faz pessoas de qualquer tipo pensar na vida e no valor da mesma.

    Você tem razão, a ansiedade as vezes me mata, realmente estou pensando no que seguir, o coração como você disse é o caminho certo!Basta tambem um pouco de sabedoria e vontade para um apetitoso futuro.

    Esse é meu ultimo recado, amanhã ou depois, estarei lendo a sua ultima reportagem, meu mestre e assim refletirei sobre a mesma e colocarei meus pensamentos.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  22. Meu pensativo aprendiz, Carlos, para um número 7 convicto nada melhor do que pensar, refletir e ponderar sobre cada detalhe antes de tomar decisões.
    Uma decisão errada pesa muito na vida de qualquer um, mas pesa muito mais na vida do perfeccionista e detalhista nº 7.
    Continue refletindo sobre a vida, e comece a perceber que não são as minhas palavras que o fazem tomar as decisões acertadas, pois a sua alma sempre soube o que fazer. Eu só relembro aquilo que já sabe, e talvez com isso dê-lhe a confiança que faltava para concretizar os seus ideais.
    Eu só faço a minha parte, e espero que faça a sua.
    Um abraço.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  23. Seres Humanos que podem até serem inteligentes mas não são Sábios essas duas coisas tendem a trabalhar em parceria a inteligência um conhecimento adquirido e a sabedoria o mesmo conhecimento refletido e absorvido , seres humanos comuns só exploram o conhecimento mas não exploram a reflexão deste.

    Abraços..
    JF

    ResponderExcluir
  24. Muito bem, Fabrício!
    Aprenda a tirar suas próprias conclusões. E se não entender bem, estude para poder ter a sua opinião.
    Não é perguntando o que os outros pensam que se chega à verdade, mas refletindo e concluindo.
    Um abraço.
    Gilberto.

    ResponderExcluir