segunda-feira, 10 de maio de 2010

OCULTISMO






Dedico este texto a ti, caro leitor, que freqüentas este espaço com a eterna curiosidade de descobrir mistérios e segredos, ocultos através dos tempos.

De acordo com o teosofista C. W. Leadbeater, o ocultismo costuma ser confundido com a arte de magia negra, envolvendo poções mágicas e rituais satânicos. Mesmo entre aqueles cuja educação estaria acima de tais superstições, segundo o autor do livro “O Lado Oculto das Coisas”, ainda persistem muitos equívocos a esse respeito.

Explica-nos Leadbeater que a derivação da palavra latina “occultus” quer dizer ciência do oculto, mas essa definição, de um modo geral, é vista como uma coisa sem sentido, um disparate relacionado a crendices ignorantes, assombrações e espiritismo.

Os mais estudiosos do assunto nem sempre encaram a questão com o necessário conhecimento de causa, sugerindo que o lado oculto de todos esses mistérios estivesse intencionalmente velado, deliberadamente sonegado, por capricho ou egoísmo de alguns. A verdade, conforme afirma Leadbeater, é que nada está, nem poderia estar oculto de nós, a não ser em razão de nossas próprias limitações. Mas, à medida que avançamos em evolução, o mundo se alarga progressivamente, mostrando que todos nós somos capazes de ver cada vez com maior clareza a magnitude de toda a sua beleza.

Há de se considerar, porém que, os conhecimentos somente vão sendo colocados à nossa disposição quando atingimos um grau de evolução que nos permite absorvê-los. Ocorre, em tais situações, algo semelhante à criança que, ainda num aprendizado básico, não está preparada a compreender equações e raiz quadrada.

O ocultismo é, portanto, na definição do teosofista, o estudo do lado oculto da natureza, da natureza em sua totalidade, e não somente daquela parcela mínima que é objeto da investigação da ciência moderna.

Afirmava o autor de “O Lado Oculto das Coisas”, há cerca de cem anos atrás, e de lá para cá bem pouco mudou, que a maior parte da natureza é inteiramente desconhecida da humanidade, porque esta ainda não desenvolveu, senão em proporção insignificante, as faculdades mais sensitivas que possui.

Diante disso, não há como deixar de concluir que, o homem comum baseia a sua vida em realidades inteiramente inadequadas, e, por isso, suas teorias e ações são naturalmente incorretas.

Um ocultista adota atitudes que levam em conta as influências dos mundos superiores, as quais estão ocultas à visão dos materialistas. Estes não têm a menor percepção das suas próprias limitações, e projetam o seu futuro com base naquele pouco, ou quase nada, que conhecem e que pensam resumir toda a verdade do universo.

O ocultista estuda cuidadosamente todos os efeitos invisíveis que interferem com o plano físico, e por isso sabem melhor do que ninguém, quais são as reais conseqüências dos seus atos. E por possuírem maiores informações sobre as causas e os efeitos das suas ações, eles mudam de atitudes e corrigem seus comportamentos, á medida que vão percebendo desvios em seus rumos espirituais.

Não se trata de somente vincular o mundo oculto a fenômenos espirituais e cerimônias religiosas, mas de reconhecer a sua presença na pintura, na música, na poesia, na literatura, na natureza, na vida profissional e nas relações em família.

Essas percepções do mundo oculto existem em todos os seres humanos, ainda que não desenvolvidas na grande maioria deles. O despertar da sensibilidade humana para se conectar ao mundo invisível demanda tempo e um árduo trabalho, e depende do estágio de evolução de cada alma.

O momento atual de expansão da consciência planetária é favorável a esse despertar dos poderes ocultos da humanidade, mas que isso não instigue os sentidos mais egoístas e dominadores da raça humana, para que, no lugar das bênçãos, não se atraia maldições.

Os mistérios que já começaram a ser decifrados estarão sendo revelados de uma forma cada vez mais intensa. Os segredos, não, esses nunca serão revelados, pois pertencem a uns poucos, que irão guardá-los para si e para as gerações futuras. Os mistérios existem para serem desvendados, mas os segredos precisam ser preservados.

O ocultista é aquele sábio que distingue os mistérios dos segredos, e que traz os conhecimentos à tona para que os mistérios sejam compreendidos por um número cada vez maior de pessoas. O ocultista é também o guardião dos segredos, aquele que sabendo do poder que tem o conhecedor dos segredos, não os revela para ninguém, de modo a não pôr em risco o futuro da humanidade.

Os mistérios contêm a sabedoria dos tempos, os segredos são os guardiões do poder.

FIM

16 comentários:

  1. Sou uma ávida curiosa pelo oculto. Aliás acho que é próprio do ser humano essa curiosidade.

    ResponderExcluir
  2. A curiosidade, minha cara leitora, é somente o início.
    Nem todos são ávidos curiosos, muitos são ávidos medrosos.
    O medo é um sintoma de más ações de outras vidas, mexendo com magia para prejudicar os outros ou beneficiar a si mesmo.
    Diz um ditado que "quem não deve, não teme". Logo, quem não tem medo está pronto, ou pronta, para penetrar nos mistérios.
    Por que não começa a saciar a sua curiosidade lendo cada uma das minhas postagens, e fazendo uma breve consideração sobre o tema?
    Vá lá atrás, e sem pressa, vá lendo um a um. Há muito mistério a ser absorvido, e aos poucos o oculto irá revelando-se aos seus olhos.
    Experimente, está bem?
    Abraços, Especial.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  3. enquanto a símbolos ocultos já vi varias vezes que estes eram símbolos da nova era e que a nova era era ruim era contraria a deus era satânica , mais agora estou refletindo mais sobre isso ainda fico meio temeroso por fazer pouco tempo que eu era protestante , estudarei para obter respostas e próximas perguntas.

    Abraços..
    JF

    ResponderExcluir
  4. Continue estudando e refletindo, Fabrício, para que possa encontrar as suas próprias respostas.
    Um abraço.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  5. ola gilberto sou um ocultit ano me identificarei no momento mas gostaria de falar com vc se vc estiver interessado... alem do mais imagino que vc nao seja um dos medrosos que vc mesmo citou em seus comentarios.

    ResponderExcluir
  6. e rituais satanicos nem sempre sao maus ou ruins nos movemos o mundo e os "terrans" nao sabem disso ate hoj mais uma hora ou outra nos vamos mostralos do que os "filhos de caim" sao capazes!

    ResponderExcluir
  7. helion melioon tetragamatron nos encontraremos de novo em algum lugar... ou em outra dimensao... apenas espero que na hora do juizo estejamos do mesmo lado...

    ResponderExcluir
  8. Meu leitor anônimo:
    Não sei se nos encontraremos, não sei se estaremos do mesmo lado e nem sei se desejo uma coisa ou outra.
    O que sei é que começamos a nossa jornada do mesmo lado e que cada qual escolheu o seu caminho.
    Um dia, nós seremos chamados a prestar contas, quando saberemos o que o Universo espera de nós. O bem e o mal absolutos não existem, logo não nos é dado ser o juiz da humanidade.
    Prefiro a dúvida à certeza, pois esta induz a erros, enquanto a dúvida obriga a buscar sempre o melhor.
    Um abraço fraternal e grato pela visita.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  9. Mestre, porque será que neste planeta as coisas são tão confusas, será porque muita das informações foram distorcidas, há muita manipulação e muita desinformação, não é a toa que este planeta tem um grande sistema, muito poderoso e que afeta varios planetas, os fanaticos se misturam com as religiões e as seitas e protestam um fim do mundo, outros ceticos que preferem seguir o darwinismo social e afirmam que deus não existe, este planeta é muito louco olhando varios pontos de vista, é muita especulação e caos, estamos vivendo isso com maior intesidade desde o começo do seculo com o avanço cientifico, ainda bem que a verdade está ai no horizante porque mais um tempo aqui os seres acabariam na loucura.

    Abraços...

    ResponderExcluir
  10. Fabrício, não se impressione, pois o mundo vive em ciclos. E de tempos em tempos, esse caos acontece para que ocorram as transformações e a evolução.

    Em eras passadas, situações semelhantes já ocorreram e foram superadas, vindo a seguir um período de paz e cultura, promovendo a evolução espiritual.
    É assim que as coisas acontecem, e sempre fogem do nosso controle. Há um Poder Superior que rege os movimentos, os quais somos obrigados a respeitar.
    Um abraço.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  11. Olá, sou uma pessoa que acredita no bem e no mal. Sou Católica, gosto muito de ler sobre esses assuntos, tenho vários livros. Só que vivo um dilema, tenho muitos pesadelos. Muitas pessoas não acreditam no que eu digo. Os meus pesadelos são sempre com demônios, sou perseguida, não consigo dormir se estiver sozinha no quarto e, mesmo quando estou acompanhada ainda tenho medo. Eu não sei mais o que eu faço, não quero parar de ler, só assim posso aprender. O que eu devo fazer?

    ResponderExcluir
  12. Minha querida leitora:
    Começo dizendo-lhe que a minha formação é católica, e por isso sinto-me à vontade para aconselhá-la.
    Jesus foi um ocultista, Ele falava dos Mistérios, que poucos conseguiam entender,mesmo entre os apóstolos.
    Deus criou o mundo e o fez de forma misteriosa, com segredos que só os mais espiritualizados podem aceitar.
    Garanto-lhe que não há o que temer, desde que não saia a praticar rituais que contrariam os princípios do amor e da fraternidade.
    Os seus sonhos, certamente, expressam sentimentos de culpa, por imaginar que esteja cometendo pecados.
    Os demônios são fabricados por sua mente para puni-la.
    Se ficar atenta aos sonhos, perceberá que também se fazem presentes os seres angelicais, mais discretos, e que a protegem e a afastam dos demônios.
    Antes de dormir, ore para o Mestre Jesus, pedindo que Ele possa mostrar-lhe a Verdade, enquanto dorme.
    Faça um pedido toda noite ao seu Anjo-de-Guarda para ter só sonhos bons, nos quais possa ter revelações.
    Se ainda não tem um altar no seu quarto, faça-o de um jeito simples, sem muitos enfeites, e coloque nele um incensório para manter o ambiente purificado, cristais e dois jarros com flores. Se tiver um Mestre que lhe dê segurana e proteção dedique o seu altar a Ele. Pode ser Jesus, um Anjo, mas evite imagens de santos, pelo menos no início.
    Eu tenho em Saint Germain, o meu Mestre, mas amo a todos Eles como Jesus, Buda, Lao Tzé, Krishna e Pitágoras, pois todos Eles são Mensageiros Divinos.

    Experimente, e depois me conte.
    Um abraço afetuoso.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelas suas palavras. Mas estou realmente perdida. Eu queria saber o motivo dessa perseguição, desde criança tenho pesadelos, que parecem reais, vejo coisas, sinto. Parece que algo me segura e não consigo me mexer nos pesadelos. Ele me prende por alguns segundos, só quando consigo abrir os olhos, que tudo volta. Eu tenho muita fé em DEUS. Mas estou desanimada, quero que isso acabe. Minha mãe me disse para ir ao um psicologo, ou visitar um Padre. Ainda estou pensando sobre isso. Mas se nada melhorar vou ter que fazer o que ela disse.

      Excluir
  13. Minha amiga leitora:
    Eu desconheço o seu histórico espiritual, mas nada na vida é por acaso, e muito menos para nos fazer sofrer.
    Se algo nos faz sofrer, existe uma causa que precisa ser vencida.
    Não se pode afastar o mal, com afirmativas de negação, do tipo "estou realmente perdida".
    Isto só fortalece o aspecto negativo que a atormenta.
    A sua fé em Deus tem que se transformar em fé em si mesma, trazendo Deus para dentro de si.
    Sinto uma postura tradicionalmente religiosa, de pedir e esperar ser atendida, como se Deus estivesse no céu, disponível para atender pedidos da Terra.
    Deus está dentro da sua alma, da sua mente e do seu corpo. Nada e nem ninguém pode fazer-lhe mal, se não permitir.
    Se repetir para si, "Deus está em mim e eu estou Nele", é só afirmar com convicção "eu não quero isso para mim", "eu não quero sonhar esses sonhos nunca mais" ou "eu sou forte e não permitirei que esses sonhos se aproximem de mim".
    Agora, é só fazer a afirmação "dormirei sossegada, serena e tranqüila, e terei belos sonhos com... (diga com o que ou com quem quer sonhar). Feche os olhos e só acorde no dia seguinte, relembrando os belos sonhos que teve.
    Não creia no mal, minha amiga, pois isto só reforça a energia ruim. Despreze tudo que possa levá-la ao medo, pois este só alimenta o pior.
    Converse mentalmente com o seu Mestre, e silencie, para ouvir o que Ele tem a dizer.
    Corte esse processo negativo que a faz crer que o mal é mais forte do que tudo. O mal só existe, quando o bem está ausente. Faça o bem, perdoe a quem lhe fez mal. Ajude a quem pede o seu auxílio. Resgate os seus karmas, pensando mais nos outros do que em si.

    Eu confio no seu poder de vencer tudo isso. É só dar tudo de si, e acreditar no poder da sua vontade.
    Comece já. Oração e mentalização, antes de dormir.
    Purificação da mente, dizendo não aos maus pensamentos.
    Boa noite e durma bem.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  14. Obrigada por me confortar. Estou melhor e mais calma.

    ResponderExcluir
  15. Que bom, minha leitora!
    Está melhor, e ficará cada vez melhor, se seguir as minhas recomendações.
    A calma é sinal de que está vencendo o medo.
    Considere-se sempre bem acompanhada e protegida.
    Ninguém pode ameaçar quem está sob a proteção divina.
    E todos nós temos esse direito, se soubermos orar e pedir ajuda.
    Um abraço e tenha sempre bons sonhos.
    Gilberto.

    ResponderExcluir