sexta-feira, 7 de outubro de 2011

TEIA AMBIENTAL - USINA NUCLEAR, NUNCA MAIS!





Teia Ambiental - em defesa da vida!

USINA NUCLEAR, NUNCA MAIS!

Meus amáveis e fiéis leitores, este seria o brado heróico que gostaria de ouvir do povo brasileiro – USINA NUCLEAR, NUNCA MAIS! Mas, não é em bom português que essa frase vem ecoando no mundo, mas em idiomas que jamais esperávamos ouvir, pronunciando esse grito de revolta.

Ouço os alemães berrarem nas ruas contra as Usinas Nucleares, e sou informado que na Alemanha, daqui para frente, elas não serão mais construídas. E as que já existem serão desativadas até 2022.

Agora há pouco tempo, no dia 19 do mês de setembro, leio a notícia que sessenta mil cidadãos japoneses enfurecidos foram às ruas protestar contra o uso da energia nuclear no país. Os manifestantes foram exigir do novo primeiro-ministro que suspenda os investimentos em energia nuclear.

Esses povos são reconhecidos como frios e ordeiros, e avessos à baderna e aos protestos. Se esses foram para as ruas, e estavam a cobrar das autoridades que parassem com essas atividades nucleares, certamente não se tratava de uma manobra política ou reivindicações econômicas.

Essas pessoas estavam lutando pela sua sobrevivência e a de todos nós, que habitamos neste planeta. Os japoneses estão pouco acostumados com protestos que levem tanta gente para as ruas. Acontece que a paciência desse pacato povo oriental chegou ao limite após o desastre de Fukushima, que juntou um abalo sísmico violento com um tsunami arrasador.

Uma grande área em torno dessa usina ainda está contaminada e a radiação está penetrando nos organismos desses japoneses, pelo ar, pela água e pelos alimentos. E ainda tem governante com a petulância de falar em progresso e crescimento econômico, apoiados em energia nuclear! É um desrespeito que passou do limite suportável para o ordeiro povo japonês.

O governo japonês anunciou um plano de reduzir a produção de energia nuclear no país, mas esse projeto levará décadas. E enquanto isso o povo continuará correndo os mesmos riscos de sempre, sem nenhuma segurança de que outros desastres semelhantes não voltarão a acontecer.

A reação japonesa, surpreendente, é verdade, mas perfeitamente coerente e justa, não foi de protesto, mas de indignação e revolta, que é bem mais do que um simples ato formal contra uma lei ou uma decisão governamental. O povo continua exposto à radiação, a usina de Fukushima continua contaminando ares e mares, adoecendo e condenando à morte milhares de cidadãos, e o governo anuncia que vai apenas reduzir o uso de energia nuclear!

Meus pacientes leitores, não há calma oriental que agüente! Os sessenta mil japoneses gritaram e se rebelaram em nome de todos nós, habitantes do planeta Terra. Que seres são esses que governam os povos? Onde eles pretendem chegar? Não se trata de um protesto japonês contra os governantes japoneses, mas de uma revolta de toda a humanidade contra essa visão curta das elites do poder.

As autoridades alemãs já definiram data para fechar suas usinas nucleares. Se elas cumprirão os prazos prometidos, ninguém pode saber, mas os cidadãos alemães já mostraram aos seus governantes que não estão de brincadeira.

E nós, meus leitores brasileiros, e nós! Até onde irá essa empáfia de nossos técnicos e autoridades, garantindo a expansão das usinas de Angra dos Reis, com a mais absoluta segurança.

A quem esses colarinhos brancos ou cinzentos pretendem enganar? Eles estão falando de usinas compradas na Alemanha, as mesmas que serão desligadas com prazo marcado, porque lá elas oferecem alto risco ao povo alemão.

E tu acreditas que a usina que é uma ameaça lá, será segura por cá? Não, tu não és tão ingênuo assim! Ou, se insistires, eu te verei como mal intencionado, com algum interesse escuso por trás dos panos.

Milhares de alemães foram às ruas dizendo não às suas usinas nucleares. E nós brasileiros as aceitamos calados, como se fosse uma fatalidade. Quantos de nós ainda precisaremos sensibilizar essa elite do poder que nós entendemos que progresso é qualidade de vida e segurança! Dinheiro é bom, quando não ameaça a vida da gente.

Pobres de nós, até quando continuaremos a eleger e a sustentar quem só pensa em si, e não está nem aí para os riscos que corremos, quando tomam essas decisões que nós, cidadãos, rejeitamos, mas que fogem do nosso controle!

As usinas alemãs serão desligadas, para garantir a segurança do povo alemão. As usinas alemãs serão instaladas no Brasil, para o progresso econômico do povo brasileiro. Tu entendes essa decisão, meu nobre leitor? Nem eu. Ou melhor, nós entendemos, só precisamos saber quem sairá ganhando pondo em risco a vida de brasileiros.

Ou será que os nossos alemães de cá são mais competentes do que os alemães de lá! A nossa Teia tem que tecer tramas entre os brasileiros mais conscientes, para que esses fios que irão colocar nossas vidas em risco jamais sejam ligados.

Vê se te liga meu atento leitor, te liga!

15 comentários:

  1. Olá, Gilberto
    Se ligar é o urgente... disse muito bem!!!
    2012 vem aí...
    Aqui temos uma e não podemos fazer de conta que não estamos nem aí...
    Abraços ecológicos de paz e bem

    ResponderExcluir
  2. Oi, Orvalho:
    O pior no nosso caso é que, enquanto alemães e japoneses protesam contra, nós vamos para a nossa Angra 3.
    Eles querem acabar com elas, e nós vamos construir mais.
    Isto é loucura!

    Abraços ecológicos.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  3. Tem uma coisa que me deixa preocupada é usina nuclear...
    Hummm...Angra 3... que koisa triste e assustadora isso... mas cá entre nós, será que desta vez sai?
    Já que foi iniciada a tres décadas atrás...
    Muito terá que ser feito para que abandonem esta idéia...

    Agora, como aqui se importa tanto idéias e costumes, porque não se ve que hoje, no mundo inteiro, inclusive na
    Alemanha,(de onde vem os equipamentos para a contrução de angra 3) reatores nucleares têm sido
    gradativamente desativados e não há
    praticamente nenhuma nova usina sendo
    planejada ou construída, já que são
    consideradas caras e perigosas.

    Pois é...porque????

    Um abraço... muito pertinente seu post...

    ResponderExcluir
  4. Não podemos nos calar. É necessário por a boca no trombone. Existe um ditado popular q diz q quem cala consente. Em minha cidade, os vereadores queriam aprovar o aumento de cadeiras e de salários. A população se mobilizou, marcou manifestações através do twitter. As pessoas compareceram em peso na câmara municipal. Vc acha q os vereadores tiveram coragem de aprovar esses projetos. É claro q não. É preciso aprender com as experiências alheias e não cair nos mesmos erros. Muita paz!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Zininha:
    Eu acho que todos devem ficar preocupados de fato, pois um vazamento nuclear não é um acidente qualquer.
    A realidade é que, recentemente, o governo decidiu ir em frente com o projeto de Angra 3.
    A obsessão do progresso a qualquer custo põe em risco toda a nação e o resto do mundo. Enquanto insistirmos em seguir a cartilha norte-americana essas decisões não irão mudar.
    Precisamos tomar atitudes.
    Abraços ecológicos.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  6. É isso mesmo, Denise:
    O exemplo da sua cidade deve servir como um alerta a todas as demais cidades que deixam nas mãos dos seus políticos o destino dos cidadãos.
    Eles foram eleitos para trabalhar pelo povo e nunca contra o povo, que é o que mais fazem.
    As atitudes foram tomadas, e os governantes recuaram.
    Que façamos o mesmo em relação às usinas nucleares.
    Abraços ecológicos.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  7. Mestre,
    já nada me espanta.
    Os erros repetem-se e repetem-se e repetem-se, havendo gente que não aprende NUNCA!

    Até nas atitudes mais básicas isso se vê!
    A sistematização do erro.
    Abraços,
    Rute

    ResponderExcluir
  8. Olá, Gilberto!Infelizmente o mundo funciona como uma rua em que existem várias casas(os países). Algumas casas são luxuosas e para ficarem limpas e perfeitas deitam o lixo no vizinho, ou melhor vendem as coisas que não querem, por uma "pechincha" ao vizinho que embora tenha muitos recursos, está levianamente mal informado e desgovernado. Em outras casa há a pobreza extrema e nestas o lixo é atirado sem dó nem piedade.
    Quando me deparo com essas atitudes o meu cérebro faz estas comparações!
    Belo texto para reflectirmos!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Minha querida, Rute, NUNCA é muito tempo. Um dia, o homem aprenderá, por bem ou por mal.
    Os japoneses eram os controladores da energia nuclear, até que um terremoto acabou com esse controle.
    Os norte-americanos se julgavam os senhores do poderio militar, até que uns árabes "ignorantes" derrubam os monumentos desse poder, sem bombas, só com aviões.
    Os alemães são uns frios que não temem nada, eis que se assustam com o que ocorreu com Fukushima, e decidem desligar suas usinas.
    Pode crer, Rute, NUNCA é muito tempo para se medir o tempo que o homem ainda tem para mudar.

    Abraços ecológicos.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  10. Minha cara, Lina:
    O pior é que nessa rua, tanto os ricos como os pobres produzem lixo e atiram no meio da rua. Os ricos pelo desdém com que tratam os pobres, e os pobres por sua ignorância pelas conseqüências do seu ato.
    E nós, que moramos, não na mesma rua mas no mesmo bairro, sofremos com toda essa sujeira.
    Um dia, isso vai mudar.
    Abraços ecológicos.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  11. Caro Gilberto, gostaria de parabenizar ao seu artigo e dizer que o publicamos em nosso blog: www.revistcanindé.blogspot.com o qual está programado para ser exibido no domingo, 16.

    Iguas a tí também somos contrários a implantação de usinas nucleares devido ao mal que elas podem causar a humanidade e toda a existência e vida na e da terra.

    A partir de hoje somos seguidor do seu blog e caos queira seja também nosso. Infocamos várias matérias contrárias e oferecemos alternativas de outras fontes de energia, basta pesquisar no final do nosso blog com a palavra "energia".

    Um abraço fraterno.

    Parabéns pela luta.

    ResponderExcluir
  12. Grato por suas gentis palavras, Adeval.
    Já visitei o seu blog, e gostei do que li. E por isto tornei-me seu seguidor.
    Um abraço.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  13. Olá Gilberto irmão,

    Demorei mas cheguei meu amigo.
    Sinceramente não sei até aonde chega a insanidade humana.
    Depois de vermos tantas catástrofes provocadas por estas usinas, não sei o que mais deverá acontecer para que a humanidade "desperte" desta cegueira.
    Estamos vendo tanta mobilização em outros países, e o brasileiro infelizmente ainda demora muito para se manifestar em causas realmente "verdadeiras".
    Mas o tempo urge e logo todos serão cobrados a tomar uma atitude, por bem ou por mal....., e aqueles que estão no poder irão responder perante suas consciencias.
    Mas vamos sempre estar alertas e manifestando em nossa Teia todos os fatos e acontecimentos.

    Um grande abraço de Luz!!!

    ResponderExcluir
  14. Seja bem-vinda na sua chegada, Lú!
    Recebo-a com uma boa notícia, sobre essa questão das usinas nucleares. Depois da Alemanha, a Bélgica também resolveu desativar suas usinas. O Governo do Japão, pressionado pelo povo, está quase fazendo o mesmo. E a França está ameaçando seguir este caminho.

    Enquanto isto, os países emergentes aceleram os seus projetos nucleares, indo na contra-mão da história.
    Angra é uma estupidez! Era antes, agora, mais ainda.
    E não há técnico ou economista que consiga provar o contrário.

    Um abraço, minha amiga.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  15. Boas notícias mesmo, é muito bom vermos atitudes que demonstram um grau mais elevado de consciencia de algumas nações.
    Quem sabe por aqui as coisas ainda podem mudar, nada é impossivel!!!

    Um grande abraço de Luz!!!

    ResponderExcluir