quarta-feira, 17 de agosto de 2011

MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE UMA CIVILIZAÇÃO



Meus queridos leitores, eis-me a divagar sobre um tema insólito, muito bem explorado pelo gênio de Machado de Assis, e que imito e não me limito apenas ao tema, mas copio também o estilo narrativo do mestre das letras.

Em seu livro “Memórias Póstumas de Brás Cubas", Machado de Assis emprega uma técnica narrativa “sui generis”, inicia as memórias pela morte, fugindo do uso vulgar de começar pelo nascimento. E, para começar, ele dá um breve espaço ao defunto autor que, antes do capítulo inicial, afirma que escreveu suas memórias com a pena da galhofa e a tinta da melancolia. E não será outro o meu estilo, amável e paciente leitor, para narrar estas memórias de uma civilização afogada, de que falo no título.

Dito isto, e copiando o mestre, afirmo que expiramos há mais de 10.000 anos, quando a ilha que restara do grande continente em que habitávamos, desapareceu no fundo do Oceano Atlântico. Lembro-me que, assim como nos dias de hoje, alimentávamos a pretensão de que éramos controladores da natureza, e dela poderíamos usurpar o que bem entendêssemos.

Não me recordo a que horas, mas não estaria mentindo, talvez, enganando-me, se seguisse o defunto Brás Cubas, e indicasse para o nosso naufrágio, a “causa mortis” da civilização atlante, as mesmas duas horas da tarde de uma sexta-feira. Eu não me recordo que idade tinha, mas isto pouco importa, se naufraguei com ela, e despertei livre dela, numa encarnação seguinte.

Morremos afogados, no atestado de óbito planetário, mas, a verdadeira causa da morte foi uma triste empáfia da civilização que julgava ter descoberto a fórmula de dobrar o poder divino às suas vaidades e mazelas. Assim como acontece nos dias de hoje, os atlantes confiavam na sua ciência para conquistar o universo.

Brás Cubas morreu menos de pneumonia do que de uma idéia grandiosa, e o mesmo aconteceu com a civilização atlante, retirando a pneumonia e deixando somente a idéia. Num certo momento da história da nossa civilização, pendurou-se uma idéia no trapézio do circo em que havia sido transformada a progressista civilização atlante.

Uma vez pendurada, assim como a idéia de Brás Cubas, ela começou a bracejar, a pernear, a fazer as mais arrojadas cabriolas, até que, num determinado momento, ela deu um grande salto, estendeu os braços e as pernas, até a forma de um grande X: decifra-me ou devoro-te.

Essa idéia não era um emplasto, anti-hipocondríaco, destinado a aliviar a nossa melancólica humanidade, mas era quase a mesma coisa, sem as caixinhas de remédio. A civilização julgou ter encontrado a solução para todos os males humanos, desprezando o poder que fugisse das mãos humanas, para só valorizar e exaltar a glória científica.

Meus atentos leitores, eu vos confesso que não me orgulho nem me constranjo por extrair de Brás Cubas a afirmação de um tio seu, um cônego, que dizia convicto que o amor à glória temporal era a perdição das almas, que só devem cobiçar a glória eterna. Outro tio, oficial de infantaria, retorquia que o amor à glória era a coisa mais verdadeiramente humana que há no homem, e, a sua mais genuína feição.

Não contradigo nem um nem outro, pois a morte da nossa civilização se deu com a confirmação de ambas as afirmações. A pretensão à glória foi causa verdadeiramente humana que arrastou toda a civilização atlante a se render à glória eterna, de um poder superior que traça os rumos da evolução cósmica.

Deus te livre, meu leitor, de uma idéia fixa, antes uma trave no olho. Era fixa a idéia da civilização atlante que tudo podia acima do destino, que, se existisse de fato, não passava de um servo da vontade humana. E, assim como pedia Brás Cubas, na sua sabedoria de autor defunto, que tu não fiques a me torcer o nariz, caro leitor.

Retifica o teu nariz, exigente leitor, e tornemos ao nosso emplasto, que, diferente do de Brás Cubas, não matou de pneumonia um só indivíduo, mas acabou com toda uma civilização e afundou um continente.

À semelhança de Brás Cubas, que recebeu um golpe de ar, quando se ocupava de apurar a sua invenção, a civilização atlante recebeu um golpe, não só de ar, mas também, e principalmente, do mar. Lá se foi para o fundo do oceano, a idéia da glória de quem se julgou maior que o Criador, almejando pelo mental, desprovido do espiritual, recriar o planeta, e quiçá o universo inteiro.

E por que te conto isto, meu curioso leitor? E por que menciono o emplasto do Brás Cubas, e as suas memórias póstumas? E o que isto tem a ver com o desaparecimento da Atlântida? Vaidades, meu modesto leitor, vaidades!

Assim como Brás Cubas pretendia resolver um problema crônico da humanidade, a eterna melancolia, a civilização atlante tinha a pretensão de solucionar a mesma fraqueza, não com emplasto, mas com magias e obsessões, mexendo com energias mais proibitivas do que as maçãs do Paraíso.

Brás Cubas sofreu um golpe de ar. A civilização atlante, um golpe do mar. Brás Cubas foi para baixo da terra. A Atlântida para o fundo do mar. Agora, tu percebeste a relação, atento leitor?

Ah, e como dizia o tio cônego de Brás Cubas, tudo por amor à glória! Ou será que mais do que almejar a glória, a nossa civilização afundada ambicionou a glória eterna? E na ingenuidade humana, a ela foi conduzida, sem convites e sem recomendações.

Na véspera, a expansão da ciência e os planos de dominar o universo. No dia, o naufrágio. No dia seguinte, um novo oceano, ocupando o espaço, onde antes habitavam os pretensos senhores do mundo.

Nem Brás Cubas curou o mundo com o seu emplasto contra a melancolia humana, pois morreu antes, de um golpe de ar. Nem a civilização atlante erradicou a melancolia terrestre com poções mágicas e feitiçarias. Ambos se foram e nos deixaram suas memórias. Brás Cubas contou com a pena e o estilo do grande Machado de Assis. A Atlântida, representada aqui por um mero náufrago, dentre os muitos que nela habitavam, faz um simples e humilde paralelo com o gênio literário de Machado de Assis.

Crede descrentes leitores que, muitos de nós temos histórias para contar, bem semelhantes à de Brás Cubas. Se não fosse a amnésia que sofremos a cada encarnação, muitos de nós poderíamos relatar momentos de euforia e pavor, vividos naqueles tempos idos, quando o homem, como está repetindo-se agora, busca a glória passageira, desprezando a eterna.

O tio cônego de Brás Cubas tinha toda a razão. Sábio cônego! O tio general só confirma o que ainda assistimos nos dias de hoje, com a política militarista de cultuar a glória invadindo territórios e matando povos a tiros ou pela fome.

Eu fico a me perguntar, será que teremos de passar por tudo aquilo outra vez? Na certa, Brás Cubas, se reencarnasse entre nós, não teria a mesma pretensão de fabricar uma pomada que curasse os males do mundo. Mas, a civilização corre sério risco de se afogar novamente.

Decifra-me ou devoro-te, a pergunta fica no ar. A ti, meu impulsivo leitor, eu convido a decifrar o enigma. Mas, cuidado, muito cuidado, para não seres devorado.

domingo, 7 de agosto de 2011

TEIA AMBIENTAL - SEGUNDA SEM CARNE

Meus queridos leitores, a Teia Ambiental não é uma ação corporativa, como muitos poderiam julgar. Estamos abertos a todas as tendências e não rotulamos os movimentos que buscam o progresso à custa de prejuízos ambientais. Lamentamos muitos deles, mas entendemos que todos têm o direito de ter suas próprias opiniões e seguir suas crenças, desde que não se oponham às leis. Se suas atividades afetam a qualidade de nossas vidas, cabe à sociedade tomar atitudes e cobrar das autoridades as leis que nos protejam de quaisquer ações danosas à saúde do homem ou da natureza, o que em tese não tem diferença.

A minha opção pelo vegetarianismo não é modismo ou forçada por qualquer seita religiosa, ela tem suas origens num despertar da minha consciência para os efeitos ambientais, que os hábitos da alimentação carnívora acarretam ao planeta. A minha aversão à carne se fortaleceu quando o meu organismo passou a rejeitar espontaneamente o consumo de pratos à base de produto animal.

A economia mundial se sustenta à base da produção e comercialização de produtos com base na carne e seus derivados. E não serei eu que ensinarei a todos o que é bom ou o que não presta para a saúde humana. Que cada um chegue à sua própria conclusão.

Existem, porém, certos hábitos ou vícios que, ainda que legais, prejudicam a vida dos que não os adotam, e a alimentação carnívora é uma delas, senão a mais danosa para a raça humana e para o planeta. Em nível global, nem o fumo, nem o álcool e nem outros vícios causam tamanhos e tão graves desastres ambientais quanto o uso da carne na alimentação.

Com a intenção de alertar os amantes da carne sobre esses riscos, mas sem o intuito de condenar os seus hábitos, foi lançado nos Estados Unidos, em 2003, o movimento denominado Segunda sem Carne, em inglês “Meatless Monday”. A idéia é apenas diminuir o consumo da carne no mundo, com uma simples mudança de hábito, não comer carne às segundas-feiras de todas as semanas. O movimento ganhou uma grande repercussão mundial, quando o beatle Paul McCartney lançou essa campanha na Inglaterra.

Calma meu impulsivo leitor, eu já imagino que, se és carnívoro, estás a esbravejar contra essa censura à carne, e se és vegetariano, deves estar recriminando essa aceitação de que se coma carne em seis dos sete dias da semana. Tudo na vida depende de se criar hábitos, a alimentação carnívora é um hábito muito mais antigo do que o vegetarianismo, e mudanças de hábitos são sempre muito difíceis, e demandam tempo e paciência.

Um cardápio sem carne reduz a ingestão excessiva de colesterol e gorduras saturadas. Uma opção para a carne é adotar-se pratos à base de feijões, incluindo grão-de-bico, ervilha e lentilha. Com isso, aumenta a ingestão de fibras e compostos protetores da saúde. Já lá se vai o tempo em que se acreditava que sem carne, o organismo sofreria com a carência de proteínas. Hoje, um bom prato de feijão com arroz integral supre todas as necessidades que temos de consumir proteínas.

Calma lá, meu carnívoro leitor, não se trata de implicância, há motivos ambientais que sugerem esses sacrifícios para os amantes da carne! E, afinal de contas, é só um dia na semana, deixando, os outros seis, sem restrições.

Pensem bem, sobre os benefícios ambientais que a medida iria promover. A indústria pecuária é responsável por, cerca de, 18% das emissões globais de gases causadores do efeito estufa. Só o desmatamento causado pela pecuária emite aproximadamente 2,4 bilhões de toneladas de CO2 por ano. E, pior para nós brasileiros, pois ela é a causadora do desmatamento de 80% do bioma amazônico.

Pensemos agora, meu atento leitor, na nossa saúde, pois quanto à melhoria da saúde do planeta, creio eu que não restam dúvidas. Reduzindo-se o consumo da carne, reduz-se a produção, e com isto geram-se os efeitos benéficos à natureza.

Uma dieta sem carne favorece a prevenção de doenças crônicas e degenerativas, como as cardiovasculares, hipertensão arterial, obesidade, diversos tipos de câncer e diabetes. E quem afirma isto, são órgãos conceituados como o Food and Drug Administration e o American Institute for Cancer Research dos Estados Unidos. Estas e outras instituições norte-americanas têm estado preocupadíssimas com o alto índice de doenças, cujas origens são atribuídas ao elevado consumo de carne no país.

Voltemos aos dados estatísticos sobre o que vem ocorrendo no mundo, para saciar a voracidade da sociedade carnívora que prevalece em todos os quatro cantos do mundo. A grande parte dos grãos produzidos mundialmente vai para a alimentação dos animais, incluindo 60% do milho e até 97% do farelo de soja. O mais perverso nisto tudo é que esses grãos poderiam alimentar um número imenso de populações pobres e famintas, enquanto que os produtos animais são consumidos pelos povos mais ricos.

Está comprovada, por estudos recentes, que a carne é uma fonte de alimento ineficiente, num mundo com uma população de um bilhão de pessoas passando fome. E isto ainda se agrava, quando se sabe que a pecuária demanda recursos escassos, como água e terras férteis, que poderiam ser usadas para a alimentação humana.

Diante desse quadro de miséria e fome no mundo, será que tu, meu generoso leitor, se negaria a aderir a essa nobre causa, passando as segundas-feiras sem consumir carne? E nem ouses dizer que somente tu não irás salvar o planeta! As grandes transformações mundiais sempre começaram com pequenas atitudes de poucas pessoas.

Vamos lá, não resiste a este meu pedido, simples na forma de ser atendido, porém de grande repercussão para o futuro da humanidade. Não te peço o vegetarianismo, mas uma simples segunda-feira sem carne. E por que a segunda? Porque foi a idéia do seu criador. Se tu vieres a preferir outro dia, nada contra, mas nas segundas já existem restaurantes que estão retirando a carne dos seus cardápios. E assim já facilita os novos hábitos.

Um dia, meu fiel leitor, eu te conto com mais detalhes porque aderi ao vegetarianismo. Mas, até lá eu me contento em conversar contigo assuntos banais, durante o almoço das segundas-feiras, numa churrascaria que tenha aderido ao movimento da Segunda sem Carne.

Até lá, conto com a tua presença.

Visitem o link oficial da Campanha Nacional.

http://www.svb.org.br/segundasemcarne/

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

VINTE ANOS DEPOIS


“3 de agosto de 1991. Sábado. Dia de Saturno.

Fechamos a porta do nosso apartamento, no Rio, e rumamos para a liberdade. São Lourenço estava à nossa espera“.

Assim começa o capítulo XLIV, do meu livro “O Estranho Caminho de São Lourenço”, escrito após a minha mudança com a família para a pequena cidade de São Lourenço, no sul das Minas Gerais.

Meus queridos leitores, vinte anos depois daquele momento histórico, aqui estou vivendo em estado de graça, numa cidade que possui uma das melhores qualidades de vida deste país.

Ousadia e coragem, virtudes do número 5. Mudanças em busca de um mundo novo, inspiração do número 5. Deixar o velho para trás e assumir os desafios do desconhecido, conselhos do número 5.

Cheio de coragem, e sentindo-me o autêntico número 5, deixei o seguro, o lógico e o bom senso para trás, e me atirei em busca de mim mesmo, rompendo com tudo que, até então, eu tinha sido, a fim de encontrar um “eu” que ainda não conhecia.

Releio sobre os meus sentimentos, enquanto dirigia, e sinto-me transportar para aquele dia. “As árvores, à beira da estrada, pareciam saudar-nos, sorridentes, acenando os galhos, comemorando a nossa passagem”.

Num outro trecho, eu afirmo que “às vezes, a preocupação tentava instalar-se em mim, mas a beleza da manhã e a festa pela nossa ousadia, promovida pela Natureza, afastava qualquer mau presságio e lançava-nos num êxtase de idealismo espiritual”.

E dizer que tudo havia começado, cerca de um ano atrás, quando eu senti o cheiro da cidade de São Lourenço nas ruas do meu bairro Grajaú. Ao entrar em casa, convenci Flora a ir festejar o aniversário de casamento, não em Búzios, mas em São Lourenço. Ela, em princípio, não gostou da idéia, pois ainda não conhecíamos Búzios, e São Lourenço há muito era nossa conhecida. Mas, meus argumentos místicos mexeram com o lado dela que adora mistérios.

Hoje, vinte anos depois da nossa mudança, podemos garantir que foi a loucura mais sensata que fizemos em toda a vida. Vivemos uma vida sadia, cercados por nossos amigos da flora e da fauna local. Árvores frondosas, como eucalipto e araucária, misturam-se com pequeninos e perfumados arbustos como o assa-peixe. Os gatos se unem aos lagartinhos na luta por um prato de ração. Tucanos e pássaros de todas as cores e cantos trocam de lugar nas árvores com os macaquinhos que passam fazendo um barulho infernal. A nossa água é pura e natural, nascendo numa fonte dentro de um bosque próximo à nossa casa.

Poderíamos estar vivendo como eremitas, distantes que estamos três quilômetros do centro da cidade, mas nos integramos aos movimentos urbanos ligados à arte, cultura e turismo. Se a confusão no centro perturba, nos recolhemos no silêncio do parque onde moramos. Se nós estamos cansados, descansamos, assistindo belos filmes. Quando nós estamos cheios de disposição, fazemos uma faxina na casa ou arrumamos os jardins no quintal. A numerologia ocupa grande parte do meu tempo. Flora se ocupa com tudo um pouco, como uma legítima expressão do que seja o número 3.

As nossas almas estão em festa, no dia de hoje, e não é para menos. Podes crer meu atento leitor, que não poderia ter sido mais acertada a nossa decisão de abandonar a cidade grande e deixar a falsa estabilidade para trás. Viemos correr risco, numa vida nova e diferente de tudo que estávamos acostumados, e encontramos a verdadeira segurança. Saúde e paz de espírito. Natureza e bem estar.

Nesse refúgio sagrado, pude encontrar Deus. A religião havia colocado Deus muito longe de mim, e me ensinou que era preciso morrer para encontrá-Lo. Eu mal cheguei a Brasilan, nome do parque em que vim morar, e logo me deparei com a presença divina. Junto com Ele, conheci os Mestres que zelam para que tudo aconteça segundo a Lei Divina, e também passei a conviver com Guardiães, que tomam conta dos locais sagrados, e com os Anjos, os Elementais, os Devas e os Espíritos da Floresta, que protegem árvores e mananciais.

Seria isso o que se costuma chamar de Paraíso? Confesso-te incrédulo leitor, que eu passei a crer que sim, ainda que com uma natural desconfiança. Era tudo tão diferente do que as religiões apregoavam! A numerologia veio a me ensinar que não existe um único Paraíso, mas diversos, espalhados por esse mundo a fora. Aprendi, também, que existem muitos Filhos de Deus, que de tempos em tempos encarnam entre nós. E, por fim, que nós mesmos também somos filhos de Deus, com o F minúsculo, mas só por enquanto.

Estou, dessa maneira, celebrando meus vinte anos habitando o Paraíso. Morri, talvez sim, quando saí do Rio. E renasci, certamente, ao chegar a São Lourenço. Deixei lá, um projeto de chegar a Deus. Encontrei-me, aqui, com um Deus a me esperar.

Agradeço a todos que, solidários a esse meu encontro com a Divindade, vêm acompanhando os meus escritos nesse recanto celestial, o Alma Mater. Aqui, eu coloco o que meu Mestre Saint Germain me inspira a escrever. Ele, o Mestre da Nova Era, melhor do que ninguém, sabe muito bem, o que Deus deseja de mim.

Eu me abraço a todos vós, meus amados leitores, neste momento de celebração.

Agradeço a presença de todos, e me comprometo a prosseguir fiel à filosofia de Pitágoras, como tenho feito até hoje. A Numerologia da Alma é uma das doutrinas divinas, como muitas das que foram inspiradas a diversos Mestres, além de Pitágoras, como Sidarta, Confúcio, Lao-Tzé, Jesus, Saint Germain e outros Mestres Ascensionados.

Continuai visitando este espaço sagrado, que não vos arrependereis. Eu vos prometo.