quarta-feira, 7 de novembro de 2012

TEIA AMBIENTAL - LOUCURA OU AMBIENTALISMO?



              
 
Confesso-vos, meus caros leitores, que já nem sei quem sou – louco ou ambientalista. No início do despertar da minha consciência ecológica, julgava-me um preservacionista esclarecido, um ambientalista convicto, um cidadão orgulhoso por exercer minhas condições de cidadania. Agora, já não sei se não passo de um louco, obcecado pela preservação do planeta e pela limpeza da residência global onde habito.
Reconheço que, talvez, exagere quando considero o planeta a minha residência, mas o que fazer se sinto assim? Eu não consigo ver o quintal da minha casa ser a lixeira do mundo. Eu me rebelo por perceber que todos acham normal jogar o lixo no chão, e esperar que o lixeiro o recolha e o despeje no lixão.
A vontade que sinto é perguntar em que planeta fica o lixão? Será que existe um local no universo para onde enviar o lixo e preservar a qualidade de vida da Terra? Não, claro que não! A lixeira é aqui mesmo, logo ali na esquina, entre a minha casa e a do vizinho. Pelo menos, é assim que todos imaginam, pois o lixo vai sendo despejado pelo caminho.
Às vezes, eu fico pensando onde está a lógica de se comprar um tubo de pasta de dente, colocá-la num saquinho de papel e acondicionar este saquinho numa minúscula sacolinha plástica. Para que tantas embalagens ou por que tanto lixo? O balconista não sabe o que responder, e nem eu o que lhe dizer.
Estou ficando cansado de repetir sempre este mesmo lenga-lenga. Outro dia, comprei um pacote com três sabonetes sulforosos, típicos da minha cidade, e a mocinha já ia colocá-lo num minissaquinho, quando eu agradeci, e disse que não era preciso, pois estava com a minha mochila.
A menina me olhou espantada, e não sabia o que dizer. Eu perguntei se ela não achava que os sabonetes já estavam bem embalados, sem que fosse necessária uma sacola. E o que fazer com uma sacolinha daquelas? Ela respondeu a lição decorada, informando-me que servia para colocar lixo. Eu ainda tive paciência para perguntar que tipo de lixo, com uma sacolinha tão pequenina. Mas, não esperei a resposta.
Qualquer dia desses, eu vou ser recolhido como louco, pois estou sozinho na multidão. Não tão só, é verdade, minha Flora age da mesma forma, e, assim, corre o risco de me fazer companhia na camisa de força.
Se eu digo que sou vegetariano, ouço a tradicional pergunta: mas, por quê? E como responder a pergunta, sem ofender o ingênuo inquiridor? Cansei de falar dos males da carne, para quem a come e para quem cria os rebanhos e mata as pobres coitadas das vaquinhas e os boisinhos. Que mal faz matar, se o gado é criado para isso mesmo? Esta é a resposta que se não é dita, é pensada.
Sinto vontade de perguntar a religião de quem afirma isso, mas me calo para não arranjar uma polêmica religiosa, que costuma ser pior do que a ambiental. Por que matar o boi pode, e matar o cãozinho de estimação, nem pensar? Por que não é crime pegar um porco, um boi, uma galinha, e enfiar-lhes a faca? Eles são seres vivos, que sofrem tanto quanto nós.
Os cristãos não conseguem relacionar o “não matarás” com os bichos mortos que são assassinados para satisfazer seus prazeres à mesa. Os espíritas leem nos livros de Ramatis, que o Mestre repete insistentemente para o seu médium que “já tendes provas irrecusáveis de que podeis viver e gozar de ótima saúde sem recorreres à alimentação carnívora”. Mas, como associar a religião aos hábitos humanos, se a criatura cumpre os seus rituais religiosos como se fossem deveres de um dia só, e que nenhuma relação têm com suas atitudes diárias?
Sujamos as águas que saciam a nossa sede, lançando nos rios os dejetos domésticos e os resíduos industriais. E, depois, gastamos fortunas com equipamentos que irão despoluir mais adiante, o que poluímos aqui atrás. Parece coisa de maluco, e é.
Derrubamos árvores para criar o gado, e transformamos florestas em desertos. Secamos os rios, modificamos as estações das chuvas com agressões à natureza e, depois, perdemos toda a safra agrícola por conta dos crimes ambientais.
A tradição celebra a cada ano a queima dos pastos para trazer a relva verde para o gado. Ao final de três a cinco anos, a terra já não faz renascer o capim, por conta da perda dos nutrientes, a cada ritual das queimadas. E ninguém muda seus hábitos, nem as autoridades tomam medidas de proteção às matas.
E ainda temos de aturar as incoerentes afirmativas de que não está havendo variações climáticas provocadas pelos homens. A desgraça que estamos enfrentando em todas as partes do mundo deve ser levada à conta dos ciclos porque passa a Terra de tempos em tempos. E, diante disso, mais predadores destroem os recursos que seriam renováveis, se eles deixassem seguir o fluxo natural.
Discute-se se a temperatura do planeta está mais fria ou mais quente, enquanto se agride de todas as formas os recursos naturais, sem levar em conta que a resposta está nos atos em si, de agressão a esses recursos, como se eles fossem ilimitados.
As condições de vida estão piorando, apesar de toda a tecnologia disponível. A pobreza aumenta no mundo, a fome avança por regiões antes prósperas e autossuficientes nas plantações de alimentos básicos. A água potável está desaparecendo em diversas regiões, sendo cobrada e bem cobrada, em locais onde só os mais ricos podem pagar por uma garrafinha de água.
Tudo isso acontece diante dos olhos de uma civilização seduzida e hipnotizada pela ganância e pelo consumismo. Todos se vendem por umas miçangas ou turmalinas. A vida não se compra, pois não há dinheiro que a pague. Dinheiro não mata sede, pois chegará o dia em que, com o dinheiro na mão, o cidadão morrerá de sede.
Será que estou ficando louco, meu atento leitor? Preocupar-me com o excesso de sacolinhas, com embalagens em excesso, com lançamentos de tecnologia de ponta a cada ano. O lixão aumentando e as doenças acompanhando seu crescimento. O que está acontecendo com a raça humana?
O ser humano está perdendo a sua noção de solidariedade, e toma para si o que precisava ser dividido. Derrubar florestas dá emprego, então abaixo as árvores. Currais e granjas geram renda e matam a fome, nem importa com que consequências maléficas. O que conta mesmo é o dinheiro no bolso e a barriga cheia.
Eu estou me dirigindo a ti, meu inocente leitor, ou que te julgas como tal, que segues o maligno progresso que coloca o dinheiro na frente, e o resto vem depois. Tu és cúmplice dos responsáveis pela destruição da natureza, se consomes a política exploradora que toma conta do mundo.
Encerro por aqui esta minha dolorosa reflexão, antes que eu mesmo me tranque no hospício, vendo tantos celebrarem a desgraça da raça, enquanto eu esbravejo contra o que dá prazer e riqueza a essas hienas modernas.
Sou um louco, ou apenas um simples ambientalista?  E tu, meu calado leitor, entras no hospício comigo ou permaneces do lado de fora, testemunhando a minha loucura? Afinal, precisas decidir se tu és um consciente consumidor, um inveterado consumista ou um pobre consumido. Enquanto decides, eu sigo com as minhas loucuras, mais saudáveis que as ações insanas desses que se julgam lúcidos e coerentes.


8 comentários:

  1. Estou aqui,com pilhas de lixo no meu quintal!
    pois o prefeito atual não conseguiu a reeleição,
    o município está um nojo!E o que mais me irrita é a falta de consciência das pessoas.Todo mundo reclama!Mas chamo para nos reunirmos para exijir
    uma coleta seletiva do lixo ou irmos para porta da prefeitura...As pessoas se esconde de você,me sinto só neste mundo cheio de lixo,inclusive humano.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Gilberto
    Muito bom!!!
    Também me sinto na contra mão tanto na Espiritualidade como em muitos pontos da vida... mas é melhor andar do lado oposto de todos com a consciência reta do que do contrário...
    Deixe que nos pensem sermos loucos!!!
    Vi uma matança assim dos animais numa Fazenda há 6 anos atrás e fiquei horrorizada... nem vi assim tão nítido... o animal treme nas bases... coitado!!! O instinto da morte ou da vida é de todos... com razão ou sem (será que eles não tem a tal razão com tantas barbaridades que cometemos???)...
    De qualquer forma, onde postei hoje, o dono do local, tem uma luta para os turistas (nada cuidadosos) não deixem lixos por aquele Paraíso... é uma guerra de nervo a preservação do meio ambiente para quem tem a noção do que seja para TODOS...
    Bjs ecológicos e fraternos de paz e bem

    ResponderExcluir
  3. Minha querida Andréa:
    Não se importe se à sua convocação só aparecerem dois ou três. Ou ninguém.
    Procure convocar por escrito, e pode ser até mesmo via internet. Envie os convites, e peça para acusar recebimento.
    Evite tomar a iniciativa sozinha, escolha uma amiga e deixem claro o que pretendem na reunião.
    Se ninguém comparecer, decida com a sua amiga, em nome do coletivo, e envie um ofício ao Prefeito ou ao Secretário pedindo uma reunião. Mas, fale em nome do grupo, inclusive dos que não foram à assembléia.
    Quando todos perceberem que já está lá na frente, falando em nome dos cidadãos da cidade, então vai aparecer alguém questionando, e cabe-lhe convidar o reclamante a assumir uma cadeira.
    É assim que as coisas funcionam. Convoca-se o coletivo, e se preciso for, provoca-se o ausente para que ele se incorpore ao grupo.
    Não adianta ficar reclamando que o seu lixo não vai ser coletado através de lamentos ou censuras.
    Tome uma atitude, e o resultado aparece.
    Abraços.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  4. Minha querida Orvalho;
    Os mais conscientes vivem na contra-mão.
    Ordem e seriedade nao atraem ninguém, mas basta surgir um convite para um chopinho que o bar fica cheio.
    Não se tem tempo para orações, mas ele sobra para as orgias. Os templos ficam vazios, enquanto os bares estão lotados.
    Depois, se reclama que não temos sorte, nada dá certo. O que temos feito para que dê certo?

    Um abraço.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  5. As vezes eu penso assim, mas as vezes procuro pensar ao contrario q sou um único "normal" no meio de tantos loucos q não se importam com nada .. apenas cm a vida q está vivendo, põe os interesses materiais como o motivo de suas felicidades, ambicionam aquilo q acaba q não é eterno ... mas não irei julgar apenas divulgo o q penso '

    fabricio

    ResponderExcluir
  6. Pois é, meu caro, Fabrício, quanto mais a gente desperta para certas verdades, mais somos taxados como loucos.
    Normais são os destruidores, desarmonizadores e poluidores da natureza, nós somos aqueles que se comportam de forma estranha, não é mesmo?
    Pois, que sejamos os que têm loucura pela natureza e amam loucamente o planeta em que vivemos.

    Um forte abraço.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  7. Caro Gilberto,

    acabei de descobrir o seu livro atraves de um trecho de Alice Bailey, e estou a gostar. Com a sua permissão vou postar o seu texto no meu blog ( com a referencia deste blog e autoria claro).

    Em relação a este assunto, ainda me considero um ''pecador'' . Já não como tanta carne como comia, reciclo mais, tento plantar algo sempre que posso ou incitar os outros a pensar ''verde''.

    Por vezes é complicado, uma vez que a nossa historia, o nosso ambiente social, o marketing e publicidade, etc tudo isso nos torna capitalista extremos, sem o minimo respeito para com a vida dos outros seres, e degradando o planeta...além de olharmos para a poluição e tentar-mos tirar sempre a nossa quota de responsabilidade, a culpa é sempre do governo ou do outro.

    Obrigado por mais esta liçao,

    Cumprimentos

    ResponderExcluir
  8. Meu caro, João Franco:
    É com uma enorme satisfação que recebo estes comentários.
    Podes ter certeza que tenho perfeita noção da séria dificuldade que enfrentamos por sermos diferentes.
    Não é fácil superar esta limitação imposta por uma sociedade carnívora e impiedosamente materialista.
    Mas, podes crer que, em tais casos, a intenção é quase tudo, e até nos absolve dos pecadilhos eventuais.
    Continue a tua sina de quase vegetariano, que um dia assumirás os teus ideais por completo.
    Podes usar este texto, e outros mais que constam no meu blog, e que tratam deste e de outros temas semelhantes.
    Um forte abraço e boa sorte no desafio.
    Gilberto.

    ResponderExcluir