quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Pitágoras e a Numerologia da Alma

Pitágoras, Numerologia e Auto-conhecimento

Hoje, vou falar de Pitágoras, o filósofo, o matemático e o místico. Do filósofo e do matemático, todos já ouviram falar, e até nas escolas, estuda-se suas teorias filosóficas e seus teoremas. Mas, do místico e do numerólogo, pouco se fala, a não ser aqueles que são iniciados nos mistérios sagrados dos números.
Pitágoras nasceu em torno de 560 a.C., na ilha de Samos, na Grécia, sendo filho de Mnesarco, um rico negociante de jóias, e de Pártenis, que passou a se chamar Pítais, em honra a Pítia, oráculo do Templo de Apolo, em Delfos, que profetizara que ela daria à luz uma criança com dons maravilhosos.
O nascimento de Pitágoras, como o de tantos outros avataras, está associado a uma história mística, na qual ele seria filho do deus Apolo, que teria fecundado sua mãe.
Há diversos relatos miraculosos acerca de Pitágoras, semelhantes aos relacionados à vida de Jesus. Essa coincidência se justificaria a partir da crença nos arquétipos avatáricos, que tratam de ocorrências repetitivas, relacionadas às origens desses seres que encarnam de tempos em tempos, com o intuito de ajudar a humanidade a dar um grande salto evolutivo. Dentre esses seres estariam incluídos, além de Jesus e Pitágoras, as figuras de Moisés, Platão, Krishna, Sidarta, Hermes e outros.
A Escola Iniciática de Pitágoras foi construída na cidade de Crotona, onde ele ensinava a seus discípulos os Grandes Mistérios, mediante o uso da ciência dos números, razão pela qual eram chamados de matemáticos. O noviciado durava de dois a cinco anos, quando os noviços eram submetidos à regra do silêncio absoluto, não podendo dirigir a palavra ao mestre, mas apenas ouvir e meditar.
Os discípulos aprendiam que o número não é uma entidade abstrata e meramente quantitativa, mas um atributo qualitativo e ativo da Divindade. Dessa forma, ele ensinava como agiam as forças vivas da faculdade divina, em ação permanente nos diversos mundos, no macro e no microcosmo.
Pitágoras afirmava que, a interpretação dos números, sob o aspecto qualitativo, desperta a criatura humana para se conhecer a si mesma, reconhecendo-se como parte do grande Universo e do Todo, que é a própria Divindade.
De acordo com a teoria pitagórica, cada número tem alma própria e, de acordo com a posição que vier a ocupar no Mapa de cada pessoa, expressará tendências, vocações, ideais, poderes e fraquezas.
A metodologia por mim desenvolvida, a partir dos princípios pitagóricos, denominada Numerologia da Alma, reúne todos esses ensinamentos e propõe que se descubra a Trama da Alma, que é uma trama mística, em torno dos ideais da alma, e que traça o caminho a ser seguido pela personalidade, para o cumprimento da missão.
A Numerologia da Alma entende que a magia dos números deve ser usada para proporcionar a cada criatura, o auto-conhecimento necessário a atender os reclamos da alma, e jamais para criar fórmulas que satisfaçam os anseios da personalidade, em torno de valores que não estão sendo exigidos pela alma.
A Numerologia da Alma acredita que nada é mais importante do que o fiel cumprimento da missão, e que somente aqueles que estão no caminho certo gozarão de saúde perfeita, que só é alcançada quando alma e personalidade atuam em perfeita harmonia, a fim de que se cumpra o Plano da Alma.
Com esses esclarecimentos, espero ter despertado na consciência dos que me lêem, o quanto se tem profanado uma ciência sagrada e divina, como é a numerologia, e quanto a humanidade se afastou dos conhecimentos místicos, professados pelos antigos gregos, como lhes era ensinado por seus sábios e consagrados mestres.
Essa prática está muito distante do que se vê hoje em dia, através de publicações e dos meios de comunicação, quando os modernos numerólogos orientam os ingênuos e ambiciosos, a mudar de nome ou a acrescentar um número a mais na sua casa ou escritório, com o intuito de ganhar dinheiro e obter sucesso.
A sociedade, materialista e gananciosa, não consegue perceber que a numerologia não é um instrumento de conquistas ou trapaças, mas uma ciência que deve ser usada para que cada qual se conheça melhor e tome consciência do que está fazendo no mundo. O nome e a data do nascimento são registros de identidade espiritual, que identificam nossas almas, que indicam o nível de evolução em que cada um se encontra e o que é preciso fazer para prosseguir nesse processo de evolução.
Aqueles que crêem que basta mudar o nome ou acrescentar um número na placa de entrada de casa, e tudo se resolverá como num passe de mágica, que continuem se enganando, imaginando que ficarão mais ricos e conseguirão tudo que desejar, sem sair do lugar.
Pitágoras nunca ensinou isto aos seus discípulos, jamais pretendeu manipular os fatos mediante a introdução de números, para alcançar benefícios materiais. Os números eram vistos como sinais ocultos de um diagnóstico sagrado, que expunha aos olhos humanos a radiografia da alma.
Conhecendo os karmas, tomando ciência de seus talentos, dons e vocações, a criatura humana poderá concentrar seus esforços nos pontos mais frágeis em que se encontra sua alma, e caminhar com consciência plena em direção à sua missão.
Assim falou Pitágoras, assim ensina a Numerologia da Alma.

Gilberto Gonçalves.

11 comentários:

  1. Parabéns por esta visão espiritualista da Numeologia. Também sou numerológa e sempre procuro dar este enfoque nas minhas consultas.

    Abraços!

    Danielle
    daniellejaccoud@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Mestre, uma explicação básica e curta, mas se que é além ainda disso!

    Mas acho mesmo uma "besteira" (com perdão da palavra) essa coisa de acrescentar números, justamente pelo fato de estarmos interferindo, talvez gravemente, no destino de uma alma, é isto?!

    Beijo de luz.

    ResponderExcluir
  3. ...Que coisa!!!

    Pesquisando por aqui...já havia feito este teste das somas vogais, mas agora li que até o apelido tem relação e não é que dá exatamente o mesmo número do nome completo!!!

    ...ainda estou pensativa e deslumbrada! Calma! hihi
    \o/

    ResponderExcluir
  4. Grato, Danielle, pelos comentários e me desculpe por deixá-los tanto tempo sem resposta. Eu não havia recebido o aviso a respeito da sua visita.
    Um abraço.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  5. Gostei de encontrá-la por aqui, Selena, numa postagem bem antiga. Isto é bom sinal, demonstrando o quanto está interessada em tratar de aprender mais sobre a numerologia.
    Eu sempre discordei desses métodos intervencionistas sobre as energias divinas. É o homem, como sempre pretensioso, querendo dar uma de Deus, e mudando a roda da vida.
    A numerologia não é varinha de condão, mas uma ferramenta para diagnosticar o histórico de nossas almas.
    Continue estudando, e perguntando, é claro!
    Abraços.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  6. Nem sempre os resultados são iguais, Selena.
    Mas, quando nome e apelido dão a mesma soma de vogais, demonstra que o apelido não procura mudar mas confirmar o nome.
    Às vezes, o apelido é uma forma de se revelar que o nome de uma certa pessoa não nos parece vibrar de acordo com os seus números.
    Então, passa-se a chamar aquela pessoa pelo apelido, que tanto pode ser um bom sinal, se o apelido traz uma boa vibração, como um mau sinal, através de uma vibração negativa, revelando que ela não está vibrando de uma forma positiva, como expressão do seu nome.
    Mistérios, minha amiga Selena, mistérios e segredos da alma!
    Abraços.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  7. "Conhecendo os karmas, tomando ciência de seus talentos, dons e vocações, a criatura humana poderá concentrar seus esforços nos pontos mais frágeis em que se encontra sua alma, e caminhar com consciência plena em direção à sua missão." - Queria Descobrir Qual é a minha missão , Estou investido muito em projeção astral , numerologia , Conhecimentos em mídia , Afim da minha evolução Espiritual e do preparo de minha consciência , Mas Estou Aprendendo a ter Paciência !

    ResponderExcluir
  8. A conquista da paciência, José Fabrício, é o sinal mais visível da evolução humana.
    Continue o seu aprendizado.
    Abraços.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  9. I do not know if it's just me or if everyone else experiencing issues with your blog. It appears like some of the written text within your posts are running off the screen. Can someone else please provide feedback and let me know if this is happening to them too? This could be a problem with my internet browser because I've had this happen
    before. Thanks

    Feel free to surf to my weblog spotify premium

    ResponderExcluir
  10. Aw, this was an exceptionally nice post. Taking the time and
    actual effort to produce a very good article… but what can I
    say… I hesitate a whole lot and never seem to get anything done.



    Stop by my site - league of legends free riot points generator

    ResponderExcluir
  11. Meu caro Anônimo:
    Os seus comentários estavam sendo considerados spam. Espero que agora possa visualizar o texto corretamente.
    Agora, que eu os trouxe para o blog, vou tentar responder suas perguntas.
    Se o seu desejo é reproduzir textos do blog, pode ficar à vontade.
    Agora, passarei a acompanhar seus comentários e a respondê-los. Mas,identifique-se, por favor, não deixe de assinar os textos.
    Abraços.
    Gilberto.

    ResponderExcluir