sábado, 22 de maio de 2010

DE CORPO E ALMA

Com esta postagem, estou participando da blogagem coletiva do Blog da Orvalho do Céu, cujo tema é Corpo e AlmaxEspiritualidade.
Anotem o link : www.espiritual-idade.blogspot.com


DE CORPO E ALMA
Meus assíduos leitores, ao iniciarmos mais uma jornada pelos caminhos da espiritualidade,
desejo convidá-los a tomar consciência, a cada passo, do verdadeiro sentido de uma peregrinação, que não é atingir o fim da estrada, mas aprender enquanto se caminha. O nosso tema é a relação espiritual que une o corpo à alma, e ambos à vida. Não há vida sem corpo, não há corpo vivo sem alma.
A alma é a essência espiritual em permanente evolução. O corpo é o veículo através do qual a alma realiza o seu processo evolutivo. O corpo físico para ter vida precisa da energia que lhe é conferida pela alma, por isso diz-se que a alma anima o corpo, dá-lhe o ânimo vital. Se a alma anima o corpo, não é menos verdade que é o Espírito que anima a alma. Muitos, porém, confundem alma com espírito, e não os condeno, pois há um inegável apelo popular nesse sentido.
No entanto, o Espírito de que falo não é uma energia individual encarnada na matéria, mas um poder maior que envolve todo o sentido da vida, e que muitos reconhecem como Deus.


Evitemos grandes aprofundamentos teosóficos, filosóficos ou teológicos, e tentemos reconhecer essa presença divina num corpo humano. O Espírito é o que as religiões cristãs costumam chamar do Espírito Santo e que o taoísmo identifica como a presença do Tao. O Espírito não deve ser visto como o Criador, o Deus Único e Verdadeiro, o Absoluto, o Incognoscível, mas como uma manifestação Dele em cada um de nós.
A Doutrina Secreta denomina de avatarização ou encarnação crística a manifestação divina, em altos níveis de consciência espiritual, numa alma encarnada num corpo físico.
Pensando-se bem, todos os seres humanos são “cristos” em potencial, e assim como aconteceu com Jesus, poderá vir a acontecer com outros seres humanos, de serem avatarizados pelo Espírito. Os cristãos devem já ter lido nos seus livros sagrados, que Jesus prometeu a descida do Espírito Santo, depois que Ele houvesse partido desta vida, por intercessão dele junto ao Pai.
O Espírito Santo habitava em Jesus, como
habita em todos nós. A diferença está no nível de consciência de cada um. Jesus reconhecia a presença divina em sua alma e tinha consciência de como utilizar esse poder no plano físico, assim como também ocorreu com Pitágoras, Gautama, Lao-Tzé e outros Mestres que por aqui passaram, trazendo mensagens anteriores as de Jesus, para despertar a consciência da raça humana.

A nossa alma é uma entidade individual, inserida num contexto coletivo – o Espírito, que precisa de um corpo físico para a sua evolução espiritual. À medida que as nossas almas evoluem, o Espírito também evolui. Assim dá para perceber que o Espírito não pode ser Deus, pois o Deus Verdadeiro já é a própria evolução, e não depende de nada, ne
m de ninguém para a sua expansão. As almas, porém, necessitam de um veículo, e esse veículo é o corpo físico, que nasce com uma personalidade própria, a ser desenvolvida vida após vida, a fim de transferir para a alma as experiências adquiridas a cada encarnação.
A personalidade inspirada pela alma deverá cumprir, a cada encarnação, uma determinada missão para que se dê a evo
lução da alma. Mas, nem sempre alma e personalidade caminham juntas e trabalham em perfeita harmonia, e quando isso acontece ocorrem sérios distúrbios de comportamento, com a alma sentindo de uma forma e a personalidade agindo de outra. As desarmonias entre alma e personalidade são as responsáveis pelos distúrbios emocionais e pelas doenças físicas, pois tudo que contraria os desígnios da alma se reflete no corpo físico.
Os conflitos psicoemocionais decorrentes dessas desarmonias podem acarretar sérios problema
s mentais e graves doenças degenerativas. Ainda que a medicina ocidental tenha o mau hábito de atribuir todos os males do corpo a causas físicas, desde eras muito antigas que o homem já tinha consciência da relação entre a alma e a personalidade, ou como se costuma dizer entre corpo e alma. Hipócrates, o pai da medicina, já ensinava esse dever de casa. Pitágoras, o grande mestre da filosofia grega, passava a seus discípulos os ensinamentos que relacionavam as doenças do corpo aos conflitos entre a alma e a personalidade. O Dr. Bach, descobridor dos poderes de cura dos florais, afirmava que as doenças são os resultados das desarmonias entre a alma e o corpo.

A espiritualidade entra nessa história para pôr ordem na casa, e a nossa, e verdadeiramente nossa, casa é o corpo físico que abriga o nosso ego divino – a alma. É dentro desse abrigo que deve viver protegida a nossa alma. E como uma hóspede consciente dos seus deveres, a alma deverá cuidar muito bem dessa casa, para que não venha a cair, um dia, na sua própria cabeça. Todos nós, seres bons e maus, cidadãos e ladrões, beatos e ateus, crentes e descrentes, enfim, todos sem exceção estamos conectados ao Espírito. Não há um só ser no mundo que não tenha em si a essência divina. O que diferencia uma criatura da outra é o nível de consciência que cada uma tem sobre a sua ligação com o poder divino e o que isso pode e deve representar na sua vida. Nós não somos simples corpos físicos alimentados por uma mente pensadora, que decide quanto aos rumos mais convenientes a seguir. Nós somos almas, inspiradas pelo Espírito Divino, que encarnamos num corpo físico, para que se dê a evolução de nossas almas.
Ninguém vai ser feliz entregando o seu futuro nas mãos dos outros. Não importa quem seja esse alguém,
pode ser um pai caridoso e sempre pronto a perdoar o seu “filho pródigo”, pode ser um padre ou pastor dedicado ao seu rebanho ou pode até mesmo ser um deus distante, criado à imagem e semelhança dos homens. A única solução para a suprema felicidade, a qual Gautama, o Buda, chamou de iluminação e Jesus, o Cristo, denominou o Caminho, a Verdade e a Vida, é cada um assumir as suas responsabilidades e tratar de cumprir a sua missão. Esperar o milagre dos céus pode causar grandes decepções. Contar com o exorcismo do pastor pode acelerar muito mais do que interromper os fracassos na vida. Pedir ajuda ao pai, ao patrão ou ao político, pode tão somente adiar e agravar ainda mais os problemas em questão. Ou se abraça a missão, apesar dos karmas e dos tropeços ao longo do caminho, ou há de se retornar muitas vezes a este mundo até que se aprenda a verdadeira lição de viver para morrer, e morrer para viver. O corpo conduz a alma, enquanto a alma guia o corpo. Corpo e alma se tornam um só, quando se inspiram e seguem os desígnios do Espírito. E quando isso acontece, não é um só que se ilumina, mas a humanidade inteira que se beneficia do despertar daquela união de alma e corpo – corpo e alma.

36 comentários:

  1. Gilberto,
    Usamos até o mesmo título em nossos posts, com abordagem bem diferente. Meu desafio extra era não fugir à temática do blog...
    Li seu texto analisando cada linha e você não imagina como concordo. Felizmente, a tolerância religiosa me permite conviver bem com as pessoas de qualquer credo.
    Sei bem o quanto somatizamos quando algum problema está nos preocupando. Hoje, particularmente, estou precisando desse "anima", bem diferente de meu estado de espírito quando fiz aquela caminhada no Rio.
    Ótimo post!

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Sua postagem sobre a Espiritualidade ficou maravilhosa.
    A alma é a essência espiritual em permanente evolução.
    Isso define tudo.
    Parabéns!
    Estou participando também, é uma corrente do bem.
    Tenha uma semana iluminada.
    Carinhosamente, Lady.

    ResponderExcluir
  3. Grato Gina, recebo as suas palavras com muita satisfação, por sentir que consegui passar adiante uma mensagem difícil, mas que precisa chegar ao conhecimento das pessoas, ainda que somente às mais despertas em suas espiritualidades.
    Todos temos os nossos ciclos, ao longo da vida, com tempos mais presos à matéria e com outros mais dedicados aos interesses espirituais. Mas, o que precisamos mesmo é saber fazer com que tudo caminhe simultaneamente, a matéria juntamente com o espírito, o corpo integrado aos ideais da alma e os nossos sucessos pessoais em harmonia perfeita com os interesses coletivos.
    Um abraço.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  4. (...)"é cada um assumir as suas responsabilidades e tratar de cumprir a sua missão. Esperar o milagre dos céus pode causar grandes decepções."

    ..."devemos ser a mudança que queremos ver no mundo" (acho que são mais ou menos essas as palavras)

    ...e como já dizia a vovó: "cada qual com seu "fardinho" na vida"

    Acredito que nosso "fardo" não é menos ou mais pesado do que o do vizinho por exemplo, cada um vem com ele na sua exata medida evolutiva.
    Já fui muito "reclamona" (pouco ainda...) mas sei que ninguém é culpado por nada em minha vida, ela é toda minha, de minha responsabilidade e escolha, se não está bom é por que permiti que aquilo viesse a acontecer através de determinado fato (ação/reação).

    Ah e obrigada pelas palavras novamente, creio que agora é o tempo em que "semelhante atrai semelhante", numa corrente infinita de energia e crescimento.

    Um grande beijo na sua alma !

    PS.: AVISA A FLORA QUE AO TERMINAR DE ESCREVER ESTE COMENTÁRIO UMA CORUJA PIOU AQUI EM CASA!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Lady:
    Muito grato por suas gentis palavras.
    O tema é complexo, como disse acima nos comentários para a Gina, mas é preciso acostumar-se a lidar com o tema.
    O corpo é matéria, e nós estamos vivendo na matéria. A alma é energia espiritual que anima a matéria. Logo, não se pode dispensar uma ou outra, pois as duas são essenciais à nossa saúde física e espiritual.
    Evoluir é necessário, e não se deve perder muito tempo com banalidades, que é o que a grande maioria das pessoas está fazendo por esse mundo afora.
    Vamos seguir a nossa jornada, eu a minha, vc a sua, mas não nos sintamos jamais dissociados uns dos outros, pois todos nós somos partes do Todo.
    Um abraço.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Selena:
    A minha alma agradece o beijo e retribui.
    Estamos de fato vivendo um momento de grande expansão planetária, quando as famílias espirituais espalhadas pelo planeta começam a se reencontrar.
    Dizia Jung que isso é a chamada sincronicidade, digo-lhe que é mais do que isso, é o grande salto quântico da humanidade, em direção à espiritualidade. As pessoas com vibrações semelhantes se atraem e se reencontram, a fim de tecer a nova teia da vida, com os novos paradigmas espirituais para a Nova Era.
    A Flora já recebeu o seu recado sobre o pio da coruja, e assim que ela vier a se encontrar com uma coruja piando, ela anunciará aos quatro cantos.
    Um abraço.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  7. Por acaso desconhecia que alma e espito era diferente.

    ResponderExcluir
  8. Caríssimo Gilberto

    Venho agradecer-lhe pela sua gentileza em explicar o assunto das alergias.

    Não sou pessoa de tomar remédios, mas, neste caso, estava tão desesperada que me dispus a isso.
    Numa das crises de alergia, fiquei com febre, tonturas, dor no peito, não respirava pelo nariz e a minha traqueia começou a fechar.
    Não restou alternativa.

    Neste momento, não estou a tomar nada, a não ser a água do mar que uso no nariz, mas isso nem se considera remédio.

    Vou seguir o seu conselho e ficar vigilante.
    Não imagino o que poderá ter havido de nagativo noutra vida relacionado com mato, insectos ou flores. São elementos que adoro, e que sempre procuro. É um mistério.

    Vou meditar sobre o "poder de protecção 24 horas".
    Obrigada pelas ondas de luz violeta, Mestre. E por tudo.

    Um abraço

    P.S. - Fico feliz por a Alexandra ter estabelecido contacto. É uma amiga de quem gosto muito e a quem falei muito bem de si.

    ResponderExcluir
  9. Desculpe pelo erro ortográfico no antepenúltimo parágrafo.

    * negativo

    ResponderExcluir
  10. ...a semana passada assisti ao filme Avatar e tem uma tal árvore das almas no filme (não sei se assistiu) onde eles se conectam entre si e com a "Mãe Terra"...já tive uma visão assim, desse tipo de contato com uma pessoa que me receitava os florais e me ajudou muito em minha caminhada, na verdade me deu aquele "up" inicial...foi interessante, pois era uma época em que eu estava meditando bastante, recebendo mensagens através de imagens... e daí vi isto no filme! Será o que?

    Ah, quanto a meditar, ultimamente ando meio relapsa. Mas tenho de restabelecer "contato" se não acaba por me fazer mal!

    Um grande beijo na alma e obrigada sempre! És um irmão da luz, assim como "Hazel" (acima)!

    * * *

    ResponderExcluir
  11. Minha Especial leitora, muitos confundem alma com o Espírito, por isso tratam as palavras como se fossem sinônimos. Daí porque, pelo uso popular, acabou-se confundindo o individual - a ALMA - com o coletivo - o ESPÍRITO.
    Na Doutrina Secreta, ensina-se que as Almas estão agrupadas em MÔNADAS, que contêm a Energia Divina. Assim, as MÔNADAS seriam o Espírito Divino ou Criador que alimenta todas as ALMAS, que por sua vez alimentam os CORPOS.
    Na Numerologia Pitagórica, esses CORPOS são identificados por Personalidades, que são os nossos egos encarnados.
    Deste modo, as nossas almas estão nesta vida experimentando um novo processo de evolução, através das personalidades, que, no seu caso, se apresenta a mim como uma enigmática Especialmente Gaspas.

    Portanto, nada contra dizer-se que a sua alma é um espírito bom, ou simplesmente afirmar-se que possui um espírito muito amoroso.
    Entendeu bem, o porquê dos termos acabarem sendo usados com o mesmo sentido?
    O melhor é a gente escrever espírito com e minúsculo, para designar a alma, e com E maiúsculo, para expressar a Divindade que habita em nós.
    Um abraço.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  12. Minha querida Hazel, não há do que agradecer, a gente sente permanentes cuidados e responsabilidades com as pessoas que nos cativam.
    A minha reação deu-se pelo fato de expor-se ao risco dessas químicas alopáticas, que envenenam mais do que curam e que fragilizam o organismo bem mais do que fortalecem.
    Entendo perfeitamente que chegam certos momentos em que o corpo físico sofre as dores do parto, e a vontade é pôr para fora aquela entidade estranha que provoca a nossa dor.
    A diferença entre o parto maternal e esse parto doentio é que a dor da doença não tem a compensação de um bebêzinho querido, quando a dor passa.
    Os remédios alopáticos contaminam os corpos daqueles seres da Nova Era, aprimorados geneticamente e autocuradores em suas essências.
    Se não permitir que o corpo lute sozinho contra os vírus e demais invasores, acabará debilitando o seu sistema imunológico, tornando o seu organismo mais preguiçoso e cada vez mais exposto aos novos ataques.
    O processo de aceleração vibratória do planeta vai provocar certos incômodos no corpo físico, que se manifestarão em forma de doenças, mas que não passam de transformações genéticas, com as quais nossos corpos deverão ir-se acostumando.
    Evitemos remédios alopáticos, e nos tratemos com água pura, de preferência de nascentes, com muito repouso físico e psíquico, perfumes, sons suaves no estilo New Age e muito perdão no coração.
    Corações ressentidos e magoados retardam a cura dos corpos. A ingestão de bebidas com alto teor alcóolico desarmonizam as células.
    Alimentações gordurosas e salgadas debilitam o sistema de defesa.
    Tudo isso me fez escrever-lhe, Hazel, recomendando muita atenção com os sintomas e sinais físicos, que têm suas origens nas energias com as quais é obrigada a lidar, tanto física, como psiquicamente.
    Sabe as lojas de conveniências, abertas 24 horas? E os Bancos 24 horas, disponíveis para saque de madrugada?
    Faça o mesmo com o seu corpo, e não deixe a sua alma distrair-se nem por uma fração de segundo.
    Volte sempre, é um prazer recebê-la no Alma Mater. E me escreva por email, se quiser prolongar um pouco mais este diálogo.
    Um abraço.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  13. Desta vez, está desculpada, Hazel mas da próxima vez, e das outras mais, sempre será perdoada por seus erros, desde que, antes, se perdoe.
    Entendeu até onde eu quis chegar?
    É claro que sim!
    Abraços, Hazel.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  14. Oi, Selena, estou muito contente por suas assíduas visitas.
    Não vi o filme Avatar, mas árvores sempre foram símbolos espirituais.
    Na Cabala, temos a Árvore da Vida, com seus simbolismos, às vezes, indedifráveis para os não-iniciados.
    A meditação de que falo, pode não ser tão convencional como a gente costuma imaginar. Não precisa sentar em posição de lotus, fechar os olhos e permanecer parada por um tempo.
    Acostume-se a meditar no mercado, enquanto faz compras, ou debaixo chuveiro, enquanto toma o seu banho. Até no intervalo do programa que está assistindo na TV, pode reservar um tempinho para meditar.
    Mas nunca deixe de reservar um tempo, por menor que seja, antes de dormir e logo após acordar. E habitue-se a conversar no silêncio da mente com o seu Mestre, seu Deus, seu Santo ou quem possa agir como seu confessor.
    Procure meditar dessa forma por todo o dia, e tente pegar no sono mantendo esse papo amigável com esses seres de outras esferas.
    Isto é meditação! Isto é a verdadeira oração!
    Continue visitando o Alma Mater, lendo as postagens mais antigas e comentando-as.
    Um abraço.
    Gilberto.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  15. Grata novamente por sua atenção!

    Sim, sim, ao deirtar-me e ao levantar-me já vou "conversando"!

    Quanto aos remédios de que fala a Hazel, eu fujo deles o que posso, até tomei a vacina contra "H1N1", mas no próximo ano não tomarei.

    Nunca fui muito "fã" deles mas aboli radicalmente pois a maioria deles são testados nos nossos "irmãos menores" e até mesmo em pessoas (aldeias extremamente pobres na África).

    Procuro chás, repouso, mas remédios, quase nem mesmo em último caso...e ainda sou contra doação e transplates de órgãos! uiii chega de escrever!!!

    Um abraço de luz!

    ResponderExcluir
  16. Muito interessantes os seus comentários, Selena:
    Mais adiante, na certa, iremos abordá-los com maior profundidade.
    Por enquanto, fiquemos por aqui com essas questões de doenças. Por hoje, chega de falar de coisas negativas.
    Um abraço.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  17. Caro Gilberto

    Voltei ao Alma Mater. Achei que foi um pouco egoísta da minha parte vir aqui encher a sua caixa de comentários sem sequer comentar o post que escreveu.
    Mas há pouco estava muito atarefada, por isso, resolvi reservar a leitura deste post para depois do jantar, e poder finalmente comentá-lo.

    Gostei muito da forma tão clara e apaziguadora como explicou a nossa essência Divina.

    É verdade que, geralmente, as doenças físicas são o resultado das desarmonias emocionais.
    Digo "geralmente", pois existem casos excepcionais, como o das crianças que têm doenças graves. Nesse caso, não se aplica. Poderá ter uma explicação kármica, presumo. Aliás, não vejo outra.

    Em relação à sua resposta, não tinha pensado nisto como um parto, mas não é que tem razão?
    E eu sei o que quero libertar nesse parto.
    Diz a Shakti Gawain que as alergias são emoções que tentamos reprimir.
    (o resto prefiro dizer-lhe por email)

    Um abraço, e obrigada

    ResponderExcluir
  18. Sabe Hazel, dei boas gargalhadas, junto com a Flora, quando li as suas razões para retornar ao Alma Mater!
    Este seu jeito sério-divertido de agir é muito sedutor, e a admiro por ser assim.
    Vamos aos seus comentários sobre doenças de crianças. Se são crianças que já nascem doentes sem dúvida são karmas, e inevitáveis serão os sofrimentos decorrentes desses males. Mas, às vezes, essas crianças nos surpreendem reagindo com muita aceitação e sem qualquer revolta. Se forem doenças que surgem nos primeiros 7 anos, podem ser efeitos dos medos e excessos de preocupação da mãe, que por estar muito ligada energeticamente aos filhos, provocam-lhes males como se fossem em seus próprios corpos.

    Nos adultos, as doenças também podem ser kármicas, aliás o que não é? Mas, não sendo uma doença kármica, a literatura esotérica sempre nos fala de conflitos da alma com o corpo.
    Já ouviu falar de pessoas "desalmadas"? Depois eu conto.

    Já li o seu belo email, e já o respondi.
    Abraços e grato pelos seus comentários.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  19. IRMÃOS ESPIRITUAIS
    NAVEGANTES NESTA ERA DE AQUÁRIO
    LIMPEMOS O SANGUE DE NOSSAS BOCAS
    PARA VIVERMOS NA PAZ PERFEITA
    LIVRES DO MEDO DA MORTE INGERIDA
    PARA PODERMOS CONFIAR NO QUE É DO BEM
    PARA NOSSA ALMA, ENFIM, SE LIVRAR DE ANGÚSTIAS, TRISTEZAS E PERTURBAÇÕES
    NÃO VEJO OUTRO CAMINHO PARA CHEGARMOS AO DIVINO
    VIVA O MUNDO VEGAN !!!!!

    ResponderExcluir
  20. Prezado irmão Gilberto e participante muito querido da nossa BLOGAGEM COLETIVA ESPIRITUAL,
    MUITO ME HONRA E NOS ABRILHANTA, COM CERTEZA, A SUA PARTICIPAÇÃO.
    Cheguei hoje do Mosteiro da Beneditinas e logo passo para me deliciar com tão nobres postagens de alto nível, como é também a sua.
    TODOS os participantes estão se esmerando em nos enriquecer com suas experiências do Divino.
    Isso me é gratificante por demais, era bem esse meu objetivo.
    Seu post dá o que falar... mas, ao mesmo tempo, vc já diz o suficiente...
    Vou ressaltar com o que exatamente me identifiquei, Gilberto:
    PEREGRINAÇÃO É APRENDER ENQUANTO SE CAMINHA... Perfeito!
    PRESENÇA DIVINA NUM CORPO HUMANO... Lindo!
    Vc está nos ajudando a "por em ordem a nossa casa" interior. Obrigado.
    Tenha ótima semana e muita serenidade!

    ResponderExcluir
  21. Seu texto só enriqueceu ainda mais o tema...

    Aliás é verdade, todos os posts estão se completando...

    Um abraço...

    ResponderExcluir
  22. Minha querida prima Rosângela:
    AMÉM!!!
    VIVA A NATUREZA! VIVAM OS ANIMAIS!
    Um forte abraço.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  23. Agradeço as sua palavras Orvalho!
    Estamos todos numa bela peregrinação, a cada domingo, aprendendo enquanto caminhamos.
    Lembra-se de Jesus caminhando e ensinando enquanto percorria com os discípulos as estradas até Jerusalém?
    Todos nós somos apóstolos e peregrinos, com a diferença que, nos tempos atuais, nós também somos o mestre.
    Um abraço carinhoso.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  24. Grato Zininha, pela visita e pelo elogio.
    Como disse para a Orvalho, no comentário anterior, ninguém está só nessa jornada, todos somos peregrinos em busca do nosso destino espiritual.
    A diferença é que, antes os Mestres conduziam seus discípulos, mas agora eles nos deixaram a empreitada de sermos os nossos próprios mestres.

    Um abraço fraterno, Zininha.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  25. ahahahahah

    Pois, foi mesmo assim que fui desenhada. Séria-divertida! ahaha

    Venho contar-lhe que o poder de protecção 24 horas não falhou.
    Não tenho mais alergia, nariz entupido, nada...

    Muito grata

    Aguardo para aprender sobre as almas desalmadas. Vou estar atenta!

    Abraço

    ResponderExcluir
  26. Olá Gilberto!
    Agora entendi a diferença entre espírito e alma, achava que eram a mesma coisa, já havia me questionado sobre isso, agora descobri!!
    Eu concordo plenamente que a doença física vem de dentro, da alma, da insatisfação da alma, temos que aprender a ouvi-la, aprender o que a doença quer nos ensinar, ouvir o que ela quer dizer, qeu tem alguma de errado e que ela não está satisfeita com isso. Mas muitos são surdos.
    Um abraço

    Karen

    ResponderExcluir
  27. Bravos, Hazel!
    Chega de alergia, daqui para frente mude a posição das letras, e que seja só alegria.
    Aguarde que vou fazer uma postagem sobre as pessoas desalmadas, que é um dos mais estranhos mistérios, e que aprendi com a grande medium Helena Blavatsky.
    Estou muito feliz pela recuperação plena da sua saúde. Depois explique para a nossa amiga Gaspas, que perguntou no seu blog, o que é proteção 24 horas.
    Como eu disse para o meu aprendiz Carlos, na postagem anterior, às vezes a gente só precisa ser lembrada dos nossos valores e poderes para pô-los em ação.
    Mas, é bom não se distrair de novo.
    Esta sua notícia me fez começar bem o meu dia.
    Abraços, Hazel.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  28. Sabe qual é o problema da sociedade moderna, Karen?
    As pessoas foram tornando-se, aos poucos, materialistas e , quase sem perceber, estão perdendo toda a espiritualidade.
    A religião tem funcionado, de um modo geral, como uma espécie de satisfação espiritual à sociedade em geral, mas sem nenhum compromisso com o amor ao próximo.
    Com isso, poucos, muito poucos, estão preocupados com o seu poder espiritual, preferindo ocupar-se com conquistas materiais e com o ato de exercer poder sobre os outros.
    A sociedade crê naquilo que dá lucro e gera riquezas, e não está nem aí para os verdadeiros conhecimentos que dão saúde à mente e ao corpo.
    A consequência está na nossa frente, mas poucos percebem o mundo doente em que vivemos, apesar do anunciado avanço das pesquias médicas. Mais pesquisas, mais remédios, menos defesa do organismo, mais doenças, mais pesquisas, mais remédios, e esta roda viva não tem mais fim.
    Deixe sempre o seu corpo seguir os ideais da alma, e permita que sua alma siga os preceitos do Espírito, e assim será sadia e feliz.
    Um abraço, Karen.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  29. Ah, sim, estou vigilante, Gilberto!
    Já expliquei à Gaspas o que era o "poder de protecção 24 horas".

    Sabe, por vezes, não respondo às perguntas dos leitores logo de imediato. Preciso de "senti-las" e esperar que a resposta venha de dentro de mim (faço o mesmo em relação às interpretações de sonhos que me pedem).

    Aqui vai um copy+paste da minha explicação:

    "Para explicar o que é o "poder de protecção 24 horas", tenho de começar por referir que os males físicos têm origem na nossa alma.
    Nos sentimentos, nos pensamentos.

    Para activar este poder de protecção, temos de passar por consciencializarmo-nos disso, e identificar as causas, a origem.

    Após percorrer esse caminho, temos de resolver o que não está bem connosco mesmos, libertando os sentimentos negativos que estão a prejudicar o corpo físico.

    Fala-se em "24 horas", porque isso requer um trabalho intensivo, sem folgas, em que devemos policiar os nossos pensamentos e emoções, não permitindo a entrada de nada negativo.

    Auto-disciplina...!"

    Fiz um trabalho minimamente decente com esta explicação?
    Pode falar, eu aguento!
    ahahahha

    Abraço

    ResponderExcluir
  30. Um pouco prolixo demais, Hazel, mas sem dúvida profundamente intelectual e correto.
    Eu resumiria "por ficar ligada aos sinais à sua volta e não distrair a atenção quando o corpo der a primeira reação de que algo não vai bem". E isso inclui o tempo todo, dormindo ou acordada.
    A sua explicação ficou mais didática, mais técnica. Talvez eu fique com ela para futuros cursos, mas a minha é mais prática, e a usarei para os apressadinhos que não têm muito tempo para ouvir ou para ler.
    Não é uma boa idéia?
    Abraços, Hazel.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  31. Diante de tantos comentários, só passei para dizer: estive aqui também !!!

    Beijo, querido alma-gêmea.

    ResponderExcluir
  32. Minha alma-gêmea de tantas e tantas vidas, seja bem vinda.
    Os seus comentários eu os recebo ao vivo e a cores, mas é sempre bom tê-los por escrito. A sua escrita é fina e nobre, e há sempre uma pitada de bom humor que tempera a postagem.
    Volte sempre, ainda que nunca parta de verdade, já que está ao alcancce de um abraço.
    Beijos.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  33. Muito grata, Gilberto.

    O Gilberto e a Flora são de uma ternura exemplar, que me faz sorrir (desculpem ter bisbilhotado os últimos comentários! ahahahh).

    ResponderExcluir
  34. Oi, Hazel:
    Os comentários são de domínio público e bisbilhote sempre que quiser.
    Eu procuro responder os comentários da Flora com a mesma espontaneidade com que respondo os demais, e por isso, vez por outra, sai uma frase mais íntima e pessoal.
    Se observar as minhas respostas, irá notar que uso um padrão diferenciado de energia para cada um. Se já a conheço mais a fundo, por causa da numerologia, não deixarei de levar em conta seus sentimentos e valores, na hora de responder um comentário seu. O mesmo faço com a Flora, apesar de, muitas vezes, ela estar ao meu lado, colocando uma postagem no Flora da Serra.
    Grato por seu amoroso comentário.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  35. "A união de Corpo e Alma Resulta em uma comunicação com espírito." - Para isso tenho que entender minha alma , guia o meu corpo por esta e consequentemente me comunicarei com o espírito , o nosso "Caminho" é a nossa intuitiva alma.

    Abraços..
    JF

    ResponderExcluir
  36. É isto, Fabrício!
    A alma guia a personalidade para cumprir a missão.
    A cada missão cumprida, a alma mais se aproxima do Espírito. Em outras palavras, aquele que faz a sua parte fica mais próximo de Deus.
    Um abraço.
    Gilberto.

    ResponderExcluir