quinta-feira, 7 de outubro de 2010

DE TANTO VER PROSPERAR AS NULIDADES...


TEIA AMBIENTAL - Desenvolvimento sustentável
Rede de Conspiradores Preservacionistas






Não te surpreendas com o título deste artigo, amigo leitor, tu que aqui vens em busca de opiniões e críticas sobre o desenvolvimento sustentável, como sugere o tema proposto pela Teia.

Apelo para uma antológica frase do grande Ruy Barbosa, para confessar a minha decepção com os governantes, engenheiros e economistas, e com os seus megalomaníacos projetos progressistas de expansão econômica. Esses planos de aceleração econômica atropelam a natureza em alta velocidade, numa aceleração que excede o bom senso ambiental.

Dizia Ruy Barbosa, há cerca de um século atrás que “de tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar as desonras; de tanto ver crescer a injustiça; de tanto se agigantarem os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto”.

Os mais honestos pensadores modernos cobram dos responsáveis pela economia mundial que questionem os conceitos básicos do pensamento econômico contemporâneo. Com esta afirmação, a ambientalista Hazel Henderson inicia o seu livro Creating alternative futures, e ela não se limita a criticar somente a economia e a tecnologia, mas inclui na sua crítica a política, com esta frase contundente: “A economia não é uma ciência; é meramente política disfarçada”.

A partir dessa afirmação, que atribui aos economistas motivações políticas, dentro dos seus conceitos técnicos, essa brava estudiosa do desenvolvimento sustentável acusa as crises energéticas, urbanas, populacionais e ambientais como conseqüências de uma percepção estreita e inadequada da realidade contemporânea.

Hazel Henderson denuncia em livros e discursos que a sociedade adota uma política de lucros e desenvolvimento econômico à custa da destruição ambiental e de um permanente prejuízo da qualidade de vida.

Responda-me, atento leitor, se poderemos divergir dessas denúncias, diante de todos os desastres ambientais que vimos assistindo com sérias ameaças ao futuro da humanidade.

Os candidatos a cargos eletivos fazem promessas de desenvolvimento econômico, progresso industrial, expansão de investimentos na área de energia e na multiplicação do número de empregos. Mas, o que eles não dizem, mas digo-o eu, é que tudo isso terá um preço ambiental irreparável, e que as conquistas aparentes e imediatas, refletirão num futuro breve, em altos custos para a reconstrução dos ambientes destruídos e para as reparações sociais após as catástrofes decorrentes dessas ações predatórias.

Economista não é um estudioso ambiental, ele só conhece as fórmulas econômicas, e não tem a obrigação de pesquisar os efeitos ambientais dos programas de investimento. Será que tu concordas com essa afirmativa, meu paciente leitor? E com essa outra de que o progresso econômico de uma nação é mais importante do que os cuidados ambientais com a implantação de usinas e fábricas? O que achas de destruir florestas, poluir rios, envenenar os oceanos, em nome de aumentar o PIB da nação? Quem ganha com esse progresso destrutivo? Quem se beneficia com esse crescimento econômico a qualquer preço?

Enganas-te, ingênuo leitor, se respondeste que o beneficiado é o povo. Quem acredita nisto está sendo iludido, e falando a linguagem dos ricos banqueiros que ganham fortunas financiando essas obras, e dos empresários das grandes indústrias multinacionais que destroem e poluem o que atravessa o seu caminho.

“De tanto ver prosperar as desonras; de tanto ver crescer as injustiças...”

Os honestos se inibem de protestar, para não serem acusados de inimigos do povo. Os sábios se calam para não serem chamados de idealistas teóricos e sonhadores. E quem são os que falam em nome do povo? Os que têm os seus interesses ligados a esses projetos ecologicamente criminosos.

Destroem-se florestas, para construir uma usina hidroelétrica. Desviam-se rios e gastam-se fortunas, para levar água para a irrigação de regiões de agroindústria, com desculpas de que a obra irá acabar com a seca e saciar a sede do pobre. Extrai-se o petróleo nos mares, deixando o óleo contaminar as riquezas marinhas oceânicas.

“De tanto se agigantarem os poderes nas mãos dos maus...”

A campanha política que acabamos de assistir mostrou-nos uma candidata com um discurso moderno, pregando o progresso com moderação, para que uma aceleração incontrolável não venha a causar um desastre ambiental.

A política moderna exige discursos que cobrem dos governantes responsabilidades no trato com as riquezas naturais, cuidados com as reservas ambientais e com a preservação dos recursos hídricos do nosso planeta.

Essa candidata obteve uma vitória moral, mas ficou em terceiro lugar. Isso quer dizer que, o que mais importa aos políticos é fazer um discurso populista que ofereça facilidades e favores aos eleitores. Os dois candidatos vencedores cansaram de fazer promessas, mas nada de compromissos com as nossas riquezas naturais. E foram eles que mais votos receberam.

Os grandes grupos estrangeiros estão de olho nessas riquezas naturais, que eles vão conquistando aos poucos, com contratos e acordos mal explicados que lhes permitem controlar fontes de energia e recursos vitais para o futuro da humanidade. Enquanto isso, nós brasileiros, estamos preocupados com dinheiro no bolso, aumento do PIB, redução de juros e novas indústrias, e a natureza é coisa para os “naturebas”.

A nossa candidata verde derrotada deixou para o eleitorado algumas declarações que demonstram o seu comprometimento com a governança moderna, nas quais ele reafirma a sua preocupação com o nosso futuro ambiental.

“A falta de disposição para discutir a sustentabilidade das obras de infra-estrutura da Amazônia somada à percepção de que o governo não fez o suficiente para melhorar a eficiência do sistema e investir em energias alternativas acabou por produzir conflitos agudos e processos equivocados que podem ser evitados”.

“O PAC não é um programa. É uma colagem de obras, ainda que a maioria delas legítima. A primeira coisa a ser feita é transformá-lo num programa de infra-estrutura, voltado para o desenvolvimento sustentável do Brasil, pensando nas questões de forma integrada”.

“O único caminho para o futuro é o da economia verde, que contemple um desenvolvimento sustentável, gere emprego e renda. E ainda que remodele as estruturas que hoje exaurem os recursos naturais do planeta”.

Essa candidata não venceu, perdeu para candidatos da economia predatória.

“...o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto”.

Nada mais a declarar, meus fiéis leitores. Até a próxima.

25 comentários:

  1. “...o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto”

    dá que pensar por ser verdade... o que reina é tudo de mau, e mais interessante é que ainda apregoam os valores...

    ResponderExcluir
  2. Sabe o que é mais triste nessas afirmações, minha querida leitora Especial, é que foram escritas há cerca de 100 anos atrás.
    Imagine o mundo no início do século passado, por volta de 1910, qual é a imagem que lhe vem a mente? Nada parecido com o que presenciamos nos dias de hoje, não é mesmo? Mas, já provocava essas declarações fortes e acusadoras contra os hábitos e costumes da época.
    Acabaremos sendo obrigados a concluir que, os tempos podem ser outros, mas nós, os humanos, somos sempre os mesmos.
    Abraços.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Eu fraternizo com sua indignação mas acredito que a semente foi plantada no Brasil.

    Mesmo que a candidata verde não consiga se desentrelaçar das alianças perigosas e consequentemente não consiga executar tudo e da maneira que ela gostaria, acredito sim que um futuro mais coerente para com o nosso planeta está surgindo.

    Continuemos com perseverança e alegria!

    Eco-saudações

    p.s. também estou participando da
    Teia Ambiental, passa lá no Dicas Green!!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Renata:
    Eu sei que temos futuro e confio em nosso país, de tantas virtudes e de tantos valores, mas às vezes é cansativo ouvir a mesma ladainha por um século.
    A consciência verde tomará conta do mundo,por bem ou por mal. Espero que por bem.
    A adesão à mensagem de um Brasil com desenvolvimento sustentável atingiu 20 milhões de brasileiros. Isto não é apenas bom, é ótimo.
    Mas, a mentalidade do cidadão, de um modo geral, precisa mudar, valorizando mais o coletivo e sendo menos egoísta só pensando em si.
    A Teia está aí mesmo para dar esse recado realista, algumas vezes contundente, porém otimista, sobre o futuro da nação brasileira.
    Aguarde-me no Dicas Green, que por lá passarei.
    Abraços verdes e sustentáveis.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  5. Oi Gilberto,
    concordo com você, a mentalidade capitalista acredita que é certo pensar só em si.
    Uma ilusão.

    Então, vamos persistindo com a Teia, com os blogs, com os exemplos e com a conscientização dessas novas famílias a que pertencemos, em meio a tantas tentações.


    eco-saudações

    ResponderExcluir
  6. Perfeito, Renata!
    Precisamos de mais exemplos e menos discursos; mais atitudes e menos homenagens.
    Um abraço ecológico.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  7. Meu muito querido Gilberto.

    Buscando a raíz dos problemas ambientais, podemos chegar até Adão e Eva !
    Acho que já está mais-do-que-na-hora de buscar as soluções.
    Nós fazemos a nossa parte, não é mesmo ?
    Beijo

    ResponderExcluir
  8. Saudações Mestre!

    ..."a consciência verde tomará conta do mundo, por bem ou por mal".
    Assino em baixo Mestre!

    Ainda está em tempo de ser por bem, mas "é sempre muito caro", né?!...
    Até quando?! Até discontraí um pouco nessa minha postagem, as vezes essas coisas me consomem demais...me deixam tristes até!

    Beijo em vossa alma.

    ResponderExcluir
  9. Minha queridinha Flora:
    Será que Adão e Eva já poluíam o Paraíso? Será que a macieira foi destruída, na busca da maçã ideal?
    Bem, o que passou, passou.
    É claro que estamos fazendo a nossa parte, com a separação do lixo seco e enterrando o lixo úmido, usando água de mina numa concessão direta da Natureza, plantando árvores e as protegendo em nossa reserva de preservação ambiental, não matando e nem sendo cúmplices da matança de bichos com a nossa alimentação vegetariana e também não poluindo a natureza com o mercúrio das lâmpadas frias.
    Acho que temos sido honestos com as nossas crenças.
    E como já é notório, eu adoro a Flora.
    Beijos.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  10. Minha querida, Selena:
    Esse tema causa tristeza, sim. A gente fica batendo sempre na mesma tecla, e as pessoas acham que somos fanáticos e que vivemos longe da realidade.
    Quem manda a gente remar contra a correnteza, não é mesmo? Mas, quem é assim, não consegue calar a revolta diante de tanta destruição.
    Por isso é que existe a Teia, para que possamos alertar a todos que o caminho não é esse, que é preciso mudar.

    Abraços ecológicos.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  11. Mestre, ontem assisti a um documentário, não sei já ouviu dizer mas acho que o nome é "Terra 2100".

    Usou uma personagem que nasce em 2009 e "sobrevive" até 2100 e vai relatando, o que, se não ocorrer uma grande catástrofe antes, pode acontecer com a Pacha Mama se continuar assim ou mudarmos pouco!!!

    Vale a pena ver!

    Beijo em vossas almas e continuemos sempre nossa luta!

    Afinal, de "doido" todo mundo tem um pouco, mas usemos nossa loucura para o bem...loucos são os cegos, que estão a ocorrer por aqui e nada conseguem ver além do seu salário no banco, conta pagas, seu cotidiano (medíocre) que esquece das belezas que os cercam e não preservam! UMA PENA!!!

    ResponderExcluir
  12. Oi, Selena:
    Esse documentário ainda não vi. Deve ser bem interessante.
    Costumo ver um outro que é "O mundo sem ninguém". Muito bom, relatando como será o mundo se nossas atitudes permanecerem as mesmas.
    A realidade é que o nosso futuro não é nada promissor, se as pessoas não decidirem sair dos seus mundinhos e tratar de recuperar o tempo perdido.
    A Teia vai cumprindo a proposta com que foi criada, denunciar os maus tratos à natureza e apontar os novos paradigmas de um futuro ecologicamente correto.

    Abraços ecológicos.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  13. Oi Gilberto!
    Mas se você se torna um defensor da natureza, daqueles que saem em passeata, com cartazes, acaba sendo tachado como louco, coitado, tadinho e não há incentivo algum, às vezes nem mesmo das pessoas com quem convivem. Ou também, a pessoa se torna defensora porque está na moda, pra fazer bonito para os outros.
    Desse jeito é difícil de se levar alguma coisa a sério. Infelizmente!
    Abraços verdes

    Karen

    ResponderExcluir
  14. Cada um tem de saber até onde pode e deve chegar, não é mesmo Karen?
    Eu já fiz de tudo um pouco, nessas minhas andanças como ambientalista.
    Coloquei textos na internet com denúncias, participei de passeatas e de um abraço ao Parque, aqui em S. Lourenço, em protestos contra a exploração de nossa água mineral pela Nestlé.
    Muitos se acomodaram ou foram contra, mas graças ao nosso Movimento, a Justiça mandou suspender a superexploração, e a Nestlé transferiu a fábrica para outra cidade.
    Um defensor das causas justas não pode preocupar-se muito com o que os outros vão pensar ou falar. As pessoas não estão acostumadas a lutar por seus ideais e deixam com os governantes resolver os seus problemas. Mas, como governantes costumam estar macomunados com essas grandes multinacionais, ou o povo protesta nas ruas ou nada acontece.

    Um abraço ecológico, Karen.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  15. Oi,Gilberto
    Com muita correria, há 15 dias fora, viajando pra cá e pra lá, chego cheia de saudade dos amigos... Como está vc? Tomara que muito bem!
    Ia mesmo recortar o que vc tornou a frisar no final do seu post: "O HOMEM CHEGA A DESANIMAR-SE DA VIRTUDE"... Perfeito!!!
    Mas, vamos que vamos, fazendo nossa parte diária e o mal nunca vai prevalecer ao Bem...
    Abraços fraternais com o meu carinho.

    ResponderExcluir
  16. ...sabe Mestre, pensei aqui: já ouvi também dizer por aí: se as pessoas encontrassem um "fórmula" para prolongar a existência terrena, como "a da juventude"...coisas assim, ou até mesmo cientificamente falando, hoje vive-se mais... isto tem levado algumas pessoa a pensar mais em preservar, até por que tem filhos mais tardiamente, e viverão mais tempo que os antepassados!

    Pois bem, no documentário, a personagem vive bastante tempo, ainda ativa no movimento ambiental, e a parte de não ter água para beber é assustador, pelo menos isso, dentre tantos caos que poderão ser gerados, deveria ser pensado, cada gota d'água, seu valor!

    Beijo em vossas alma.

    ResponderExcluir
  17. Oi, Orvalho:
    Quem disse a famosa frase foi o Ruy. Nós da Teia não desanimaremos das nossas virtudes.
    Mas, há um século atrás, o Ruy Barbosa, o bom baiano, já estava dando os primeiros sinais de desânimo.
    As nulidades continuam a prosperar, mas nós não iremos desanimar.
    Abraços.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  18. A sua preocupação procede, Selena:
    Estudos ambientais indicam que a água será o líquido mais valioso dentro de mais uns 20 anos.
    Em locais da Ásia e da África já não há água potável à disposição do povo.
    Muitos estão morrendo de sede ou de contaminação pela poluição da água.
    Enquanto isso, a Nestlé vai tomando conta de todas as grandes fontes de água do planeta, para engarrafar e vender a preços de mercado.
    Diz-se que ela já possui 2/3 da água potável disponível, e ainda quer mais.
    Esse foi o motivo da nossa briga aqui em S. Lourenço, contra ela e suas associadas, dentre as quais inclui a Coca-Cola.
    A secura mundial está mais próxima do que muitos imaginam. Será que já percebeu que hoje se toma mais água engarrafada do que água do filtro? E por que será?
    Quanto custa uma garrafinha de água? E um copo de água filtrada?

    Abraços, amiga Selena.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  19. Olá Gilberto :)

    Só agora me demorei sobre o seu post da teia, porque só agora publiquei a minha participação. Escolhi o dia 25 e vc sabe porquê, não sabe?

    Cabe de facto a maior fatia da responsabilidade áqueles que não promovem a sustentabilidade politica, económica e social de uma nação. Porque os "letrados" ou diagnosticados com QI´s elevados estão mais conscientes do mal que fazem. Eles sabem perfeitamente as consequências dos seus actos.

    Mas cabe também ao comum mortal, aos leigos, aos que Pitágoras ensinava o exoterismo, responsabilizarem-se pelo seu comportamento nada racional, pela sua inconsciência, inconsequência e ignorância na cidadania, na ecologia, e nos demais contextos.

    Não sei se o processo deve ser de cima para baixo ou de baixo para cima, mas se vamos estar à espera que os governates eduquem as populações é tempo perdido.

    A verdade é que quanto mais ignorantes formos, mais prosperas serão as desonras, mais crescem as injustiças, mais desanimada se sente a virtude, porque quem comete os crises insustentáveis sai sempre impune. A critica social é inofensiva!
    Abraços,
    Rute

    ResponderExcluir
  20. Minha sábia Rute, se o futuro da humanidade dependesse somente dos insanos encarnados, que o Divino se apiedasse de nossas almas e dos nossos corpos poluídos e doentes!!!!.
    Mas, os iniciados sabem que muitos são os que zelam ocultamente pelo nosso futuro, pois, se assim não fosse, como explicar tantos avanços sociais, políticos e espirituais, apesar da ignorância das massas e do despotismo dos governantes?
    Estamos todos neste mesmo barco furado, governantes e governados. Nós somos, queiramos ou não, partes da nulidade e também, parcialmente responsáveis pelas desonras e por tantas injustiças.
    Não se pode transferir as culpas e responsabilidades só para aqueles que governam e fazem as leis, sem admitir as nossas culpas pessoais,por omissão, inércia e preguiça. Os karmas 13, os muitas vezes mal compreendidos karmas 13!
    A Numerologia da Alma nos ensina e nos consola, não nos deixando na ignorância, a nos lastimarmos como vítimas.
    Este é o nosso mundo, ele é parte do nosso destino. Nele, estão os enigmas para a evolução das almas e os caminhos para a iluminação de uns poucos. Queiramos ou não, nós somos as vítimas e os vilões; nós poderemos ser os heróis do futuro, se aceitarmos as nossas culpas e formos à luta, , ou eternos "coitadinhos de mim", com choramingas e lamentos.
    Abraços, minha amiga.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  21. Mestre, grata pela sua resposta, que acrescenta sempre algo ao meu conhecimento. É gratificante conversar consigo.

    Entretanto quero fazer apenas um pedido: Quando tiver tempo de ir lá na minha participação, dê uma olhada na resposta que dei ao comentário da Flora. Só para confirmar se tá tudo certo, ok.

    O comentário da Flora foi uma excelente pedra de toque para eu pôr em prática os ensinamentos do curso de numerologia. Quando dei por mim já estáva tudo escrito :) Muito interessante como a numerologia começa a estar intrinsecamente ligada a nós, aprendizes.
    Mais um abraço meu amigo.
    Rute

    ResponderExcluir
  22. Minha querida, Rute:
    A numerologia não é uma ciência da qual possamos aproveitar os seus ensinamentos ou desprezá-los, e ir por um outro caminho.
    A numerologia é a própria vida, é o caminho inspirado pelos Mestres para que nós tenhamos os legítimos referenciais do que seja a nossa maneira de viver a vida.
    A numerologia é a confirmação para o nosso racional da sincronicidade de que falou Jung.
    As contas e as análises confirmam o oculto, e então acreditamos. Para mim, a numerologia é magia, para os outros eu digo que é ciência.
    Vou ver o que escreveu sobre o comentário da Flora, e comentar também. Desculpe-me a demora em visitar o seu blog, mas eu estou fabricando tempo.
    Abraços.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  23. Olá Mestre , a candidata verde a Marina , pedi para todos em casa votar nelae no segundo turno apoei o Serra , gosto de politica , gosto ainda mais de cadidatos que se comprometem em ajudar o meio , mas se os brasileiros não pensaram direito e continuam votando por marketing e não por conceitos é claro que os outros hão de vencer , mas gostei muito da marina ainda ter ficado com uma boa quantidade isso mostra que há evolução.

    Abraços..

    Fabricio

    ResponderExcluir
  24. Política não é uma matéria fácil de entender, Fabrício.
    Acho melhor estudar bastante numerologia e ler muitos livros de filosofia e espiritualidade, antes de começar a analisar a política.
    Um abraço.
    Gilberto.

    ResponderExcluir