terça-feira, 14 de dezembro de 2010

ALMA OU ESPÍRITO?


Meus fiéis leitores, eis-nos mergulhados em novos questionamentos, daqueles que nos colocam, sem que queiramos provocar os crédulos ou crentes, em situações polêmicas. O que fazer, porém, se o nosso dever é relatar o que ouvimos de nossos Mestres, através dos tempos!

De um modo geral, poucos religiosos, e alguns estudiosos das doutrinas místicas, sabem distinguir a Alma do Espírito. Eles se confundem, quase sempre que vão empregar uma ou outra terminologia, por julgarem tratar-se de palavras sinônimas.

Devemos admitir que, as religiões não ocupam muito tempo a orientar seus seguidores, quando a questão é a constituição espiritual do homem. A maioria delas se contenta com a divisão do homem em corpo e alma. E quando falam da alma, ora tratam-na por este termo, ora denominam-na espírito.

Nesses assuntos, que exigem maior aprofundamento das pesquisas e uma abordagem menos convencional, a Igreja e o Estado costumam usar posturas semelhantes, confundindo bem mais do que esclarecendo.

A ação é proposital, e tem a intenção de desviar a atenção dos seus crentes ou dos seus cidadãos, para verdades superficiais, enquanto escondem o principal. Em ambos os casos, o interesse é o mesmo – promover o medo, alimentar a ignorância ou sustentar o poder.

A igreja rotula essas verdades principais de Mistérios, e para não discuti-las, alega estarem fora da compreensão humana. O Estado, apegado a justificativas semelhantes, utiliza o rótulo SECRETO, e se nega a discutir o assunto, em nome da segurança nacional.

Quem são esses super-homens que se dão ao direito de separar o que pode do que não pode ser informado? Presidentes, Ministros e Generais? Papas, Bispos e Cardeais? Quem São eles e quem lhes deu esse direito?

Deixemos de lado os segredos de Estado, para o blog “Pistas no Caminho”, e tratemos aqui, dos mistérios da constituição humana.

As religiões em geral e as seitas ligadas a fenômenos mediúnicos costumam confundir a Alma com o Espírito. Em seu livro “Iniciação Humana e Solar”, a teosofista Alice Bailey define como tríplice, a constituição humana: Mônada, Eu Superior e Eu Inferior. Pitágoras definiu essa constituição da mesma forma, porém com uma terminologia diferente: Espírito, Alma e Personalidade.

A Mônada é o Espírito Divino que se faz presente em toda criatura humana. É à Mônada , à qual nossas Almas estão ligadas, cada grupo de criaturas à sua respectiva Mônada. E todas as Mônadas à Divindade Superior, numa escala hierárquica que não tem fim.

Devido o seu nível de consciência muito limitado, o povo da Terra mal consegue lidar com a Personalidade, quanto mais se conectar de forma consciente à sua Mônada. Acessar a Alma já é uma conquista para muito poucas criaturas, já que a maioria não consegue se identificar com o seu verdadeiro “eu”, o seu Ego Superior.

A Personalidade, seguindo ainda a definição da Alice Bailey, também possui um aspecto tríplice: Corpo Mental, Corpo Emocional e Corpo Físico. E a quase totalidade da raça humana só consegue transitar nesses três planos, que vai do físico, passando pelo emocional e chegando ao mental concreto ou racional. Daí em diante, o vazio, ainda que muitos pensem o contrário.

As decisões são tomadas sem que se acesse a Alma, ficando por conta da Personalidade, o rumo a ser tomado, que caminho seguir ou que atitude tomar. E como a Personalidade somente atua nos três planos inferiores, as decisões tomadas buscam satisfazer apenas o corpo físico, os sentimentos e emoções e a lógica e a racionalidade.

Os ideais espirituais, que sinalizam para as nossas Missões neste mundo, ficam distantes e inacessíveis, mesmo entre as pessoas que se dizem religiosas. Essas pessoas, de um modo geral, professam crenças religiosas inspiradas por valores lógicos e racionais, sem nenhuma inspiração intuitiva ou espiritualizada.

O Deus delas é criado em suas mentes, de acordo com o nível de consciência de cada uma delas. Esse Deus está muito mais próximo do que elas pensam e sentem, do que um Ser Superior ao qual elas buscam imitar ou Nele se inspirar.

A Alma só começa a ser acessada e sua força se fazer sentir, entre aqueles que são espiritualmente mais evoluídos, que conseguem receber dela a orientação para a ação da sua Personalidade. E isso é conseguido, não com orações e promessas, mas com atitudes dignas de um verdadeiro iniciado.

Diz-se, na literatura esotérica que, somente após atingir o nível iniciático de terceira iniciação é que a Alma passa a controlar o seu Ego Inferior, a Personalidade. E isso demanda inúmeras encarnações e ilimitados aprendizados e experiências.

Diante disso, pode-se concluir o quão distante estamos de acessar o Espírito por vontade própria. Quando essa conexão vem a ocorrer, dá-se por vontade superior, por graças concedidas à Alma pelo Ego Divino, que vislumbra nela os primeiros raios de luz.

A Alma é a entidade espiritual que está num permanente processo de evolução, através de sucessivas encarnações no plano físico, para onde ela vem em busca de experiências.

A Personalidade é o corpo de energia no qual a Alma encarna, e que se desintegra após o ciclo de experiências da alma, a que chamamos de vida.

O Espírito é a Consciência Superior que alimenta a Alma, com ideais e inspirações de perfeição, motivando-a a evoluir e a buscar novas escalas de valores, num processo de crescimento e amadurecimento que não tem fim. Ele é o Deus que habita em cada um de nós, e que não está fora, mas dentro de nossas Almas.

A Alma não é o Espírito, mas o Espírito está na Alma. E da mesma forma, a Personalidade não é a Alma, mas a Alma está na Personalidade. Esta é a verdadeira e sagrada teia divina: a Personalidade ligada à Alma, e dela se alimentando; a Alma ligada ao Espírito e nele e com ele evoluindo.

De agora em diante, meus assíduos leitores, muitos poderão desconhecer a diferença entre Alma e Espírito, mas não vós. Quando presenciardes tal confusão, ensinai a verdade, para que essa confusão não retarde a evolução dessas Almas.

Lembrai-vos que, as portas do Nirvana estão abertas para alguns poucos, mas somente quando todos forem dignos de penetrarem através delas, o que primeiro lá chegou poderá atravessá-las completamente e celebrar a evolução da raça humana do nosso planeta.

Nós não existimos sozinhos, separados uns dos outros. Somos reconhecidos, pelas Hierarquias Sagradas, como Humanidade, que também é um significado oculto, para a presença da Criação Divina na Criatura Humana.

Pensai nisso, meus atentos leitores, e não vos descuideis jamais. Não vos deixeis enganar. Pai, mãe, irmãos, parentes, amigos, inimigos, todos sem exceção, não existem fora de vós, eles são manifestações distintas de uma entidade única – a humanidade.

Agora, sem mais confusões de identidade, que cada Alma caminhe mais celeremente em direção ao Espírito. Ela fala conosco, e nós não a ouvimos. Ele fala com ela, e nós não O seguimos, porque não estamos conectados com ela. Que tristeza!

12 comentários:

  1. Querido Merlin

    É mesmo. As religiões não clarificam mesmo nada, antes pelo contrário. É na ignorância que se domina o mundo, como bem sabemos.

    O tema Alma e Espírito é confuso, mas depois da sua explicação ficou mais claro.
    Muito agradecida.
    Abraço e noite feliz

    ResponderExcluir
  2. Olá, Gilberto
    Gostei imensamente do penúltimo parágrafo, por ele valeu ter lido tudo tão atentamente e foi elucidativo o seu post sempre tão bem elaborado.
    Tenha paz!!!
    Abraços fraternos

    ResponderExcluir
  3. Querida, Hazel:
    Pensando bem, o tema Alma e Espírito não é tão confuso assim, nós é que não fomos orientados espiritualmente de forma adequada, e por isso temos dificuldade de entender o óbvio.
    O Espírito é a Entidade Divina que "encarna" na Alma, dando vida à Alma.
    A Alma, adquirindo vida, encarna no corpo físico, a Personalidade, que ganha vida.
    Os 3 vivem juntos. Se a Alma vier a faltar morre a Personalidade. Se o Espírito faltar, morre a Alma.
    Sinceramente, me responda, ainda acha isso confuso?
    Confuso é imaginar um corpo só matéria, sem Alma, como crêem os que se dizem ateus. Ou uma Alma sem Espírito, com uma Divindade distante à espera da Alma.
    Agora, pense bem, durma com os anjos e sonhe com a verdade.
    Abraços.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  4. Grato por suas gentis palavras, Orvalho.
    O Espírito, que habita a minha Alma, saúda o Espírito que habita a tua. Eles são um só, mas se manifestam múltiplos.
    O Espírito, a Alma e o Corpo são como o mistério da trindade divina, em que Pai, Filho e Espírito Santo são a manifestação trina de uma só Divindade.
    Simples, não é mesmo?
    Um abraço.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  5. Absolutamente nada confuso. Agora ficou claro, depois da sua explicação.
    É como diz: não fomos orientados espiritualmente de forma adequada.
    Ah, os ateus... não sei como conseguem pensar dessa forma. Que desconforto acreditar apenas num corpo físico, que morre e acabou tudo. Brrrr...!

    ResponderExcluir
  6. Sabe, Hazel, as dúvidas são as portas abertas para o conhecimento.
    Nada pior para o nosso aprendizado do que as certezas.
    Adoro as dúvidas, incomodam-me as certezas.
    Gosto muito das suas dúvidas, que sempre exigem muito de mim.
    Abraços.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  7. Olá Mestre , Bom enquanto a essas diferenças eu já sei e já estão confirmadas em minha consciência , mas queria saber que Portas do Nirvana é esta que Você menciona ? Bom mestre , não sei se ouso minha alma mas atualmente me encontro como um 7 , buscando se conhecer e conhecer o meio , conhecer a humanidade , os meus medos karmikos , para depois seguir em minha empreitada espiritual em busca de evolução para se manter em alta frequência e realização da missão , bom mestre queria saber se Seria a numerologia uma forma de reconhecer o que a alma quer , e acessala de uma forma indireta ?

    Abraços..
    JF

    ResponderExcluir
  8. Sim, Fabrício, a numerologia pode fazer isso. Mas, tudo só depende do seu esforço em aprender e cumprir a sua parte.
    O Nirvana é para os religiosos orientais o que o Paraíso representa para os ocidentais. Com uma diferença, os orientais por aceitarem a reencarnação, só imaginam chegar na porta do Nirvana, depois de concluir o seu ciclo kármico de evolução.
    O cristianismo ocidental acredita que possa ir para o Paraíso após uma única encarnação.

    Respeite-se a crença de cada um.
    Um abraço.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  9. Mestre , queria saber sobre o comentário acima , Jesus pregou isto não pregou !? o paraíso , ele até disse que o ladrão perto dele ia se encontrar com ele lá , ele estava se referindo a alguma coisa , ou foi modificação da igreja !?

    Abraços..
    JF

    ResponderExcluir
  10. Qual é a sua idéia de Paraíso, Fabrício?
    Se o Mestre Jesus lhe prometesse o Paraíso, como visualizaria esse Paraíso?
    Como será que o bom ladrão imaginou o Paraíso dele?
    Todos nós, enquanto encarnados, temos conceitos e ideais que só valem para o plano físico. No plano espiritual, iremos viver por um tempo no Paraíso sonhado aqui na terra, mas, depois seremos chamados a enfrentar a realidade.
    E essa realidade, só os Grandes Mestres podem reconhecer e oferecer a quem a merece. E foi isso que fez o Mestre Jesus.

    Abraços.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  11. Mestre,

    Gostaria de saber quem procura o conhecimento e evolução espiritual? Penso que é a personalidade quando começa a refletir sobre a finalidade da existência humana. Porém a busca de maior nível de consciência irá significar a personalidade se subjugar e o homem cada vez mais começar a atuar como uma alma no plano físico, ou seja, diferente da personalidade que somente cuidava somente dos seus interesses relacionados aos sentimentos, desejos e emoções.

    Na verdade o meu texto somente é uma provocação para que escreva um pouco mais sobre personalidade e alma e o processo de despertar de consciência.

    ResponderExcluir
  12. Meu caro leitor:
    Eu reli o texto e acho que a sua pergunta está bem respondida ao longo da postagem.
    A personalidade e a alma são uma unidade só.
    Fala-se de uma e de outra para melhor entender que uma traz os registros de outras vidas e a outra se apresenta como a nova executora dos ideais da alma.
    Ambas estão metidas no mesmo problema. A alma ajuda a personalidade e a orienta para que tudo dê certo.

    Um abraço.
    Gilberto.

    ResponderExcluir