segunda-feira, 7 de março de 2011

CONTAMINAÇÃO: O PROGRESSO A ALTO CUSTO.



TEIA AMBIENTAL - Contaminação: o Progresso a Alto Custo
Rede de Conspiradores Preservacionistas





Meus progressistas e ambiciosos leitores, eu faço questão absoluta de deixar a minha opinião, logo nas primeiras linhas, citando para isto uma frase que consta numa das canções de protesto de Roberto e Erasmo Carlos, em defesa da preservação ambiental – “eu não sou contra o progre
sso, mas apelo pro bom senso”.

Pensa bem, sensato leitor, que modelo de progresso é este, que para alcançá-lo teremos de contaminar o planeta com elementos tóxicos que afetarão a saúde da população mundial?

Confesso-te, caro leitor, que, às vezes, ponho-me a questionar sobre a racionalidade da criatura humana. Nós sabemos que não são todos que pensam assim e compartilham dessa destruição. Mas, se consumimos os produtos que são direta ou indiretamente responsáveis por essa contaminação, como negar a nossa cumplicidade?

No início do ano, li uma notícia que denunciava a contaminação de crianças chinesas pelo chumbo, devido à proximidade de usinas de baterias às localidades em que suas famílias residiam. O governo chinês se dizia preocupado com a reincidência desse tipo de contaminação, que já havia sido detectada em outras regiões do país.

A notícia mencionava a contaminação de cerca de 200 crianças num universo de 280 examinadas, das quais três delas apresentavam altos índices de chumbo no sangue. A intoxicação pelo chumbo pode causar diversos danos, alguns irreversíveis, aos organismos de crianças, afetando o sistema nervoso, o sistema reprodutivo e os rins.

O governo mandou fechar as fábricas responsáveis, que estavam localizadas em áreas proibidas, pela proximidade de locais habitados. Mas, o que se pode esperar de prático em relação a essas medidas? Mais dia, menos dia, as fábricas serão reabertas, senão no mesmo local, num outro tão ameaçador quanto aquele. E a desculpa será sempre a mesma – o progresso não pode parar.

Aqui cabe uma reflexão. A quem se destina o progresso: ao povo ou aos empresários que extraem lucros dos seus investimentos? Os governos precisam refletir mais sobre essa questão, antes de projetar usinas e parques industriais.

Tu, meu ingênuo leitor, deves estar pensando que eu desconheça a exigência das licenças ambientais. Não a desconheço, só não confio nelas. E tenho cá os meus motivos, pois lidei na prática com o mau uso delas.

O Brasil está envolvido por uma aura progressista, que nos conduz a mais reflexões. Será que as usinas, que fornecerão energia para o futuro, e as indústrias, que prometem emprego para o presente, estarão preservando a qualidade de vida de todos nós? Que modelo de progresso será esse, apregoado como erradicador da miséria? Que segurança, temos nós, que não acabaremos enfrentando os mesmos problemas que os países mais progressistas já estão enfrentando, com contaminações e destruições de rios e florestas?

Gostaria de aconselhar alguns filmes muito interessantes, aos leitores mais crédulos, aqueles que confiam nas notícias veiculadas no Jornal Nacional e que se sentem seguros diante de compromissos assinados por grandes multinacionais, de que tomarão todos os cuidados para não afetar o meio-ambiente.

Se ainda não viram, por favor, não deixem de assistir. Se já viram, vejam novamente. Procurem uma locadora e aluguem os 3 filmes, e os assistam com absoluta isenção, ou tentem fazê-lo.

O primeiro deles é um clássico sobre o assunto, ainda que não seja o mais antigo, e deu um Oscar para a Julia Roberts, no papel de Erin Brockovich – Uma mulher de talento. O filme narra a história de uma funcionária de um Escritório de Advocacia que vai muito além dos seus deveres, para defender uma pequena comunidade afetada pela contaminação da água, por uma empresa de luz e gás.

O segundo filme, dentro de um tema semelhante, é estrelado por John Travolta, e denomina-se A Qualquer Preço. Neste filme, é o próprio advogado que, contrariando os interesses dos seus parceiros do Escritório de Advogados Associados, assume uma exaustiva batalha contra indústrias que despejaram resíduos tóxicos no solo, contaminando a água de um lugarejo.

O último dos três é mais uma história de lutas e pressões em batalhas judiciais, desta vez contra uma fábrica de peças para usinas atômicas que provocava contaminação radioativa em seus empregados. A estrela do filme é Meryl Streep, no papel que dá nome ao filme – Silkwood – O retrato de uma coragem.

A minha sugestão, caros leitores, é que assistam estes filmes, e depois julguem com isenção as notícias sobre as obras que trarão futuro progresso às nossas nações. Não importa onde morem, se no Brasil, em Portugal ou na China, o discurso é o mesmo, quando se trata de tentar convencer o povo que a destruição ambiental é um preço justo para o progresso econômico de qualquer nação.

Não crê nisso, sem antes tirar a tua própria conclusão. Desconfia daquele bom mocismo, que promete muito, mas que não passa de puro marketing, envolvente, é verdade, porém, quase sempre mentiroso.

Compara os projetos de Belo Monte, Angra e similares com os fatos narrados nos filmes, e só então tira a tua conclusão, sobre o verdadeiro futuro que nos espera. Mas, tu também podes tomar outra atitude – não te preocupares com isto e pagar para ver se haverá contaminação ou não.

O mundo de hoje não é o mesmo dos tempos de nossos avôs. Tudo acontece em fração de segundos. O bosque de hoje é a praça asfaltada de amanhã. A floresta verde irá tornar-se o pasto da nova agropecuária do futuro. O rio que passa a caminho do mar será transformado num imenso lago, que afetará todo o equilíbrio ecológico da região, para dar lugar a mais uma usina hidroelétrica, considerada indispensável para o progresso.

E tudo é tão dinâmico, tão aparentemente eficiente e estimulante, que nem temos tempo de medir as conseqüências daquelas ações predatórias, e nem mesmo julgamos necessário nos preocuparmos com isso.

Cabe a ti, consciente leitor e confiável eleitor, tomar as decisões que determinem o que seja melhor para o teu futuro e para o futuro da nação. O governante é teu empregado, que foi escolhido por ti, e é pago por seus serviços, através dos teus impostos. Tu nada deves a ele, e por isso não deves temê-lo, apenas respeitá-lo, tanto quanto ele a ti.

Agora, vamos descansar a mente e assistir uma boa sessão de cinema? Espero que todos gostem das minhas sugestões, e que as mensagens que elas contêm sirvam para que tirem melhor conclusão, diante de tanta ameaça de contaminação.

22 comentários:

  1. Agradeço as sugestões :)

    De facto... a nossa saude e a do planeta é tão negligenciada que acredito que muitas das coisas que nos fazem mal, nós nem desconfiamos.

    ResponderExcluir
  2. Que bela surpresa, minha Especial leitora, muito ausente nos últimos tempos!
    Podes ter certeza que muitos de nós, cheios de boas intenções, estamos contribuindo, mesmo que ingenuamente, para a poluição do planeta.
    A recomendação é ficarmos mais atentos e não ser tão crédulo a ponto de crer no que dizem as notas oficiais dos nossos governos.
    Um abraço ecológico além-mar.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  3. Existem momentos em que eu fico pensando o que estou fazendo aqui, neste planeta de lunáticos destrutivos e suicidas...
    Certamente é porque eu tenho muita coisa para aprender, aceitar, tolerar, mudar !

    Que saudade do tempo em que eu era totalmente ignorante sobre esses assuntos e via o mundo cor de rosa com bolinhas azuis...

    Mas, como uma verdadeira Guerreira do Arco-Íris, não desisto de lutar, seja com meus atos, seja com minhas palavras !
    E assim continuamos tecendo nossa TEIA AMBIENTAL, em prol de um mundo melhor para todos nós.
    E que Deus nos ajude...
    Beijos otimistas

    ResponderExcluir
  4. Há muito mais mistérios entre o céu e a terra, oh querida Flora, do que podem explicar essas suas atitudes ambientalistas!
    Se estás aqui e agora, é porque tens algo a dar à geração futura. Se sentes ânsias por lutar e não permitir que as destruições prossigam, pode ser que esses impulsos venham de outras vidas, quando destruíste muitos ideais e foste tomada de um enorme arrependimento.
    Todos nós que queremos tudo certinho, já fomos muito erradinhos. Todos que lutam pelo bem já defenderam o mal.
    A mudança de atitude é determinante para que se dê a evolução da alma. E é aí que entra o nosso famoso número 5, virando a nossa vida de cabeça para baixo, fazendo-nos mudar de cidades e dar um novo sentido às nossas vidas.
    Não dá para voltar atrás. Não para emburrecer e perder a sabedoria conquistada. Tudo tem o seu tempo, e agora é o seu tempo de participar das transformações no planeta.
    Boa sorte, e conte comigo.
    Beijos.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  5. "Eu queria ser civilizada como os animais" pois eles não destroem seu habitat natural :)

    Grande Roberto Carlos! Eu era ainda criança inconsciente e já amava as músicas do rei brasileiro. Há coisas inexplicáveis mas as mensagens que ele nos transmite vêm em vários formatos, na tonalidade da voz, na expressão facial, na energia sentida, na luz do seu sorriso e claro nas letras ecologicas. Quem não lembra as baleias... o progresso...a guerra dos meninos...

    "Tinha na inocência a sabedoria
    Da simplicidade e me dizia
    Que tudo é mais forte quando todos cantam
    A mesma canção e que eu devia
    Ensinar a todos por ali
    E quantos mais houvessem para ouvir

    E a fé em cada coração, na força daquela canção
    Seria ouvida lá no céu por Deus

    La…la…la.. (coro)

    E saí cantando meu pequeno hino
    Quando vi que alguém também cantava
    Vi minha esperança na voz de um menino
    Que sorrindo me acompanhava
    Outros que brincavam mais além
    Deixavam de brincar pra vir também
    E cada vez crescia mais aquele batalhão de paz
    Onde já marchavam mais de cem
    "

    Continuemos também nós, soldados da paz, guerreiros do arco-iris, alimentando a Teia, acordando consciências e talvez se inverta esta tendência para a contaminação fatal. Confio nos tempos de mudança, sinto que em pouco tempo já somos mais de 100, ou que já temos a força de mais de 100!

    O mundo está se revoltando contra a tirania, contra o monopolitarismo, contra o capitalismo, contra a ambição desmedida, reparemos no que está acontecendo nos paises africanos. É a revolta!
    A Revolução Verde também está prestes. Assim como a Revolução Espiritual. O 5 está a entrar em acção. Aguardemos as melhorias. Tenho fé!
    Abraços, excelente postagem (como sempre!)
    Rute

    ResponderExcluir
  6. Olá Gilberto,

    Tenho muitas Saudades daqueles tempos em que o rio Tietê era limpo e com peixes, daquela horta pura que se tinha no fundo do quintal e de tudo que a "era" da industrialização terminou com a sua chegada.
    O ser humano precisa acordar deste "transe" em que foi colocado, pois ele está conivente com a destruição de todos os Seres vivos, dos preciosos recursos naturais que existem e do nosso planeta.
    Eu já não consigo nem ouvir as conversas de "tais pessoas" que acham que nos enganam com conversas de preservação do meio ambiente através de construções absurdas, não sei como conseguem ter tanto descaramento.
    Mas, tudo tem um preço....

    Eu assisti o filme Maravilhoso com a Julia Roberts, muito emocionante e uma verdadeira luta pelos direitos da vida e do meio ambiente.
    Os outros dois não conheço, mas vou procurá-los.

    Excelente postagem amigo, vamos estar sempre alertas!!!
    Muita Luz e Paz em seu coração!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Rute:
    Que desabafo!
    Enquanto nós curtíamos Amália, Dulce Pontes, o Francisco José e outros cantores portugueses,o Roberto Carlos encantava a sua juventude.
    A jovem guarda fez mesmo muito sucesso entre nós e eu gosto de muitas músicas dele, mas as daquela época em parceria com o Erasmo.
    As músicas de protesto foram de muito bom gosto e eu gosto muito de todas elas.
    Gostei da sua garra ao convocar para a luta. Quase que eu peguei em armas e fui atrás.
    Bravos guerreira, esta Teia ainda muda o mundo.
    Abraços.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  8. Minha amiga ambientalista, Lú:
    As coisas estão ficando pretas. Não temos muito mais espaço para negociar com a natureza.
    E o homem insiste nas mesmas antigas atitudes, de querer enganar com seus discursos ridículos, sem se dar conta que ninguém engana a natureza.
    Os resultados de tantos desmandos e loucuras estão aí mesmo para quem tiver olhos para ver.
    Nesses filmes que eu mencionei, pessoas comuns decidem lutar contra o poder do dinheiro, uns se dão bem, outros perdem tudo. Mas, nos três filmes fica a mensagem de que é possível lutar contra os predadores da natureza, desde que se coloque os interesses pessoais coletivos sempre adiante. Se a gente ficar pesando e medindo as conseqüências, então é melhor nem começar.
    A Teia está dando exemplo que é preciso começar e seguir em frente denunciando os abusos e as atitudes predadoras de quem não tem a mínima consciência dos riscos que estamos, todos nós, correndo.
    Se conseguirmos motivar um ou dois de nossos leitores para esta nossa causa, toda vez que colocarmos uma postagem, já teremos alcançado algum resultado.
    A Teia vai crescer e as pessoas vão passar a ter mais consciência e menos medo de reclamar.
    Assim esperamos nós.
    Abraços ecológicos.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  9. É pra se pensar nisso mesmo...

    e quanto antes melhor...

    Um abraço...

    ResponderExcluir
  10. É verdade, Zininha.
    Pode ser que, um dia, mais tarde, já não haja mais tempo para pensar.
    Um abraço.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  11. http://anabelaemblogagenscoletivas.blogspot.com/
    na teia ambiental 2011.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Anabela:
    Captei a sua mensagem. Visitarei o seu blog para saber o andou tramando para fortalecer a Teia Ambiental.
    Um abraço.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  13. Olá, Gilberto
    Vc focou, objetivamente, pontos relevantes no que diz respeito à Teia que me faz repensar a cada dia 7 (ou similar)...
    É tempo de oração e vigilância!!!
    Vamos ver se a Campanha da Fraternidade abre os horizontes da Nação!!!
    Abraços ecológicos

    ResponderExcluir
  14. Oi, Orvalho:
    A Teia serve para isto mesmo, despertar nos outros e em nós mesmos, a consciência de que é preciso fazer alguma coisa.
    As religiões precisam chamar a atenção dos seus fiéis para a responsabilidade ambiental como um dos aspectos da responsabilidade espiritual.
    A Campanha da Fraternidade poderá ser um fator de grande influência no processo do despertar da consciência ambiental na comunidade católica.
    Vamos torcer todos juntos.
    Abraços ecológicos.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  15. Gilberto irmão,

    Hoje(11/03) estava vendo na TV sobre a forte e grave enchente que teve em São Lourenço do Sul.
    Logo me lembrei que esta é a sua cidade.
    Espero que estejas bem com sua família.
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  16. Minha irmã, Lú:
    A minha S. Lourenço fica em Minas Gerais, sul de Minas. A outra, S. Lourenço do Sul, fica no Rio Grande do Sul.
    A minha cidade está ótima, sem nenhum problema, pois até a chuva que tem sido constante não vem causando nenhum transtorno.
    Agradeço, com todo carinho, a sua preocupação.
    Um abraço pleno de reconhecimento.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  17. Olá irmão,

    Você não acredita que á noite me lembrei que a sua São Lourenço era de Minas Gerais!!!
    É que fiquei tão desnorteada com o terremoto e o tsunami que aconteceu, que quando escutei a notícia de São Lourenço na hora associei com você.
    Desculpe o equívoco, mas ontem foi um dia bem turbulento.
    Um grande abraço e muita Luz!

    ResponderExcluir
  18. Minha querida irmã, Lú:
    Agradeço ainda assim a sua atenção por lembrar de mim, mesmo com tanta confusão de terremotos e tsunamis no Japão.
    Agora, cá entre nós, eu ainda fico muito triste quando ouço cientistas dissociando a natureza do homem.
    Ouvi um deles dizendo que terremoto é fenômeno natural, assim como vulcões, e que nossas ações humanas não são responsáveis por uma bem maior incidência do surgimento dessas desgraças.
    Eles parecem ainda desconhecer a Teoria Gaia, uma pesquisa científica que resultou na tese comprovada em pesquisas que a Terra é um ser vivo, e como tal se defende quando agredida.
    Quem diz isso é a ciência, e a grande maioria dos cientistas parece desconhecer esse estudo.
    Se a Terra se defende de agressões, e se somos os eternos agressores da Terra, os fenômenos ditos naturais são provocados, sim, pelas ações humanas, pois o homem não pode ser considerado um ser à parte da natureza.
    É por isso que estamos vivendo esse caos. Que Deus nos proteja dessa ciência que anda por aí.
    Abraços.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  19. Gilberto irmão,

    Concordo plenamente contigo.
    A arrogância e o orgulho do homem é tão grande, que ele se sente onipotente perante tudo que existe no Universo.
    Mas agora estão por vir tempos em que TUDO será cobrado....

    Vamos vibrar por muita Luz.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  20. É isto mesmo, Lú.
    Vamos continuar tecendo a trama da nossa Teia, e seja o que Deus quiser.
    Abraços.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  21. Olá Mestre , Bom , Enquanto a essa lei financeira de progresso ao alto custo , já me vejo cansado disto , cada vez mais e mais esses tolos fazem , contaminam destrói a natureza , destrói arvores , polui oceanos , tudo em nome desta maldita lei , que o governo autoriza isso em nome da evolução, mudanças vão acontecer se nada for feito.

    Abraços..
    Fabricio

    ResponderExcluir
  22. A idéia da Teia Ambiental foi reunir pessoas conscientes de suas responsabilidades, para denunciar esses crimes ambientais.
    Faça o mesmo, Fabrício, mas use termos mais equilibrados, para não espantar, no lugar de aproximar.
    Um abraço.
    Gilberto.

    ResponderExcluir