sábado, 7 de maio de 2011

TEIA AMBIENTAL - VIVA BARCELONA, OLÉ!

TEIA AMBIENTAL - VIVA BARCELONA, OLÉ!
Rede de Conspiradores Preservacionistas

Meus ambientalistas leitores, eis-me aqui a dar viva a uma cidade de primeiro mundo que está sabendo harmonizar o progresso com o zelo ao meio ambiente. Barcelona é um exemplo admirável para outras grandes cidades que alegam ser a imundice das suas ruas e praças uma conseqüência natural do progresso.

A cidade de Barcelona utiliza um sistema subterrâneo para descartar o lixo, que acabou com a sujeira nas ruas, descartou os latões de lixo e deu um basta no velho chavão – progresso e lixo são parceiros inevitáveis.

Diversas cidades européias já se mobilizaram para se adaptar à idéia de progresso sem lixo, mas nenhuma delas criou um sistema que chegasse próximo ao de Barcelona, para o manejo ecologicamente correto do lixo.

As cidades da Europa mais preocupadas com o trato do lixo dispensaram as coletas em caminhões, substituindo-os por bocas de lixo, onde os sacos são colocados através de escotilhas. Daí em diante, cada qual usa um processo diferente para a destinação desse lixo.

Nenhuma delas, no entanto, encontrou solução de tamanha eficiência como Barcelona. Lá, as bocas de lixo são ligadas a um sistema de tubulação subterrânea, que, por sucção, transporta o lixo de hora em hora, dia e noite, o ano inteiro, para coletores que se destinam às usinas de triagem.

Assista a reportagem da Rede Globo.

O lixo chega a viajar a 70 km por hora, por baixo da terra, até os coletores que ficam na periferia, enquanto as usinas se localizam em pontos ainda mais distantes do centro da cidade. O material reciclável segue o seu destino para servir de matéria-prima a novos produtos, enquanto o lixo orgânico vira combustível para mover as turbinas que irão gerar eletricidade.

Meus atentos leitores, isso que parece tão simples, à primeira vista, é realmente muito simples, bastando um pouco de imaginação e uma enorme vontade política. Se tudo que entra e sai de uma casa costuma vir por baixo da terra, por que não incluir o lixo nesse procedimento?

A idéia surgiu em 1992, na Vila Olímpica de Barcelona, e o projeto foi elaborado especialmente para os Jogos Olímpicos daquele ano. A intenção inicial, que era atender apenas à Vila Olímpica, acabou tornando-se um projeto para toda a cidade de Barcelona.

Nos anos que se sucederam às Olimpíadas, a prefeitura de Barcelona tem investido na ampliação da rede de tubulação, como se costuma fazer com as redes de água, esgoto, gás, energia elétrica e telefonia.

Calma, meu ansioso leitor, eu bem que sei o que se passa na tua mente – contas, contas e mais contas. Esquece-te dessas tuas contas. Economia é uma questão muito mais política do que financeira, sempre afirmou com muita propriedade a sábia economista autodidata Hazel Henderson.

A prefeitura de Barcelona já comprovou que todo o custo do projeto acaba representando, a médio e longo prazo, um investimento menor do que o tradicional método de coleta. E sem contar com os benefícios paralelos, alguns impossíveis de contabilizar, relacionados à saúde, ao turismo e ao bem estar da população.

Em Barcelona, os prédios que têm sido construídos nas últimas décadas já possuem o sistema, incorporado às suas instalações de exaustão do lixo. Os moradores já não precisam carregar os sacos até a rua para depositá-los nas bocas de lixo. E, dessa forma, são recolhidos 70% do lixo da cidade, e, dentro de cinco anos, a previsão é que não existirá mais coleta por caminhão.

Meus sábios leitores, eu vos pergunto, para que me respondeis com sinceridade – um sistema desse tipo pode ser instalado no Rio e em São Paulo e em outras cidades menores, mas não menos progressistas? É claro que sim!

As obras do PAC estão aí mesmo, comprovando que o dinheiro público continua operando milagres, quando há vontade política. Ou seria interesse, a palavra mais adequada!

Estamos a caminho dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro. Mais alguns poucos anos, e teremos a nossa Vila Olímpica. Que tal copiar Barcelona? Já que não estamos conseguindo copiar a qualidade do time comandado pelo gênio do Messi, talvez possamos copiar o método de destinação do seu lixo.

Dinheiro? Como cantou o Martinho da Vila – dinheiro, pra que dinheiro? Não é para tornar a nação mais próspera e o povo mais feliz? De que adianta um mês de atrações esportivas, e quando o circo vai embora, fica tudo como era antes?

A cidade do Rio e a nação brasileira deveriam preocupar-se com o lixo da Vila Olímpica, a partir do projeto espanhol. Inventar coisa nova é muito bom, mas copiar o que já deu certo é bem mais inteligente do que sair gastando com maquiagens que escondem o mal, mas não saram a ferida. E ainda tem o aspecto pioneiro, semelhante ao que ocorreu em Barcelona, de começar na Vila Olímpica e se estender para toda a cidade, e, para o país inteiro.

Por enquanto, Barcelona está dando um olé no resto mundo. Nos campos de futebol e nas suas áreas urbanas. A Teia Ambiental saúda a prefeitura municipal de Barcelona e parabeniza o seu povo. Viva Barcelona, olé!

10 comentários:

  1. Uau!!
    Ainda há pouco tempo estive em Barcelona e não lembro de ver essas bocas de lixo. Mas também não vi qualquer camião de recolha!
    Acho o sistema espetacular!
    E concordo com o que foi dito na reportagem, instalar sistema de lixo subterraneo é identico a instalar sistema de água, gás ou de telecomunicações por cabo.
    Barcelona tem uma espantosa rede de metro subterranea, dai que provavelmente é bem fácil montar o sistema de lixo em paralelo. Sendo igualmente fácil resolver problemas do sistema apesar de ser subterraneo.
    Que pena não ter conhecimento disto mais cedo!! Gostaria de ter encontrado dessas bocas de lixo quando estive por lá!!
    Excelente temática Mestre.
    Abraços verdinhos,
    Rute

    ResponderExcluir
  2. Oi, Rute:
    Desta vez, ao invés de denunciar, resolvi dar conselhos. Acho que é um pouco dos efeitos do curso, no qual vivo a aconselhar.
    O mundo está completamente perdido nas mãos dos atuais senhores da elite do poder. Eles são por demais tolos, pois a ganância deixa-os cegos, até para investir num negócio do futuro, como este de Barcelona.
    Imagine só, um mundo produzindo cada vez mais lixo, e um sistema que transforma essa lixaria em matéria-prima, adubo e energia! Mas, mesmice é coisa séria, e dá-se mais atenção a redes de água e esgoto, ou energia elétrica e telefonia, do que tubulação para coletar lixo e conduzi-lo diretamente para usinas de processamento.
    Nada de caminhões, nada de empregados, nada de congestionamentos de trânsito atrapalhando os transportes! Nada de sofrer críticas e ataques dos ambientalistas, como acontece com empresas que transportam petróleo, ou as que despejam esgoto nos rios!
    Acho o método revolucionário, e como tudo que é bom, é simples. Investimento seguro, de retorno garantido, e um negócio utilíssimo no presente e indispensável para o futuro.

    Vamos aguardar o despertar das consciências.
    Um abraço.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  3. Que exemplo bárbaro! Os governantes deveriam estar mais atentos a esses projetos. Ainda mais agora, q estão discutindo mudanças no código ambiental do país.
    Ao invés de se preocuparem em puxar o tapete dos adversários, projetos como esse dariam uma boa votação para quem o propusesse. Muita paz!

    ResponderExcluir
  4. Pois é, Denise!
    Eu também fiquei encantado com a simplicidade da solução encontrada para o lixo.
    Dizem por aí que ninguém sabe o que fazer com o lixo. Barcelona já sabe.
    Estamos próximos de uma Olimpíada no Rio, é só seguir os passos de Barcelona.
    Quem sabe se podemos fazer uma pressão através de alguns dos participantes da Teia!
    Meus abraços ecológicos.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  5. FANTÁSTICO...
    BASTA QUERER...
    QUEM SABE AGORA, COM TANTOS EVENTOS ESPORTIVOS À VISTA...ALGUMA COISA SE FAÇA...

    MAS, SÓ VENDO PRA CRER...

    AQUI SÓ DEPOIS QUE A CASA CAI...

    UM ABRAÇO...

    ResponderExcluir
  6. É isso mesmo, Zininha!
    Depende só da tal vontade política.
    Gasta-se dinheiro em tanta obra sem necessidade, que um investimento para solucionar a questão do lixo seria muito bem empregado.
    Vamos torcer.
    Um abraço ecológico.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  7. Gilberto irmão,

    Me perdoe a demora, mas estou numa fase meio atrapalhada.
    -Deixando a casa em ordem depois de uma mudança.
    -Internet que não está funcionando muito bem(tanto que estou mudando de Operadora, e vou ficar mais alguns dias sem internet até instalar a nova).
    E ainda teve esta interrupção do Blogger estes dias....ufa!!! tanta coisa heim!!!
    Mas o que importa é que cheguei....

    É MARAVILHOSO lermos notícias tão positivas e motivadoras como esta.
    Agora, vou falar a verdade para você.
    Será que mesmo implantando um sistema FANTÁSTICO como este, o brasileiro estaria preparado para utilizar?
    Acredito que deveria haver primeiramente uma grande conscientização por parte de todos os cidadãos, que já carregam em seu interior algumas atitudes que ainda será preciso muita força de vontade para mudar.
    Não estou querendo ser negativa não, longe de mim!!!
    É que ando vendo cada coisa ultimamente, que te juro, existem casos que são de tanta ignorância que parece que as pessoas tem preguiça de pensar.

    Falando deste sistema: É tudo que estamos precisando.
    Acabaria com tanta poluição visual dos amontoados de sacos de lixo que a população não sabe nem preparar (ficando pelo caminho restos de lixo caídos pelo chão, sacos rasgados ,....).
    E principalmente com a coleta feita por caminhões que ao invés de limparem a cidade, acabam sujando muito mais, com seus restos de chorume espalhados pelas vias públicas, causando muitos transtornos.
    Olha, seria uma grande Vitória para todos.
    Mais qualidade de vida com higiene e educação e mais saúde para todos nós e para o meio ambiente.
    Adorei a postagem!!!
    Vamos agora torcer!

    p.s.= Só fiquei com uma dúvida?
    Com tantas enchentes, este sistema ajudaria a melhorar o escoamento da água ou será que seria pior?

    Muita Luz amigo em seu coração!!!

    ResponderExcluir
  8. Olá, Gilberto
    E sigamos com novas esperanças de um dia tudo melhorar... os países de primeiro mundo que nos ensinem a não desanimarmos...
    Abraços de paz e excelente Domingo.

    ResponderExcluir
  9. Minha irmã ambientalista, Lú:
    Eu compreendo as suas dúvidas sobre o bom uso de um sistema que para ser perfeito precisa que os usuários façam a sua parte. Mas, quando um sistema é bem administrado, o comportamento da população muda e até surpreende. O metrô foi um exemplo salutar, com limpeza nas estações subterrâneas que contrastavam com sujeira das ruas.
    Mas, tudo dependerá de uma parceira perfeita do governante com os governados, como tudo na vida.
    Quanto às enchentes, acredito que uma consulta à prefeitura de Barcelona poderia responder esta e outras perguntas.
    A solução está no ato de querer. Se queremos, nos podemos.

    Abraços ecológicos.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  10. Minha querida, Orvalho:
    Como diziam nossos pais e avós, a esperança é a última que morre. E eu tenho muita esperança no futuro da humanidade.
    As minhas críticas sempre serão construtivas com intenção de corrigir-se o que está errado. E, a cada crítica virá sempre um sentimento de fé e de esperança na criatura humana.
    Abraços ecológicos.
    Gilberto.

    ResponderExcluir