domingo, 7 de agosto de 2011

TEIA AMBIENTAL - SEGUNDA SEM CARNE

Meus queridos leitores, a Teia Ambiental não é uma ação corporativa, como muitos poderiam julgar. Estamos abertos a todas as tendências e não rotulamos os movimentos que buscam o progresso à custa de prejuízos ambientais. Lamentamos muitos deles, mas entendemos que todos têm o direito de ter suas próprias opiniões e seguir suas crenças, desde que não se oponham às leis. Se suas atividades afetam a qualidade de nossas vidas, cabe à sociedade tomar atitudes e cobrar das autoridades as leis que nos protejam de quaisquer ações danosas à saúde do homem ou da natureza, o que em tese não tem diferença.

A minha opção pelo vegetarianismo não é modismo ou forçada por qualquer seita religiosa, ela tem suas origens num despertar da minha consciência para os efeitos ambientais, que os hábitos da alimentação carnívora acarretam ao planeta. A minha aversão à carne se fortaleceu quando o meu organismo passou a rejeitar espontaneamente o consumo de pratos à base de produto animal.

A economia mundial se sustenta à base da produção e comercialização de produtos com base na carne e seus derivados. E não serei eu que ensinarei a todos o que é bom ou o que não presta para a saúde humana. Que cada um chegue à sua própria conclusão.

Existem, porém, certos hábitos ou vícios que, ainda que legais, prejudicam a vida dos que não os adotam, e a alimentação carnívora é uma delas, senão a mais danosa para a raça humana e para o planeta. Em nível global, nem o fumo, nem o álcool e nem outros vícios causam tamanhos e tão graves desastres ambientais quanto o uso da carne na alimentação.

Com a intenção de alertar os amantes da carne sobre esses riscos, mas sem o intuito de condenar os seus hábitos, foi lançado nos Estados Unidos, em 2003, o movimento denominado Segunda sem Carne, em inglês “Meatless Monday”. A idéia é apenas diminuir o consumo da carne no mundo, com uma simples mudança de hábito, não comer carne às segundas-feiras de todas as semanas. O movimento ganhou uma grande repercussão mundial, quando o beatle Paul McCartney lançou essa campanha na Inglaterra.

Calma meu impulsivo leitor, eu já imagino que, se és carnívoro, estás a esbravejar contra essa censura à carne, e se és vegetariano, deves estar recriminando essa aceitação de que se coma carne em seis dos sete dias da semana. Tudo na vida depende de se criar hábitos, a alimentação carnívora é um hábito muito mais antigo do que o vegetarianismo, e mudanças de hábitos são sempre muito difíceis, e demandam tempo e paciência.

Um cardápio sem carne reduz a ingestão excessiva de colesterol e gorduras saturadas. Uma opção para a carne é adotar-se pratos à base de feijões, incluindo grão-de-bico, ervilha e lentilha. Com isso, aumenta a ingestão de fibras e compostos protetores da saúde. Já lá se vai o tempo em que se acreditava que sem carne, o organismo sofreria com a carência de proteínas. Hoje, um bom prato de feijão com arroz integral supre todas as necessidades que temos de consumir proteínas.

Calma lá, meu carnívoro leitor, não se trata de implicância, há motivos ambientais que sugerem esses sacrifícios para os amantes da carne! E, afinal de contas, é só um dia na semana, deixando, os outros seis, sem restrições.

Pensem bem, sobre os benefícios ambientais que a medida iria promover. A indústria pecuária é responsável por, cerca de, 18% das emissões globais de gases causadores do efeito estufa. Só o desmatamento causado pela pecuária emite aproximadamente 2,4 bilhões de toneladas de CO2 por ano. E, pior para nós brasileiros, pois ela é a causadora do desmatamento de 80% do bioma amazônico.

Pensemos agora, meu atento leitor, na nossa saúde, pois quanto à melhoria da saúde do planeta, creio eu que não restam dúvidas. Reduzindo-se o consumo da carne, reduz-se a produção, e com isto geram-se os efeitos benéficos à natureza.

Uma dieta sem carne favorece a prevenção de doenças crônicas e degenerativas, como as cardiovasculares, hipertensão arterial, obesidade, diversos tipos de câncer e diabetes. E quem afirma isto, são órgãos conceituados como o Food and Drug Administration e o American Institute for Cancer Research dos Estados Unidos. Estas e outras instituições norte-americanas têm estado preocupadíssimas com o alto índice de doenças, cujas origens são atribuídas ao elevado consumo de carne no país.

Voltemos aos dados estatísticos sobre o que vem ocorrendo no mundo, para saciar a voracidade da sociedade carnívora que prevalece em todos os quatro cantos do mundo. A grande parte dos grãos produzidos mundialmente vai para a alimentação dos animais, incluindo 60% do milho e até 97% do farelo de soja. O mais perverso nisto tudo é que esses grãos poderiam alimentar um número imenso de populações pobres e famintas, enquanto que os produtos animais são consumidos pelos povos mais ricos.

Está comprovada, por estudos recentes, que a carne é uma fonte de alimento ineficiente, num mundo com uma população de um bilhão de pessoas passando fome. E isto ainda se agrava, quando se sabe que a pecuária demanda recursos escassos, como água e terras férteis, que poderiam ser usadas para a alimentação humana.

Diante desse quadro de miséria e fome no mundo, será que tu, meu generoso leitor, se negaria a aderir a essa nobre causa, passando as segundas-feiras sem consumir carne? E nem ouses dizer que somente tu não irás salvar o planeta! As grandes transformações mundiais sempre começaram com pequenas atitudes de poucas pessoas.

Vamos lá, não resiste a este meu pedido, simples na forma de ser atendido, porém de grande repercussão para o futuro da humanidade. Não te peço o vegetarianismo, mas uma simples segunda-feira sem carne. E por que a segunda? Porque foi a idéia do seu criador. Se tu vieres a preferir outro dia, nada contra, mas nas segundas já existem restaurantes que estão retirando a carne dos seus cardápios. E assim já facilita os novos hábitos.

Um dia, meu fiel leitor, eu te conto com mais detalhes porque aderi ao vegetarianismo. Mas, até lá eu me contento em conversar contigo assuntos banais, durante o almoço das segundas-feiras, numa churrascaria que tenha aderido ao movimento da Segunda sem Carne.

Até lá, conto com a tua presença.

Visitem o link oficial da Campanha Nacional.

http://www.svb.org.br/segundasemcarne/

26 comentários:

  1. Iuuuuhuuuu! Acabei de conhecer seu blog e já AMO, sou muito fã de Paul McCartney desde os anos 70 e vegetariana (motivos éticos) há 5 anos, caminhando muito rapidamente para o veganismo. Adorei seu tema e sua colocação.

    Parabéns e paz a todos,

    Elaine

    ResponderExcluir
  2. Olá, amigo Gilberto
    Muito boa a sua sugestão... vou começar a amanhã mesmo... com algo assim bem concreto...
    Não tenho dia certo mas me abstenho de carne por muitos dias também... nas sextas quase sempre por preceito religioso...
    A gente bem que sabe dos danos mas se descuida... vive a vida á revelia... é uma pena!!!
    Vou postar mais tarde (já programado) pois estou fazendo reverência, até às 18h, ao dia de hoje para nós, cristãos católicos...
    Meus parabéns por sua nobre iniciativa e senti a falta sua e da Flora no mês passado em meu post do dia 7... Foi uma pena!!!
    Abraços fraternos

    ResponderExcluir
  3. Oi, Elaine:
    Seja benvinda ao meu reduto espiritual Aqui, a ponte para o sagrado é representada pela Numerologia.
    Todo dia 7, que numerologicamente é o número do meio-ambiente, um grupo faz uma postagem sobre um tema ambiental. A esse movimento denominamos Teia Ambiental.
    Que bom que gostou! Que bom que já é vegetariana!
    Divulgue entre seus amigos essa prática saudável de segunda sem carne. Tente convencer algum dono de restaurante a adotar essa campanha que já existe em diversas cidades brasileiras, como São Paulo, Curitiba e Niterói, entre outras.
    E volte sempre.
    Um abraço ecológico.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  4. Minha querida amiga Orvalho:
    Agradeço a sua adesão à campanha, e peço-lhe desculpa pelas ausências, pois eu estou literalmente sem tempo, e sem cabeça para fazer as tradicionais visitas.
    Os cursos estão tomando grande parte do meu tempo, e me deixando com muito pouco tempo vago.
    Um abração ecológico para a amiga.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  5. Gilberto irmão,

    É muito nobre esta intenção de se estabelecer um dia sem consumir carne, esta é uma atitude que não impõe condições de mudanças radicais a ninguém e que aos poucos leva a uma reflexão mais profunda sobre novos valores.
    Pois “na minha opinião” esta mudança deve ocorrer de forma consciente, e não por puro modismo (como você descreveu no texto).
    Eu mesma, já deixei meu depoimento no espaço da querida Flora, falando da transformação que aconteceu na minha casa desde que comecei a participar de nossa querida “Teia”, e uma das mais significativas foi relacionada á alimentação.
    Sou muito grata a todas as informações que fui recebendo, pois sempre tentava cortar o consumo de carne na minha casa, mas depois sempre acabávamos voltando.
    Meus filhos nunca estranhavam quando eu fazia as mudanças, pois eles sempre adoraram frutas e verduras.
    O problema era comigo e meu marido, pois nós adultos já trazemos no nosso cérebro um comportamento que vem enraizado desde criança, e depois de muitos anos fica difícil de se reprogramar.
    Fora a cultura que existe em nosso País.
    Mas é difícil, não IMPOSSÍVEL.....
    E hoje Graças a Deus (por questão de consciência) , já estamos bem adaptados a nossa alimentação.
    Mas não é um processo fácil, eu bem sei disto.....por muitas vezes acabei voltando á minha alimentação anterior, mas o mais importante é nunca ficarmos nos cobrando.
    Nossa querida irmã Rute me ajudou muito, e todas as suas palavras me estimularam muito neste ponto, e quando começamos a agir naturalmente tudo vai se encaminhando da melhor forma possível.
    E afinal das contas, o verde é NATUREZA, VIDA e SAÚDE......e existem tantas receitas naturais deliciosas (que inclusive aprendi muitas).

    Excelente postagem, com certeza irá tocar a mente de muitos irmãos.

    Um grande abraço ECOLÓGICO em seu coração!!!

    ResponderExcluir
  6. Minha querida irmã Lú:
    A intenção minha é esta mesmo, mostrar que ninguém é obrigado a nada, mas não custa tomar novas atitudes, se a causa for nobre.
    E a causa ecológica é, no momento, a mais nobre e a mais sensata que possa existir.
    Confesso-lhe que eu me cansei de ficar chamando a atenção de gente grande, para atitudes infantis que costumam cometer. Agora, estou procurando alertar a cada um o que pode fazer para melhorar a qualidade de vida no planeta. Se houver um cidadão consciente que se toca com a mensagem, eu tenho certeza que não se negará a dar um pouco de si para melhorar a nossa qualidade de vida, já que todos serão beneficiados.
    Os que não estão nem aí para o que está prejudicando a saúde e o bem estar da humanidade, não serão meus chamados e zangas que farão com que mudem de idéia.

    A Teia foi criada para construir um futuro melhor e não para gerar confitos. Que cada qual assuma seus atos, e depois não reclame.
    Agradeço suas gentis palavras, e vamos prosseguir a nossa jornada ambiental, lado a lado.
    Abraços ecológicos.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  7. Tudo o q pudermos fazer por um planeta melhor é bem vindo. O importante é dar o primeiro passo, pois após o primeiro, sempre vem os outros. Muita paz!

    ResponderExcluir
  8. Gilberto, convido-o para visitar o Lar Encantado, meu blog que já participa da Teia Ambiental.

    Boa semana,

    Elaine

    ResponderExcluir
  9. Este tal de primeiro passo é muito importante, Denise, pois exige ousadia e coragem, e vencer tais limitações abre grandes perspectivas para enfrentar os problemas da vida.
    A Teia é a síntese dos primeiros passos, e tê-la aqui conosco é sempre muito bom, para que possamos dar os primeiros passos juntos com os que compartilham destes mesmos ideais.
    Abraços ecológicos.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  10. Eu já visitei o teu recanto encantado, Elaine.
    E lá deixei os meus comentários.
    Abraços.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  11. Querido Mestre,
    estamos todos em sintonia!
    Alegra-me ler os comentários que teu post gerou.

    Antes de o ler, já havia comentado na Flora que bastava os produtos agricolas não se destinarem essencialmente à pecuária, para já ser mais do que suficiente agricultura organica sem recurso a pesticidas ou fertilizantes quimicos, para alimentar toda a população.

    Basta ver o quanto uma vaca ou um porco come!

    Mas o que me preocupa sinceramente são os excrementos dos animais da pecuária intensiva que estão contaminando terrenos, lençois subterraneos de água e rios. Chegando até a originar modificações genéticas nos animais aquáticos!!

    Enfim, apoio esse pequeno gesto de 2as sem carne. As pessoas não imaginam o quanto vão-se sentir bem nessas 2as-feiras!! Só o fato de não se ficar sonolento após as refeições, de nosso cérebro não "parar" para libertar energias para a digestão de carne, é um enlevo total!! Fora a paz que o vegetarianismo nos traz... parece que se entra em estado ZEN :)

    Abraços,
    Rute

    ResponderExcluir
  12. Oi Gilberto,

    Sou coordenadora nacional da campanha Segunda Sem Carne e gostaria de lhe cumprimentar pelo ótimo texto que você postou.
    Obrigada pelo apoio.
    Se me permite sugerir, coloque o nosso site para as pessoas poderem ter mais informações sobre ela.
    http://www.svb.org.br/segundasemcarne

    Atenciosamente,

    Mônica Buava Caliman
    Sociedade Vegetariana Brasileira

    ResponderExcluir
  13. Minha leitora Mônica, com que satisfação recebi o seu email, que transportei de imediato para o blog!
    Segui a sua sugestão e já coloquei o site oficial do movimento no final do texto.
    Agradeço as suas gentis palavras, e espero contar com a sua adesão à nossa Teia Ambiental, que é uma ação de cidadãos que se julgam incomodados com a degradação ambiental do planeta, patrocinada pelo poder econômico, sob o olhar complacente e conivente dos governantes e a inércia e omissão da sociedade consumista.
    Creio que eu é quem devia dar-lhe os parabéns por assumir essa difícil tarefa, que pode ser mais amena para um ídolo mundial como o Paul, mas que não há de ser fácil para um cidadão comum.
    Abraços ecológicos.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  14. Minha querida Rute:
    Desculpe-me responder a Mônica em primeiro lugar, mas a importância do email dela para todos nós da Teia, mostra o quanto se pode conseguir com persistência e idealismo.
    Quanto às sua preocupações são as minhas também, e a de todos os vegetarianos conscientes. Mas, a carne é um vício como outro qualquer, e o melhor é adotar uma atitude suave mas constante, a fim de evitar a crise de abstinência.
    Os ganhos para a natureza, com uma simples segunda sem carne, são altamente benéficos, e suficientes para que venhamos a ter esperanças numa sexta sem carne, até se chegar a um sábado com carne.
    Estamos conquistando nossos primeiros louros, mas a vitória ainda exige mais esforços e muito mais tempo.
    A Sociedade Vegetariana Brasileira já nos descobriu e reconheceu o nosso trabalho. O mérito não é meu, Rute, mas de todos nós. Não é o sucesso do nº 1, mas a ação coletiva e vitoriosa do nº 9.
    Abraços ecológicos.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  15. Olá, Gilberto!Li ontem a sua participação e passei directamente à prática!A minha segunda foi sem carne, como serão todas as outras, e como disse a Rute, senti-me muito bem hoje e quem sabe este dia não se espalhe por mais dias da semana...Aos poucos se vai ao longe!
    Aos poucos, nós, como as aranhas vamos tecendo a Teia.
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  16. Ora, vivas! Salve, Lina!
    A minha postagem atingiu muito além dos meus objetivos.
    Recebi a visita da responsável pelo Movimento Segunda sem Carne e consegui convencer uma pessoa a aderir ao Movimento.
    Estou realizado, Lina. Espero receber outras adesões nos próximos dias.
    Parabenizo-a pela coragem de enfrentar a mudança.
    Abraços ecológicos.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  17. Gilberto,
    o link está com problema. Algo falhou na colocação...
    Vou passando por cá para saber das adesões!
    Parabéns à Lina :)
    Rute

    ResponderExcluir
  18. Olá Gilberto, vim através do blog da Lina Aroma de Café,participo da Teia Ambiental e me interessei por essa bela iniciativa, junto-me aos adeptos, e começarei segunda feira que vem, embora durante a semana haja dias que não faço uso da carne em casa. Concordo com tudo o que vc escreveu aqui, afinal não custa nada tentarmos convencer as pessoas que é muito prazeroso, descobrir outros sabores, sem ser preciso abater um ser que tbém é vivo como nós. Se analisarmos bem, uma vaca consome dezenas de vegetais, para produzir apenas 1 kilo de carne. Estou me juntando a essa bela e nobre causa, e fazendo bem a mim e a minha familia com essa prática saudável e consciente. Abraços

    ResponderExcluir
  19. Grato, Rute.
    O link já foi corrigido, e pode ser acessado.
    Um abraço.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  20. Agradeço a sua mensagem de adesão ao movimento, Josy.
    Que beleza, nós da Teia podermos adotar medidas práticas para ajudar o planeta!
    Vamos continuar trabalhando para, mensalmente, tomar essas atitudes práticas que favoreçam a natureza.
    Um abraço.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  21. Meu querido parceiro de vida e de ideais:

    Nem preciso dizer como estou feliz com os comentários recebidos nessa sua sensacional postagem !

    Saber que as pessoas estão acreditando nessa idéia e a pondo em prática, reforça a tese de que a informação é muito importante e pode mudar consciências.

    Nós aqui em casa, temos nosso Domingo Sem Carne, no Almoço no Jardim, não é mesmo ?
    Para os convidados, pois para nós, todos os dias são dias sem carne !!!

    Beijo

    ResponderExcluir
  22. Olá,
    Agradeço a sua visita na minha entrevista e lhe deixo o meu carinho de coração a coração:

    "Verdadeiros amigos independente da distância sempre serão AMIGOS!"


    Tenha uma noite abençoada e conte sempre com a minha pobre oração,
    Bjs de paz
    Roselia

    ResponderExcluir
  23. Minha querida cúmplice do vegetarianismo espontâneo:
    Viver sem carne não é nada, duro mesmo seria viver sem flora. Ou seria Flora?
    Aqui temos a nossa semana sem carne. Mas, com muito feijão com arroz. E com a farofa, é claro!
    Estou muito feliz, sim, por perceber resultados bem práticos na nossa Teia. Mudanças de hábitos estão acontecendo, por conta dos temas que todos os participantes estão postando a cada dia 7.
    Beijos vegetarianos.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  24. Minha cara Orvalho:
    Não há do que agradecer, é sempre uma satisfação poder demonstrar o apoio aos amigos. E uma entrevista sua é um acontecimento que os amigos devem prestigiar.
    Conte sempre com a minha presença, lendo, comentando e orando.
    Amigo é coisa para se guardar no lado esquerdo do peito, não é o que canta o Milton Nascimento?
    Um abraço.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  25. Oi,gostei muito do que escreveste,adorei a ideia das segundas sem carne que bom que esta divulgando essa campanha pois acho que assim como eu deve haver mais pessoas que não a conhecia.
    Acho que é muito difícil ser vegetariana nos dias de hoje pois as pessoas ainda tem certo preconceito com aquilo que não conhecem e um receio de conhecer,afinal mudar é muito difícil para algumas pessoas que estão estagnadas no mesmo lugar e sem vontade de mudar,acho que eles até devem ter vontade de mudar,mas o medo do desconhecido prevalece.
    Sou vegetariana desde os 11 anos,atitude que tomei sozinha sem apoio algum e com varias previsões de que ficaria doente,sou a unica na minha família e hoje com 15 anos não penso em voltar atras de forma alguma.
    Sempre encontrei mais preconceito entre os adultos e idosos e menos entre crianças e adolecentes que me pareceram estarem mais abertos a mudanças e as diferenças.
    Gosto muito da forma clara como escreve é fácil absorver suas palavras,mais uma vez parabens,eu adorei o blog.

    ResponderExcluir
  26. Oi, Karoline:
    Estou encantado com sua alma, que alimenta esta sua mente jovem, porém mais esclarecida do que a maior parte dos adultos e velhos que nós conhecemos.
    A sua independência e a sua consciência diante dos rumos a tomar na vida demonstram que deve ser um espírito velho, de volta a este mundo para ensinar mais do que para aprender.
    Agradeço por entender o que escrevo, e de achar fácil absorver o sentido das palavras.
    No entanto, vou discordar, o que escrevo é feito de uma forma semi-hermética, e não são muitos que são capazes de entender. A sua mente é que está muito bem programada para decifar os mistérios. Continue assim, e procure ler todas as postagens, desde 2007, que o seu padrão de consciência vai se expandir.

    Um abraço carinhoso.
    Gilberto.

    ResponderExcluir