quarta-feira, 30 de novembro de 2011

EM BUSCA DO NIRVANA OU DO CÉU

Ah, meus caros leitores, todos querem o céu! Os budistas clamam pelo Nirvana, os cristãos sonham em subir aos Céus. Os muçulmanos querem ser recebidos por Alá. Os judeus, por Jeová. E tu, o que esperas encontrar ao fim da vida?

Todos esses locais sagrados ou estados de consciência superior são atingidos com a morte, mesmo que seja uma espécie de morte em vida, um estado de libertação dos sofrimentos, como pensam os budistas.

De acordo com a concepção budista, o Nirvana seria uma superação do apego aos sentidos, uma rejeição ao sentimento de propriedade e um absoluto desapego aos prazeres do plano físico.

A conceituação cristã não difere muito do ideal de encontrar a paz nos Céus, junto a Deus. O mesmo pode-se dizer do muçulmano na sua jornada ao encontro de Alá. E o que isso difere da visão judaica, em relação ao seu Deus Jeová?

A morte é o fim da estrada, onde se encontram esses santuários acolhedores das almas. Não se consegue alcançar esses estados superiores de consciência, se não morrermos para os apegos ao mundo material e nos entregarmos nas mãos do insondável destino.

Não sabemos o que virá no final da estrada da vida, ainda que cada crença nos proponha uma destinação divina, desde que cumpramos os rituais de passagem, estabelecidos por essas crenças e que fazem parte dos dogmas religiosos que as sustentam através dos séculos ou milênios.

Se for preciso morrer para alcançar a vida eterna ou a recompensa espiritual divina, por que tanto medo da morte? Os mais fervorosos dos crentes, e não importam suas crenças religiosas, se contorcem de angústia, quando o assunto é a morte.

Ou não é a morte a ponte salvadora que transporta a alma para os Céus ou para o Nirvana, ou, é sim, mas são os religiosos que não admitem abrir mão do sofrimento e dos “pecados” do mundo da matéria. Entre pecar com prazer físico ou ascender ao prazer espiritual da comunhão divina, a incalculável maioria se apega à matéria.

O medo, sim o medo, pode mudar o rumo dessa decisão. Mas, tu não achas, caro leitor, que só se for um medo apavorante? Se for uma historinha do que pode acontecer, com quem não fizer isto ou aquilo, não funciona, ou pelo menos não tem funcionado.

Tenho convidado muitos interessados nos segredos da Numerologia da Alma a participar de cursos de Iniciação Espiritual, para que se conheçam melhor e possam ascender a esses Planos Superiores, onde poderão comungar com o Divino. Mas, quando percebem o enorme trabalho que terão pela frente, com o estudo e a mudança de hábitos, com o abandono de vícios e com a transformação de suas vidas, desapegando-se de falsas crenças e falsos valores, a grande maioria recua ou desiste no meio da jornada.

É que essa maioria se deixou levar pela fantasia de que com um pouco de estudo e prática, a iluminação é garantida, senão no início da jornada, pelo menos nos passos mais adiante.

Todos se julgam bonzinhos e dignos de serem reconhecidos como santos, gurus ou iluminados, bastando confessar suas crenças num Deus amoroso e justo, que tudo se resolve. Mas, com o passar do tempo, com a carga iniciática cada vez maior e com as forças de oposição agindo de modo incansável, tentando, seduzindo e iludindo, o postulante se desanima e desiste pelo caminho.

Muitos desses desistentes alegam que pensavam que seriam brindados com visões angelicais ou mensagens proféticas, assim que dessem os seus primeiros passos no caminho espiritual. Alguns mais sinceros confessam que não conseguem abrir mão dos prazeres da vida, mesmo os mais simples e puros, como o álcool, a gula, as farras, inocentes traições, breves atos de egoísmo, um pouco de ostentação e vaidade, e diversas outras atitudes, todas elas incompatíveis com a Iniciação Espiritual.

A humanidade geme de dor, a cada dia, hora e minuto. As doenças proliferam nos países ricos e pobres, com vírus diferentes, mas todos danosos ao corpo, ou letais. A violência toma conta dos centros urbanos, confrontando a polícia com o povo rebelado. As guerras confrontam nações, por razões fúteis, quando analisadas sob a ótica espiritual, mas perfeitamente justificáveis, sob o enfoque político.

Os ditadores violentos se encontram não só nos reinos distantes, mas dentro dos lares, fábricas e escritórios, comportando-se com arrogância e prepotência, impondo-se pela força. Os criminosos são educados em Escolas e Universidades, e aprendem a enganar a sociedade e a transgredir as leis, com a sutileza de um maestro que orquestra o crime organizado, encoberto por pautas e arranjos que não desafinam, por serem muito bem ensaiados por governantes e governados.

Estudar, só para seguir carreiras que dão muito dinheiro e proporcionam oportunidades de enriquecimento, com um pouco de trabalho e muitas falcatruas. Poucos se convencem que ser honesto vale à pena. E, quase nenhum, acredita que o amor e a bondade vencem a guerra e a violência. É cada um por si, e torcem para que Deus não esteja com todos os outros.

Ser espiritualizado dá muito trabalho. É difícil entender essas explicações místicas em que não se tem prova visual de nada. É mais fácil estudar para ganhar dinheiro do que para atingir os Céus, ou o Nirvana. Deus bem que podia ter facilitado as coisas, e criado verdades menos complicadas e que exigissem menos estudo.

Pensando assim, atento leitor, a grande maioria das pessoas que tu conheces entra e sai do templo sem nenhum grau de evolução espiritual. Se parecem ter absorvido um pouco da energia sagrada do templo, logo perdem esse pouco, com o contato com o mundo cá fora, que se situa logo no final das escadarias do templo.

A Numerologia da Alma ensina o caminho para os Céus, para o Nirvana ou para a Iluminação, mas quem caminha é o postulante, que será o eterno peregrino em busca do local sagrado, onde irá comungar com o Divino. Não tem moleza, não, meu ingênuo leitor.

O Caminho da Iniciação é uma via crucis, semelhante à que percorreu o Cristo. E quem quiser chegar a Deus, ou ao Seu reduto sagrado, terá de sofrer como Jesus sofreu, e no final perdoar os que não sabem o que fazem.

O preço é caro, meu nobre leitor, muito caro. Pagá-lo, e ascender aos Planos Divinos, ou preferir gastar tudo com os prazeres mundanos, é uma opção pessoal de cada um. Mas, que não se reclame, mais tarde, das doenças e das desgraças, pois elas não são fatos gratuitos que se manifestam à toa, por um caso ou por acaso.

A Alma e o Corpo sofrem juntos, quando não se harmonizam entre si. As doenças ferem o Corpo, quando ocorrem essas desarmonias. A Alma padece com a dor do Corpo, e mais tarde com o seu próprio fracasso espiritual.

Ninguém se toca dos sinais que estão no ar. Deus fala a linguagem dos sinais, e todos só vêem variações climáticas e efeitos estufa. As violências não cessam de crescer, e só se discutem as causas sociais. As epidemias assolam o planeta, e só se busca solução dentro de laboratórios.

Assim caminha a humanidade até que o medo mude tudo. Talvez, não um medo desses com que estamos acostumados, mas o pavor de ter de enfrentar o desconhecido. E não estou falando de fim do mundo, porque isto nunca existiu, pelo menos do jeito que se imagina. Eu estou a me referir sobre o fim da humanidade, ou de grande parte dela.

As chances estão sendo dadas. Nunca se teve tantas informações, para que todos entendam o que está acontecendo no mundo. A cegueira impede que se veja a realidade, e cada qual só enxerga o que lhe interessa.

Ou a humanidade dá uma guinada para o espiritual, o místico e o sagrado, ou vai tudo para o brejo. Aí não adiante esperar milagres, nem de anjos e nem de alienígenas, pois eles têm mais o que fazer do que se preocupar com quem não cuida da sua própria casa.

Abre o teu olho, leitor amigo. Deixe de te preocupar com 2012, e passa a cuidar mais da tua alma. Há muito mais verdades no caminho entre os Céus e a Terra, do que pode imaginar a tua ambiciosa e materialista filosofia.

10 comentários:

  1. Como é difícil esse desapego,deixar daquelas coisas que acreditamos ser as melhores e na realidade é só para mostrar a sociedade.Somos hipócritas em tantos sentidos.A sociedade exige e nós como pessoas entramos nessa.Falta tanta espiritualidade dentro de nós "seres humanos", não essa da religião, aquela que está presente em nós e que acredita que podemos ser melhores com o próximo..
    Paz e bem

    ResponderExcluir
  2. Querido Mestre,

    «Ser espiritualizado dá muito trabalho.»

    Mas também dá muito prazer e auto-realização em simultaneo.
    Para ser franca, nem entendo "isso" como trabalho. Trabalho para mim é ser dormente, mecanico que não se sente, que segue a manada sem questionar. Que busca a felicidade nas posses de bens, pessoas e ego.

    Entrei para os segredos da numerologia pela sua mão e lá me mantenho há 15 meses, dando duro mas aprendendo muitissimo. Nunca antes meus horizontes estiveram tão largos, meu discernimento tão apurado.

    O autoconhecimento de mim mesma, gradualmente, me permite analisar a realidade, de uma perspectiva mais isenta de egocentrismo. E toda esta transformação traz muita serenidade e plenitude, nunca antes vivenciada em tamanho grau.

    Quem ainda não entendeu o paralelo espiritualidade-plenitude está perdendo seu tempo, cursando em duplicado e triplicado sem absorver uma só verdade de tanto texto iluminado. Era bom pararem para pensar e reflectirem o que realmente querem da vida.

    O nivel evolutivo é onde estamos focados na vida. No umbigo? No material? No todo? No espiritual?

    Mantenha-se paciente, meu bom Mestre.
    «Água mole em pedra dura, tanto dá até que fura». É um proverbio português.

    O presente e o futuro precisam da sua persistência. Mas acredito que seja muito cansantivo, alimentar o despertar das pessoas para depois verificar que continuam se deixando hipnotizar pelo materialismo e egoismo incessante.

    Abraços de agradecimento e admiração.
    Rute

    ResponderExcluir
  3. Sim, minha cara leitora, como é difícil o desapego, mas só para os que não crêem no poder espiritual.
    Se não confio na minha capacidade de vencer meus desafios, preciso me apegar a valores e riquezas materiais.
    A maioria, senão a quase totalidade da humanidade, é presa fácil para as seduções do consumismo. O apego é a causa de tudo, e a ânsia de ter e de reter promove os grandes desatinos do mundo moderno.
    Mas, todo mundo ambiciona o Céu. No fundo, cada um se julga digno da salvação. Será? E de que salvação?

    Abraços.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  4. Minha querida, Rute:
    Nós sabemos muito bem do que trata o texto. Mas, só sabemos por estudarmos o oculto e termos aprendido o que se passa por trás do plano físico.
    Só os que atingem esse nível de conhecimento podem se dar ao luxo de ter resposta para tudo, pois nada lhes é indiferente. Os efeitos têm suas causas, e as causas os seus efeitos.
    Muitos são chamados, porém poucos são escolhidos. Muitos começam, mas poucos terminam.

    Dá trabalho, sim, Rute. Ser espiritualizado é muito trabalhoso. Se é prazeroso, só depois de percorrer o caminho iniciático é que se pode saber.
    A maioria fica pelo meio do caminho, seduzida pelos bens materiais e as promessas de poder.
    Ainda bem que o Inferno não existe, só na mente das pessoas. Mas, acreditar nele já será o suficiente.
    Nem Céu, nem Nirvana, e nem Inferno. E para que um outro Inferno, além deste criado aqui na Terra?

    Vamos estudar Numerologia, que é o melhor remédio.
    Ela revela o oculto, e ensina como atingir o estado de nirvana.
    Um abraço.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  5. Oi, me chamo Cibele. Esse texto me ajudou muito a entender o período que estou passando, cheio das mais difíceis provações que dizem respeito a perdoar até mesmo certas injustiças e me libertar de uma profunda tristeza e raiva que carrego comigo. Depois de tanta dedicação à vida espiritual, eu esperava já estar no meio dos anjos, mas estou vendo que ainda há muito mais para caminhar. Bem, eu pedi a Jesus uma ajuda, uma luz e encontrei seu texto. Obrigada.

    ResponderExcluir
  6. Olá Mestre,
    Acabei de ler o sua publicação, faz pensar em muita coisa.
    Eu assumo a minha parte de culpa, faço parte desta sociedade consumista.
    Estou aos pouco tentar libertar dela, é um processo dificil.
    Sou de uma geração que nada me foi renegado, ao contrário dos meus pais, que nada tinham.
    Eu penso que esta crise mundial, veio para alterar mentalidades. Esta na altura de mudar pensamentos, a nossa autosatisfação não continuar por passar só de um pedaço de papel.
    Espero com o curso, e com ajuda do mestre, conseguir chegar a meta final, não quero ficar a meio.
    Um abraço
    Margarida

    ResponderExcluir
  7. Minha querida leitora Cibele:
    Só o fato de tê-la ajudado, tanto quanto declara em seus comentários, é suficiente para que esta postagem me dê a sensação de dever cumprido.
    Eu não escrevo estes textos senão para ajudar as pessoas a se entender melhor.
    E pelo visto, eu consegui o meu objetivo.
    Agora, Cibele, tente se conhecer melhor, não se exija tanto, aceite suas limitações e procure fazer sempre o melhor.
    Vale a pena!
    Um abraço com muito carinho.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  8. Minha querida aprendiz, Margarida:
    A matéria atrai e seduz os nossos sentidos. Mas, nada justifica trocar o progresso espiritual pelo sucesso material.
    A riqueza material é passageira e não preenche nossos ideais de vida.
    As dificuldades vividas por nossos antepassados não justificam os desperdícios e os apegos materiais com que convivemos nos tempos de hoje.
    O curso de Numerologia da Alma há de ajudá-la a não se deixar enganar pelas aparências, e a perseguir o que realmente tem valor.

    Um abraço carinhoso.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns, muito interessante o texto, infelizmente tudo continua na mesma vaga, acho que todo mundo tá esperando que algo aconteça e por isso está deixando de fazer.
    Abraços.Fabricio

    ResponderExcluir