sábado, 7 de janeiro de 2012

POLUIÇÃO MENTAL - O INÍCIO DE TUDO


Teia Ambiental - em defesa da saúde mental do planeta!

Meus fiéis leitores, neste mês de janeiro do ano de 2012, eu dedico este espaço a uma reflexão, e me abstenho de denúncias ou acusações. Acompanhando as notícias, que me parecem verdadeiras obras-primas de “non sense”, eu tento entender o que se passa na mente da humanidade. E confesso-vos que não é uma tarefa fácil.
Os habitantes do planeta Terra parecem insanos devastadores da vida, numa competição sem fim pelo direito a pleitear o título de maiores ameaças ao futuro de si mesmos. As criaturas humanas são consideradas os únicos seres que destroem os ambientes que lhes proporcionam condições de sobrevivência.
Estive refletindo sobre a origem de tanta poluição, e não demorei muito a chegar a uma triste e fatal conclusão, de que o princípio de tudo está na mente da criatura humana. A mente da humanidade está poluída, motivo pelo qual tudo que pensa e faz gera poluição e destruição ambiental.  
A questão seguinte foi procurar encontrar a fonte alimentadora desta terrível poluição mental, a que abasteceria a mente humana dos impulsos agressivos e destrutivos. Não foi difícil chegar a ela, bastou-me digitar um ou dois sites de notícias, e lá estava eu, no meio do lixo.
Notícias aterrorizantes incutindo o medo na sociedade, pequenas observações subliminares criando suspeitas de ameaças à integridade física do cidadão, escândalos com comentários maldosos sugerindo que ninguém vale nada, futilidades sem conta promovendo atitudes escandalosas e programas desprovidos de um mínimo de ética e moral, do tipo BBB, Novelas e Humorismo de baixo nível.
Na televisão, os noticiários distorcem os fatos para promover os interesses dos grandes empresários e banqueiros internacionais, cujo último desejo na vida é ver o mundo sem miséria e em paz. Os destaques são para as violências nas grandes cidades, intimidando seus moradores a não sair às ruas. As guerras são noticiadas de forma tendenciosa, procurando favorecer a imagem das nações que estão associadas ao poder internacional que manda e desmanda no mundo. As mentiras disfarçam os crimes dos poderosos, tratando-os como ações para corrigir os desvios de conduta ou as ameaças causadas pelos países menores, esses sim os verdadeiros ameaçados.
E tudo isso com o único intuito de tornar os ricos mais ricos e os pobres cada vez mais pobres. Mesmo que à custa da poluição dos oceanos com derramamentos de petróleo, de milhares de florestas devastadas por pastos, dos milhões de armas assassinando jovens ingênuos ou iludidos por governantes que forjam as guerras e por falsas ajudas através de empréstimos aos países em crise, que se transformam em arapucas para roubar-lhes a soberania.
As mentes humanas, diante das telinhas, que agora são duas com a popularização da internet, vão sendo alimentadas pelo lixo despejado pela mídia, todo ele embrulhado em papel de presente. As mentiras se sucedem, as calúnias são estratégias fabricadas por marqueteiros para atingir a honra de quem se atravessa no caminho dos poderosos e tudo sob o aval de grandes redes mundiais de comunicação, que impressionam pelo tamanho, mas cuja grandeza está vinculada a interesses que subvencionam as falsas verdades, que são bem mais fortes causas de poluição do que as mentiras.
Os coitadinhos crédulos, diante da riqueza e da magia da tecnologia, acreditam em tudo que ouvem e vêem, permitindo que o lixo se aloje em suas mentes. Mente poluída pela mentira, pelo ódio e pelo medo é o ambiente perfeito para idéias distorcidas e agressivas contra a natureza e contra a sociedade.
A poluição mental produz reações violentas contra a natureza, numa busca frenética por riqueza, extraindo da terra tudo que possa ser transformado em dinheiro. Quando isto acontece, a poluição mental passa a ser a fonte que alimenta a poluição ambiental.
Atos ou notícias despretensiosas mexem com a mente humana, ativam as autodefesas e põem a sociedade em pânico. A mídia vende tudo que possa fazer de um cidadão comum um homem iludido pela moda. Ou com um revólver na mão, um pretenso guardião da família. Ou com dinheiro no bolso, uma figura respeitada na sua comunidade.
Tudo poluição, mera poluição. No início, a poluição limpa, não por não conter toda a sujeira, mas por escondê-la muito bem. Depois, com a insistência das mensagens poluidoras, já não há como evitar os efeitos físicos da poluição. Desperdício, para atender o promovido consumismo. Atitudes violentas, para imitar os grandes falsos heróis, promovidos pelos noticiários, com a disfarçada intenção de assustar e amedrontar a sociedade. De tanto serem noticiados, os bandidos se tornam heróis, e penetram na intimidade das famílias, que os tratam como pessoas da casa.
E as mentes vão sendo poluídas disfarçadamente, em meio a notícias falsas, fantasiosas e ilusórias. Tudo a serviço dos interesses financeiros internacionais, que distribuem fartas esmolas para o povo, ou na pior das hipóteses pão e circo.
Mente poluída, planeta destruído. Mente contaminada, natureza devastada.
E tu, atento leitor, como vai a tua mente? Quanto tens poluído a natureza?
Cuidado, muito cuidado! O cacique Seattle, há mais de 100 anos, já preconizava que, um dia, o homem branco despertaria sufocado em seus próprios dejetos. Toda noite antes de dormir, não custa dar uma olhada ao teu redor.

18 comentários:

  1. Querido Mestre,
    que oportuna sua publicação.
    Ontem assisti ao filme 2013 - A Conspiração do Tempo e lá ouvi o que me pareceu uma parte da verdade, nua e crua, como eu a venho sentindo há muito tempo:

    Vivemos na ERA DA MENTIRA.
    Não podemos confiar nos médicos, nem nos politicos, nem nas religiões, nem nas escolas, e muito menos nos Midia!
    Em vez de noticias, recebemos opiniões sensacionalistas de quem vê o mundo segundo a sua perspectiva. Ou seja, a noticia deveria ser independente de quem a divulga. Ou até mesmo, a noticia deveria ser educacional, equilibrada e pura.

    Mas o que vemos é precisamente o contrário. Os jornalistas dão o que o povo gosta: DESGRAÇA!, vibrações negativas, quando deverião promover uma mente sã.

    Cabe-nos a nós, desviarmo-nos da poluição mental, questionar todo o conhecimento que chega até nós. É por isso que não vejo programação televisiva. Desde os noticiários, às séries, aos filmes exibidos pela TV, programas de entretenimento e novelas, é tudo LIXO! Uma lixeira diária que entra em nossas casas.

    Abraços.
    Rute

    ResponderExcluir
  2. Olá, Gilberto
    Gosto do seus questionamentos do tipo 5...
    "...atingir a honra de quem se atravessa no caminho dos poderosos"...

    Isso eu vejo muito...
    Na Espiritualidade, chamamos a isso da cruz que nos atravessa corpo, mente e coração...
    Todos passamos por isso de uma forma ou de outra...
    Muito boa a sua colocação bem de acordo com o início do ano...
    Abraços fraternais e ecológicos, meu irmão.

    ResponderExcluir
  3. Chega um ponto em que viver afstada das pessoas é um "santo rémedio",todo esse esclarecimento,
    se for abordado em família,amigos você é pessimista,cheio de esquisitice.As pessoas não
    refletem,e pior,vão continuar jogando a sujeira em baixo do tapete,perdendo a verdadeira essência do viver.ANDRÉA.ABRAÇOS.

    ResponderExcluir
  4. Minha querida aprendiz, Rute:
    O estudo do Caminho de Origem vai abrir as nossas mentes para melhor entender o que se passa conosco.
    Causas e efeitos ficam mais claras, se entendemos o Caminho de Origem.
    O efeito antes da causa poderá ser a explicação para muitas ações e fatos que não são bem entendidos.
    Esta postagem é uma provocação para que venhamos a refletir sobre nossas crenças e ideais.
    A indignação que sentimos diante de uma humanidade manipulada não passa de uma reação de repulsa a nós mesmos, com nossa aceitação a esse comando exterior.

    Um abraço.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  5. Grato, Orvalho, por suas sempre gentis palavras.
    A Teia é uma fonte de inspiração para quem crê num mundo divino, em que o homem não é o rei, mas um dos súditos, junto com os animais, vegetais e minerais.
    Um abraço.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  6. Minha querida leitora Andréa:
    Pensar diferente sempre foi um fator complicador na vida da criatura humana. É bem mais fácil seguir de cabeça baixa para o matadouro, do que reagir e negar as verdades que tentam nos impingir o jugo dos mais poderosos.
    Como respondi à minha aprendiz, Rute, esta postagem é uma provocação para mexer com a consciência dos mais despertos. Mas, não basta protestar, é preciso tomar atitudes.
    Um abraço.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  7. Olá, Gilberto!Realmente esta postagem faz-nos pensar em tudo que nos rodeia. Apesar de assistir pouca televisão, é inevitável até o contacto indirecto com os meios de comunicação, rádio, jornais revistas e o que as pessoas nos transmitem em 2ª via! Costumo ver que as notícias são como uma onda, que vem gigantesca e que leva a que todos repitam o que ela traz, mas em pouco tempo acaba e ninguém se lembra de nada. Não há tempo para reflectir, é apenas mastigar e engolir uma quantidade enorme de informação poluída que realmente deixa as suas marcas como bem escreveu...Eu comecei este início do ano em duras provas, fruto deste clima de mentiras e poluição mental que está a atingir a humanidade em geral, ainda estou um pouco perdida... uma coisa aprendi, é preciso não se deixar poluir mentalmente e estar bem desperto...
    Agradeço as suas palavras, os ensinamentos que nos trazem a chamada de atenção tão necessária nestes tempos.
    Um grande abraço
    Idalina

    ResponderExcluir
  8. Minha amiga Lina, vivemos num mundo de mentiras, em que todos tentam enganar a todos, visando interesses pessoais.
    Se nós não nos vigiarmos muito bem, acabamos mesmo é repetindo atitudes que tanto condenamos nos outros.
    A vida muito focada em ganhos materiais e sucessos profissionais distorce a nossa visão com facilidade e, de repente, lá estamos a repetir os hábitos que tanto condenamos nos outros.

    Esta postagem é um alerta a todos nós, para não nos deixarmos enfeitiçar pelas mensagens que nos chegam a todo instante, e que parecem encerrar as verdades absolutas que só uns poucos são capazes de ver. Isto não é verdade!
    Todos somos capazes de entender tudo, mas, para isto temos de abrir nossos olhos espirituais.
    Um abraço.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  9. Que bom,sr.gilberto,depois que descobri este blog,sinto que não estou sozinha.A algum tempo,procurando sobre o número 7,me vi perplexa(foi essa o a expressão que usei)diante o que o sr.explicou.Vejo que depois de tantos fogos...nada mudou.Sempre atenta nesta reflexão,Andréa.

    ResponderExcluir
  10. Continue praticando a sua perplexidade sobre o 7, Andréa, só não se esqueça que ele é o número do ecologista, daquele que cuida da natureza e se preocupa em preservar o planeta.
    Por isto, sempre que puder tome uma atitude que demonstre a sua ligação com o 7. Cuide do lugar onde mora, seja uma ambientalista sempre ativa e cobre das autoridades e dos amigos ações que não agridam as condições ambientais.
    Que bom, que voltou para fazer este comentário!
    Volte outras vezes.
    Um abraço ecológico.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  11. Adorei, penso exatamente isso, e creio existe no mundo mais pessoas boas do que pessoas más. O detalhe é que a mídia valoriza tanto os bandidos, e desgraça/tragedias, que faz-nos crer que o mundo é todo perigoso. Sair de casa é perigoso, e ficar nela também.
    Gosto de saber o que acontece, acompanho em várias mídias então nunca tenho uma informação engessada. Sempre procuro discutir/debater uma noticia em casa, assim enquanto eu e meu marido debatíamos sobre os assuntos minha filha apredeu a contestar/questionar, hoje é uma adolescente que se manifesta sobre tudo o que vê, com argumentos e responsabilidade.

    Muita Luz e Paz!
    Abraços

    ResponderExcluir
  12. Que bom, Adelaide, que nos deu esse testemunho!
    As pessoas se esquecem que as grandes mudanças começam em casa, na conversa e nos exemplos diante dos filhos.
    A maioria dos pais espera que o governo e as escolas se transformem na solução dos graves problemas que estamos enfrentando, deixando de cumprir suas obrigações de educadores.
    Meus parabéns por ter uma família que dialoga junta, sem transferir responsabilidades.
    Um abraço.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  13. Saudações Mestre...estou por aqui, me reorganizando, muita coisa aconteceu...e ainda estou me transformando...saudades suas e da Flora Maria...passarei por aqui para ler os textos com tempo e divagar, que é o que eu gosto mesmo! hihi

    Forte abraço a vocês!

    ResponderExcluir
  14. Seja sempre bem-vinda a este espaço, Franciele.
    Reorganize-se e volte quando puder.
    Os textos estão aqui ao seu dispor, é só clicar e ler.
    Um abraço.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  15. muito bom o texto, realmente os lideres desse governo sabem que tudo começa pelo o imaginário humano(mente) por isso todo este "bombardeamento" da mídia nos habitantes, hoje as mensagens estão cada vez mais perceptiveis, ainda existe muita coisa por trás disso tudo, a verdade tem que ser dita.

    abraços.. fabricio

    ResponderExcluir
  16. É isso mesmo, Fabrício, temos de permanecer atentos.
    O sistema é muito eficiente para iludir os ingênuos.
    Basta uma pequena distração, e eles introduzem falsas mensagens.
    Um abraço.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  17. oi queria respostas por que o 7 sempre esta presente em minha vida,eu nasci de 7 meses dia 7/7 o meu nome tem 7 letras sobre nome tbm tem 7 letras pode ajudar se tiver respostas manda pro msn isaah.trindade@hotmail.com

    ResponderExcluir
  18. Meu caro leitor nascido em 7 de julho:
    Recomendo-lhe que leia com atenção o texto em que trato das esquisitices de quem nasce num dia 7, digitando o link abaixo.
    http://brasilan.blogspot.com/2010/01/as-esquisitices-de-quem-nasce-num-dia-7.html

    Certamente, encontrará muitas das respostas que procura.
    Mais do que isto, só fazendo a análise do seu mapa completo, o que demanda custo.
    Um abraço.
    Gilberto.

    ResponderExcluir