sábado, 7 de dezembro de 2013

TEIA AMBIENTAL - VÍTIMAS OU VILÕES?



               
 


Meus caros leitores:
A questão ambiental já se tornou caso de polícia. A dificuldade é descobrir as vítimas e os vilões. Todos reclamam das temperaturas extremas, mas o que está sendo feito para evitar o agravamento da situação climática? De quem é a culpa?
O calor está um horror, é preciso tomar alguma providência. A melhor solução seria criar bolsões verdes ou cinturões verdes, como prefere a maioria, a fim de tornar a temperatura mais amena. O governo não protege as matas, e deixa as agroindústrias devastar áreas de floresta. A população pede às prefeituras para derrubar árvores, por medo que caiam na cabeça de alguém ou para erguer uma casa ou, apenas, para desimpedir a entrada da garagem.
A reclamação da sujeira das ruas é uma unanimidade em quase todas as nossas cidades, com toda a população reclamando da omissão do serviço público. Se o povo não atirasse nas ruas o lixo que sobra de tudo que consome as ruas estariam limpas, e pouco haveria a se recolher.
O ar está poluído, e a culpa é da fumaça dos carros, que precisavam ser punidos pelo DETRAN. Se os motoristas cuidassem dos motores dos seus carros, a poluição seria insignificante.
Quanto mosquito! O que as autoridades estão fazendo para acabar com essa onda de mosquitos? O que a população vem fazendo com o seu lixo, quando perde a hora do lixeiro? Os terrenos baldios recebem os despejos dos lixos, e os que despejam seu lixo são os mesmos que reclamam da sujeira e dos mosquitos.
Os rios estão imundos, porque as margens tornam-se lixões para quem não tem tempo ou paciência de colocar seu lixo à espera do caminhão de coleta. As ruas ficam inundadas a cada chuvarada, e os bueiros entupidos pelo lixo atirado na sarjeta.
As grandes criações de bovinos são consideradas as grandes responsáveis pela devastação de imensas áreas verdes. O povo não passa sem o seu filezinho, e não quer nem saber dos estragos causados, na origem, pela carne que consome.
No plebiscito a população votou contra a proibição da venda de armas de fogo. Mata-se com todos os calibres disponíveis no mercado, e a culpa é da polícia.
Sabem de uma coisa? Não há vítimas ou vilões, pois a irresponsabilidade humana assume ambas as posições. O governo é a expressão fiel do povo. Governo predador administra cidades e nações habitadas por predadores.
Meus ecológicos leitores, ou cada qual começa a mudar sua postura, ou vamos passar a vida cobrando ações públicas que os governantes não estão nem aí para atender.
Muitas das causas de destruição ambiental são responsáveis por altos faturamentos em impostos ou lucros de empresas governamentais. Quem vai mudar a legislação para proteger a natureza?
A ignorância humana não vincula o desenvolvimento a qualquer preço com doenças e desgraças que afetam a humanidade. A saúde econômica é mais valiosa do que a saúde da criatura humana.
Meu amigo leitor precisa deixar de reclamar, e fazer a sua parte. Não assuma a condição de vítima, admita ser um dos vilões que estão destruindo a natureza.

3 comentários:

  1. Olá, Gilberto
    Cada vez qu e arrumo a minha casa, faço a minha parte e penso na sujeira que vivem muitos...
    Não consigo jogar papel de bala no chã sequer...
    Vou à Baixada Fluminense e me entristeço tanto... uma sujeira horrível!!!
    Local onde nasci e fui criada e que virou um lixão coletivo...Pena que não nos toquemos com o que acontece diante dos nossos olhos...
    Seja feliz e abençoado!!!
    Abraços fraternos de paz e bem

    ResponderExcluir
  2. Bom dia,falta sensibilidade nas pessoas,infelizmente até as criaças que serão os adultos de amanhã,estão voltadas para o "mundo de informações da internet"...Dentro da minha família está assim! Plantar uma árvore,manter um jardim,atrair pássaros,borboletas...Para depois sentir o cheiro das flores,ficaram nos livros do passado,onde o autor narrava uma situação e era capaz de falar das delicadezas da natureza ao seu redor...Enfim,onde não há amor e respeito com certeza haverá catástrofe,o planeta tarra é um exemplo ...Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Minhas queridas leitoras e amigas, Orvalho e Andréa:
    Nós temos de dar o nosso exemplo, e aguardar.
    A maioria não tem consciência do que seja viver em harmonia com a natureza.
    Os pais não podem ensinar aos filhos o que não sabem.
    Os professores só ensinam o que aprenderam, e eles não aprenderam a conviver com a natureza.
    Os governantes querem agradar o seu eleitorado, que não está nem aí para o que seja desenvolvimento sustentável.
    O resultado é este caos em que vivemos.
    Um Poder Superior sempre põe as coisas no lugar. Se não fosse assim, o planeta já teria sido destruído.
    Abraços para as duas.
    Gilberto.

    ResponderExcluir