sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Saint Germain - o mítico e o místico







"O Conde de Saint Germain foi certamente o maior adepto oriental que a Europa viu nestes últimos séculos"
Helena Petrovna Blavatsky (Theosophical Glossary)





Em seu livro sobre o filósofo e místico
Saint Germain, a escritora Isabel Cooper-Oakley insere no seu Capítulo I esta citação de Blavatsky, que expressa o pensamento dessa figura antológica que foi, e ainda é, considerada a mais extraordinária médium de todos os tempos.
Helena Blavatsky foi uma criatura estranha a esse mundo, onde viveu encarnada por 60 anos, de 1831 a 1891. Ela nunca se sentiu muito à vontade no seu papel de canal do
s Mestres, mas cumpriu a sua missão, é verdade que, não sem resmungos e protestos.
Em seu livro A Chave da Teosofia, ela relata que nos últimos 25 anos de cada século, os Mestres procuram ajudar o progresso espiritual da humanidade, estimulando o surgimento de intensos e expansivos movimentos espirituais. Esses movimentos são liderados por seres que têm a missão de passar conhecimentos ocultos e acelerar o processo de evolução da humanidade.
Dentre essas figuras, Blavatsky considerava Saint Germain o maior de
todos os adeptos, afirmação que certamente seria inspirada por seus Mestres, que com ela conversavam em tempo quase integral.


O Coronel H.S. Olcott, que foi o 1º presidente da Sociedade Teosófica, escreveu um artigo no The Theosophist Journal, em sua edição de 190
5, em que comparou os dons e os poderes místicos de Blavatsky aos de Saint Germain.
Olcott se refere a Saint Germain como uma das figuras mais impressionantes e admiráveis da história moderna. E ressalta a sua vocação de viver entre o esplendor das mais brilhantes cortes européias, sobressaindo-se acima de reis, nobres, filósofos, estadistas e homens de letras, na majestade de seu caráter pessoal e na profundidade dos seus conhecimentos, não somente dos mistérios da Natureza, mas também da literatura de todos os povos e épocas.



A menção feita por Olcott ao livro de Isabel Cooper-Oakley, O Conde de Saint Germain, como fonte de suas ideações e convicções, levou-me à minha biblioteca, onde guardo essa obra literária como se resguarda uma obra sagrada. Li e reli diversos trechos que me ajudaram a melhor acompanhar as alusões feitas por Olcott, aos feitos de Saint Germain e às suas semelhanças que ele, Olcott, buscou identificar com tudo que estava acostumado a testemunhar no seu convívio com Blavatsky.
Em seu livro, a Sra. Cooper-Oakley destaca o prazer que o Conde sentia de confundir a nobreza da corte de Luis XV, e mais tarde de Luis XVI, com seus títulos de nobreza e nomes assumidos , sem que fosse possível confirmar suas origens e descendências. E o que mais intrigava a todos era o fato de que o Conde parecia imune ao tempo, circulando na corte francesa com a mesma aparência, como menciona a Sra. Cooper-Oakley, apoiada no testemunho da Mme. d'Adhemar em seu Souvenirs sur Marie Antoinette, escrito em 1836.
Entre 1710 e 1822, o Conde mantinha a aparência de um homem de 50 anos, se apresentando sob diversos nomes e títulos de nobreza, como Marquês de Monferrat, Conde Bellamarre ou Aymar, em Veneza; Cavalheiro Schoening, em Pisa; Cavalheiro Weldon, em Milão e Leipzig; Conde Soltkoff, em Gênova e Livorno; Conde Tzarogy, em Schwalbach e Triesdorf; Princípe Ragoczy, em Dresden e Conde de St. Germain, em Paris, Haia, Londres e São Petesburgo.
Um escritor contemporâneo do Conde assim o descrevia :"Ele parece ter cerca de 50 anos, não é gordo nem magro, tem uma agradável expressão intelectual, veste-se com muita simplicidade, mas com bom gosto; usa os melhores diamantes em sua caixa de rapé, no relógio e nas fivelas. Grande parte do mistério de que se rodeia deve-se à sua liberalidade principesca. Dizia-se que ele falava inglês, alemão, italiano, português e espanhol muito bem, e o francês, com sotaque piemontês".

A sua ascendência era inteiramente desconhecida, havendo muitas especulações, mas nenhuma certeza. Nobre, filho natural de um rei de Portugal ou de um princípe da Transilvânia, ou talvez descendente de um banqueiro espanhol ou de um coletor de impostos de Rotondo. Muitas suposições, nenhuma confirmação.
Na corte francesa, ele aparecia na casa de Mme. Pompadour, com a mesma aparência que tinha quase 50 anos atrás, quando vivia em Veneza, por volta de 1710. Uma velha condessa perguntou-lhe se fora o pai dele que ela conhecera naquela época, em Veneza, e o Conde respondeu-lhe com absoluta naturalidade e despreocupação : "Não, madame, há muito tempo perdi meu pai. Eu mesmo vivi em Veneza, e tive a honr
a de cortejá-la na época. A senhora foi muito gentil e costumávamos cantar juntos".
A senhora condessa alegou que aquilo era impossível, pois o Conde deveria ter, então, a mesma idade que tinha agora, em torno de 45 anos. O Conde não se fez de rogado, e respondeu-lhe : "Madame, eu sou muito velho". E era assim que ele circulava pelos salões dos palácios, fazendo-se protegido dos reis, amados pelas damas da corte e invejado
s pelos ministros e secretários.

Um dia, ele tentou salvar o reino da derrocada,
alertando Maria Antonieta do perigo que se aproximava. Mas, tudo em vão, as intrigas e as maledicências contra o Conde fizeram-no se afastar da França, e avisar à sua amiga Mme. d'Adhemar que "não posso fazer nada, minhas mãos estão atadas por alguém mais forte do que eu... Está tudo perdido, condessa! Este sol é o último que cairá sobre a monarquia. Amanhã ela já não existirá mais, o caos prevalecerá, haverá uma anarquia sem igual..."
Assim eram as aparições dessa figura mística e poderosa, que antecipava os acontecimentos e que enxergava o futuro como se para ele não existissem nem espaço, nem te
mpo.



Olcott, em seu artigo, cita ainda o registro feito pela conceituada Correspondance Littéraire, que considerava o Conde de Saint Germain "o
homem mais ilustrado que jamais se vira".


"Ele conhecia todas as línguas, toda a história, toda a ciência transcendental; não aceitava presentes ou patrocínios, e recusava todas as ofertas disto, dava prodigamente, fundou hospitais, e trabalhava sempre, e sempre arduamente, pelo benefício da raça."

"Temos várias descrições da aparência pessoal do Conde de Saint-Germain, e embora elas difiram um pouco nos detalhes, todas o descrevem como um homem de saúde radiante, e de inalterável cortesia e bom-humor. Suas maneiras eram a perfeição do refinamento e da graça".



"Era consenso quase universal que ele tinha uma graça e cortesia de maneiras encantadoras. Ele apresentava em sociedade, além disso, uma grande variedade de dons, tocava vários instrumentos musicais excelentemente, e às vezes demonstrava faculdades e poderes que beiravam o misterioso e o incompreensível. Por exemplo, um dia ele lhe tinha ditado os primeiros vinte versos de um poema, e os escreveu simultaneamente com ambas as mãos em duas folhas separadas de papel – e ninguém presente poderia distinguir uma folha da outra".


"As histórias da época todas falam de Saint-Germain e do importante papel desempenhado por ele na política do momento de mais de um reino. Assim é dito que ele teve muito a ver com a ascensão da Imperatriz Catarina ao trono da Rússia. Ele foi amigo íntimo de Frederico o Grande da Prússia, de Luís XV da França, do Landgrave de Hessen, e de vários príncipes e de outros grandes nobres. Por muitos anos ocupou um grande lugar no pensamento público de várias cortes e nações, mas, de súbito, no ano de 1783, desapareceu da vista pública com o mesmo mistério cercando sua retirada de cena que cercara sua aparição. Não temos registro de seu destino, além da declaração de seu amigo, o Príncipe de Hesse-Cassel, de que ele falecera em 1783, durante alguma experiência química em Eckenford, perto de Schleswig. Não há absolutamente nenhum registro histórico da doença final ou morte deste homem que, por tantos anos, agitou as cortes européias, nem uma só palavra sobre a destinação de sua alegada fortuna colossal, em gemas e ouro, que ele sempre tinha consigo. Como diz Léclaireur: "Um homem que teve uma carreira tão brilhante não pode se extinguir tão subitamente de modo a cair no esquecimento". (H.S.Olcott)

"Além disso, como o mesmo autor diz: "É relatado que ele teve uma entrevista com a Imperatriz da Rússia em 1785 ou 1786. É relatado que ele apareceu à Princesa de Lamballe quando ela estava diante do tribunal revolucionário, logo antes que cortassem sua cabeça, e para a amante de Luís XV, Jeanne Dubarry, enquanto ela esperava o golpe mortal, em 1793. A Condessa d’Adhémar, que morreu em 1822, deixou uma nota manuscrita, datada de 12 de maio de 1821, e presa com um alfinete ao manuscrito original, onde diz que "vira o Sr. de Saint-Germain diversas vezes depois de 1793, a saber, no assassinato da Rainha (16 de outubro de 1793); no 18 Brumário (9 de novembro de 1799); no dia seguinte à morte do Duque d’Enghien (1804); no mês de janeiro de 1813; e na véspera da morte do Duque de Berri (1820)". Deve ser observado paralelamente que estas últimas visitas à sua amiga, a Condessa, depois de seu desaparecimento de Hesse-Cassel e sua suposta morte, podem ter sido feitas da mesma maneira que a do Mestre a mim mesmo em Nova Iorque – no corpo astral projetado; pois temos, no artigo da Srª. Cooper-Oakley, uma citação das Memoirs de Grafer, a declaração de que Saint-Germain disse a ele e ao Barão Linden que deveria desaparecer da Europa por volta do final do século XVIII, e mudar-se para uma região dos Himalaias, acrescentando: "Vou descansar; eu preciso descansar. Exatamente em oitenta e cinco anos as pessoas novamente porão os olhos sobre mim. Adeus, eu vos amo". A data desta entrevista pode ser deduzida aproximadamente de um outro artigo no mesmo volume, onde é dito: "Saint-Germain esteve em Viena no ano de 1788, ou 1789, ou 1790, onde tivemos a inesquecível honra de encontrá-lo". Se tomarmos a primeira data, então oitenta e cinco anos nos trariam a 1873, quando H.P.B. veio a Nova Iorque para me encontrar; se tomarmos a segunda, então oitenta e cinco anos coincidem com nosso encontro em Chittenden; se a terceira, isso marca a data de fundação da Sociedade Teosófica e o início da escrita de Ísis sem Véu, em cujo trabalho, como já disse, estou persuadido de que Saint-Germain foi um dos colaboradores." (H.S.Olcott)


Olcott via uma similaridade muito grande entre os dons de Blavatsky, a quem conhecia muito bem, e do Conde de Saint Germain, a quem só tinha acesso através dos relatos históricos daqueles que com ele conviveram, ainda que sem entenderem de fato com quem estavam lidando.

O misterioso Conde de Saint Germain, após exercer sua influência junto ao reino francês, numa vã tentativa de evitar a revolução que derrubou a monarquia, despediu-se do século XVIII, e veio a reaparecer no século seguinte na Alemanha. Os movimentos teosófico e maçônico devem a Saint Germain o impulso que tomaram e a influência que exerceram numa época em que o materialismo ameaçava a
s sociedades da época.

Um plebeu ou um nobre, um mito ou um místico, um adepto e mais tarde um Mestre, todas as imagens se enquadram na figura memorável desse ser iluminado, sábio e poderoso, gentil e bem humorado, educado e galanteador.
Não se pode falar do Mestre Saint Germain, Senhor do Sétimo Raio, sem lembrar os passos do adepto, servindo à Lei, fiel à sua missão, mesmo quando já sabia que de nada adiantaria a sua tentativa de mudar os rumos da história.
Aqueles que exaltam o Mestre, invocando os poderes da Chama Violeta, e louvando-o como o Senhor da Nova Era, o novo avatar, deveriam refletir sobre a jornada humana do Adepto, e se espelharem no respeito que o Conde tinha por suas obrigações humanas. Ele tudo poderia conseguir sem muito esforço, e até fazia isso, mas não poderia mudar o destino traçado pela Lei, pois como ele dizia para Mme. d'Adhemar "nada poderia ser feito, porque alguém mais poderoso já havia decidido ".


A beleza e a nobreza dos gestos desse Mestre são exemplos para todos nós, que buscamos a ascensão espiritual, e que, ingenuamente, imaginamos que para tanto devemos abandonar as nossas tarefas humanas e os nossos esforços físicos, para viver em contemplação à espera da iluminação.
O Mestre St. Germain é um exemplo de ascensão por mérito, mediante um trabalho ordenado e disciplinado.
O Conde já possuía poderes, mas tratava de fazer a sua parte, agindo no plano físico e procurando mudar o comportamento dos seus pares, como qualquer criatura humana, lidando com ganaciosos e traidores. Como um novo Cristo, um avatar da Nova Era, ele fez a sua peregrinação nas ricas cortes da nobreza, e não junto aos pobres e doentes, como o fizera antes o Mestre Jesus, senhor da Era de Peixes.

Os Mestres são, em princípio, seres que já atingiram um elevado padrão de expansão da consciência, mas que, assim como qualquer um de nós, tiveram deveres a cumprir, antes de saírem dos seus corpos físicos, e passarem a atuar em planos sutis e ocultos, fora da percepção humana.
Saint Germain deve ser visto e admirado como esse ser que age junto à humanidade, bem perto de cada um de nós, acompanhando os nossos erros e louvando os nossos acertos. Ele sabe muito bem reconhecer nossos valores e as dificuldades que enfrentamos, mergulhados em questionamentos diários, pois há bem pouco tempo, há somente 2 ou 3 séculos atrás, ele trabalhava entre nós, com os pés no chão e a mão na massa.

E por sabê-lo meu Mestre, e pela honra de haver sido por ele aceito como seu discípulo, sinto agora, com esta postagem, uma sensação de dever cumprido, um sentimento talvez difícil de ser definido, tão difícil quanto as tentativas de explicar suas origens e seus poderes, quando ainda encarnado como Conde de Saint Germain.

Deixo esta minha reflexão final, como uma invocação de final de ano, e uma saudação pelo ano 11 que se aproxima, um ano de mestre.









11 comentários:

  1. Querido Gilberto,
    Gostei muito deste post que nos lembra um mestre de Luz tão importante para o paneta Terra.
    Quero agradecer suas visitas deste ano e que no próximo ano continuemos aqui a falar de LUZ, a denunciar os passos trôpegos da Humanidade e a buscar cada vez mais caminhos para nossa realização enquanto filhos de Deus.
    Feliz Natal e Ano Novo de muita LUZ.
    bjs
    Perséfone

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  2. Minha querida amiga Pérsefones, agradeço suas palavras, e também todas as suas visitas.
    O ano que vem, por ser um ano 11, será uma ano de mestre, quando as energias sutis, presentes no padrão vibratório da Terra, favorecerão as divagações filosóficas e as reflexões espirituais.
    Ai daqueles que insistirem em atos egoístas e gananciosos !!! Ai de quem não se preparar para esse preâmbulo dos novos tempos !!!
    Prossigamos a nossa peregrinação por caminhos sagrados, e não nos deixemos tomar pelo desânimo, diante de tantos desatinos.
    Muitos são os que fantasiam a chegada de salvadores alados. Muitos são os que não crêem nesses resgates vindos do espaço, e nem em si mesmos, e por isso não são capazes de assumir os seus aspectos divinos.

    Entre esses extremos, estaremos nós, peregrinos da LUZ. No caminho do meio, seguiremos nós, não tão deslumbrados pelos falsos efeitos luminosos, mas jamais descrentes das interferências ocultas dos Mestres,responsáveis pela evolução da humanidade.
    Feliz Natal e Muita Luz por todo o Novo Ano de Mestre que está para chegar.
    Sinceramente, do amigo,
    Gilberto

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  3. Olá Gilberto. Aqui é Bárbara, residente de Poços de Caldas - MG - adorei esse post, tenho algo muito ligado à Condessa e aos Mestre.
    Obrigado pelas importantes informações.
    Abraços
    PS:Estou ansiosa para seu curso em Janeiro em São João da Boa Vista, estarei lá.
    Feliz Natal.
    Até Breve!
    Obrigado

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  4. Oi, Bárbara, seja benvinda ao Alma Mater, onde Numerologia e Espiritualidade caminham juntas, lado a lado.
    Aqui procuro criar um espaço aberto a todo tipo de reflexões, desde aquela que é extraída de uma análise com conteúdo numerológico até as que abordam temas místicos e esotéricos.
    Continue visitando o blog, pois outras postagens semelhantes já estão programadas.
    Que bom que irá fazer o curso ! Então, a gente se encontra em São João.Até lá !
    Feliz Natal e um Ano Novo de grandes conquistas espirituais, que é o que se deve esperar de todo Ano Mestre.
    Um abraço.
    Gilberto.

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  5. Olá mestre , bom saber um pouco desse mestre saint germain senhor do sétimo raio que é o seu é isso mestre? , como todo mestre ele era bem misterioso e possui diversos dons acho que a evolução desses avatares é de nível cosmico por isso alguns deles muito humanitarios reencarnam aqui para ajudar , esse mestre foi “empregado” para ajudar a terra e ele deve estar trabalhando muito neste momento atual, o que me intriga no texto é a ligação maçonica no trecho:
    “Os movimentos teosófico e maçônico devem a Saint Germain o impulso que tomaram e a influência que exerceram numa época em que o materialismo ameaçava as sociedades da época.”
    Os protestantes dizem que a maçonaria é uma sociedade que cultua demonios e que fazem rituais satanicos tem até DVD’s que ex-maçonicos falam disto, porque a maçonaria ainda mantem segredo no que ela faz é como se algo fosse ameaçado se eles revelassem, o que esconde a maçonaria?, será que ainda “eu não tenho cabeça para entender”.
    Abraços…
    JF

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  6. Não é só vc que não tem cabeça para entender, meu caro aprendiz Fabrício! Mas, muita gente.
    Quando as pessoas não conseguem entender um poder ou mistério atribuem a forças do mal.
    Grandes gênios da astronomia e das ciências já foram chamados de bruxos, queimados vivos ou, como no caso de Jesus, crucificados.
    Pergunte aos religiosos cristãos, por que Jesus foi perseguido pelos religiosos da sua época?
    Eles vão tentar explicar, sem reconhecer que a linguagem de Jesus era estranha para as crenças daquele tempo. E por isto, Jesus também sofreu a acusação de que tinha um poder que havia sido dado pelo Demônio. Bobagem, de quem não sabe o que diz!
    A maçonaria foi uma seita esotérica que reunia conhecimentos ocultos que passaram de gerações em gerações, e que não poderiam ser revelados para os irresponsáveis ou mal intencionados.
    Hoje, porém, a Maçonaria já não reúne o mesmo poder do passado. Os tempos mudaram, e também o que era segredo passou a ser revelado.

    Não se deixe levar pelo que os outros dizem, nem mesmo o que eu digo. Leia e tire as suas próprias conclusões.
    Um abraço.
    Gilberto.

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  7. Oi senhor Gilberto,como esta?
    Nossa adorei ler sobre Saint Germain,que pessoa iluminada,ano passado(eu acho) comprei um livro pequeno sem muitos atrativo que já estava esquecido na estante de uma livraria,simplesmente comprei pois o nome me chamou muita atenção,o nome era: A fraternidade branca.Fiquei encantada com o que descobri principalmente com a chama violeta,tentei achar algum livro que conta-se a historia de vida de Saint Germain,mas não achei nem um bom (talvez não tenha procurado direito).Então hoje o senhor imagine qual não foi minha felicidade ao ver esse post e com qual euforia absorvi as palavras.Obrigada mais uma vez Gilberto.

    Sabe o livro falava especificamente sobre a fraternidade branca e ao tentar explicar oque era a fraternidade a escritora disse que eles são uma extensão do poder divino e depois ela diz que todas as chamas juntas são a divindade,como eu não tive outro livro sobre o assunto não tive como comparar essas informações.Sera que o senhor poderia me dar uma base me explicando como as chamas podem ser a divindade,ou se isso for tomar muito do seu tempo poderia me sugerir um livro para que eu possa me informar mais sobre o assunto?Desde já agradeço.
    Abraços

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  8. Gostei muito de saber que sentiu afinidade com a figura do Mestre Saint Germain, minha jovem Karoline.
    Existem alguns livros sobre a vida de Saint Germain, dos quais o mais interessante para mim é o que cito na postagem, escrito por Isabel Cooper-Oakley.
    Quanto à Grande Fraternidade Branca, não é uma tarefa muito fácil desvendar alguns dos seus mistérios, mas confiando na sua intuição, vou sugerir que entre no link a seguir para ler sobre o assunto. http://www.naveluz.arq.br/fraterni.htm
    Mas, existem diversos sites no Google tratando do mesmo assunto.

    Um esclarecimento resumido sobre a questão de ser a Fraternidade uma extensão do poder divino e uma síntese de todas as sete Chamas pode começar com uma relação no Plano Físico com a refração da luz.
    A luz branca quando se refrata ela se divide nas 7 cores do arco-iris. No Plano Espiritual, imagine que a Luz Branca é a Divindade que ao se refratar no Plano Físico se divide em Sete Raios, que são aspectos divinos que regem a vida na matéria.
    Cada um dos 7 Raios possui um Mestre, e está associado a uma das cores refratadas. Cada um de nós tem uma ligação muito forte com um dos 7 Raios, e isso faz com que tenhamos tendências relacionadas a esse Raio, e uma natural atração pelo seu Mestre.
    Saint Germain é o Mestre do Sétimo Raio, que é o Raio da Chama Violeta, e que está relacionado aos segredos místicos e aos cerimoniais secretos. Assim sendo, todos os Sete Raios reunidos, com as suas respectivas Chamas, são reconhecidos como a Divindade que se refratou nas 7 Cores ou Chamas.
    A Luz Branca é a Luz da Grande Fraternidade Branca por ser a síntese das 7 cores, que depois é dividida pelos 7 Mestres, que assumem a condição, cada um deles, de uma sétima parte da Divindade manifestada na Matéria.

    Espero que tenha entendido.

    Um abraço.
    Gilberto.

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  9. Muito obrigada pela resposta,entendi sim oque disse.
    Abraço

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  10. Que bela exclamação, Chanel!
    Eu também penso assim.
    Thank you pelo comentário.
    Gilberto.

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