domingo, 30 de janeiro de 2011

A INSUSTENTÁVEL LEVEZA DAS MUDANÇAS

Meus acomodados e comodistas leitores, falar de mudanças é um desafio para mim que escrevo e para vós que sereis censurados por descuidos e omissões.

A numerologia nos ensina que mudar é tarefa para o número 5, uma energia impulsiva e inquieta, difícil de ser controlada e impossível de ser contida. Uma coisa é aceitar mudanças e outra, bem distante, é realizar as mudanças.

Confesso-vos que poderia mencionar uma infindável relação de processos de mudança que começam e ficam estagnados pelo meio do caminho. Os motivos são diversos, e todos eles dizem respeito a medos do desconhecido.

Mudar é enfrentar o medo e arriscar no futuro, pronto a recomeçar toda vez que fracassar. Ousadia é um atributo dos que foram capazes de mudar suas vidas e saírem das mesmices que os prendiam às rotinas repetitivas do dia-a-dia. Mas, não pretendo vos enfadar com discursos de auto-ajuda, pois desses, eu já cansei, antes mesmo de tê-los começado.

Ah, amáveis leitores, peço-vos paciência e tolerância, não para mim que, como afirmei, não hei de vos exigir mais do que atenção, mas para aqueles que se dizendo esotéricos e espiritualistas não conseguem mudar suas vidas, vivendo num eterno limbo entre o consumismo e as buscas espirituais.

Quantos de vós tendes, entre seus amigos, membros de seitas secretas ou simples estudiosos da literatura esotérica? Estou a me referir a pessoas deslumbradas e cheias de mistérios que se consideram muito evoluídas e conhecedoras de segredos que não podem ser revelados. Não precisais responder, contento-me com o vosso silêncio.

Pergunto-vos, e como todo bom advogado eu já sei a resposta. Essas pessoas são inconstantes ou inconscientes, entrando e saindo de sintonia com o Divino, com a mesma naturalidade que entram e saem do shopping, carregadas de bolsas, depois de confessar que estão vivendo uma fase de grande aperto financeiro.

Essas de quem vos falo são consumistas espirituais, conhecem todas as religiões e seitas, por já terem entrado e saído de todas elas, sem saber muito bem porque fizeram uma coisa e outra. Elas costumam adorar conversas sobre assuntos estranhos e se mostram curiosas a respeito de novidades ritualísticas que entram e saem da moda, mas de espiritualistas elas têm muito pouco ou quase nada.

Existem outras, meus atentos leitores, que, diante de uma novidade, são capazes de largar tudo e se dedicar ao estudo, até que os chamados do mundo material atraiam novamente suas atenções, fazendo-as desistir de aprender aquilo que parecia ser a salvação das suas almas.

Detenho-me nestas inconstantes e ansiosas transeuntes das vias espirituais, que percorrem seus caminhos por algum tempo e logo desistem. Elas ouvem o chamado da alma e se curvam diante do caminho iniciático. Mas, só por algum tempo.

Digo-vos, caros leitores, com toda a tristeza que, dentre essas, muitas seriam fiéis aprendizes e futuras discípulas, se fossem capazes de se desapegar dos bens materiais e cuidar mais da alma do que do corpo. Infelizmente, a grande maioria não consegue abrir mão dos seus sestros e badulaques, que penduricalham no corpo como Carmens Mirandas modernas.

As místicas e badaladas espiritualistas apegadas estão, de tal forma, ao plano físico que não têm coragem de trocar o consumismo duvidoso pela espiritualidade certa. Elas falam como seres espiritualizados, mas agem como infiéis profanas, que saem dos templos para as modas, como se essas fossem meras extensões dos outros.

Lamento muito por elas, amigos leitores, que ficam agoniadas, quando se afastam da sua vidinha presa à matéria, e, por algum curto espaço de tempo, se dedicam à alma mais do que ao corpo. Elas não conseguem resistir por muito tempo a esse afastamento da vida material, que lhes dá segurança, e acabam esquecendo os seus compromissos com os Mestres dos seus Raios e retornam ao Deus Dinheiro.

Quando percebo que isso começa a acontecer com quem estava começando a se empolgar com o seu aprendizado espiritual, realmente me entristeço e lamento por ela, mas nada posso fazer para obrigá-la a perseverar no caminho iniciático, pois cada qual tem o seu livre arbítrio para escolher a que Deus servir.

A maioria, quase a totalidade, daqueles que despertam para a vida espiritual, arrasta consigo um fardo pesado, de ser tentada pelas ambições do mundo materialista e estar sujeita às seduções das riquezas e do poder. E sucumbem à matéria, e a ela retornam mais afoitos e gananciosos do que antes, numa espécie de compensação pelo tempo perdido.

Ah, o medo, meus assíduos seguidores, o medo causa, senão todos esses estragos, a maioria deles! Medo de ficar pobre ou de perder o status social. Medo de ser despedido e ficar desempregado. Medo de não ganhar o suficiente e de depender dos outros. Mas, quase ninguém tem medo de não cumprir sua missão espiritual e transformar em fracasso a sua volta a este mundo.

Pobres seres humanos, que temem o secundário e desprezam o principal! Eles se esquecem que o que importa mesmo é a sua capacidade de enfrentar a vida sem medo e de confiar que a justiça divina irá proporcionar-lhes o que necessitam para sobreviver. Mas, para a maioria, isso é muito pouco, e entre a missão espiritual e a ambição material, não há dúvida em escolher o dinheiro e o progresso econômico.

Pobres e frágeis criaturas, julgando optar pela força, entregam-se a práticas que só as enfraquecem e as afastam do processo de evolução espiritual, que é a verdadeira razão por que estão no mundo! Mas, elas não confiam em si, nem crêem nos ensinamentos ocultos, e preferem lutar pelo ouro que podem perder, do que pela sabedoria e conhecimentos, que ninguém jamais poderá retirar-lhes.

E tu, meu curioso leitor, por onde andas? O que te deixa angustiado? Sentir-te pobre de dinheiro ou carente de espírito? O que te incomoda? Não ser tão espiritualizado quanto aparentas, ou não possuir toda a riqueza com que sonhas?

14 comentários:

  1. Oi Gilberto!
    O que realmente me deixa angustiada é não achar minha missão para realizá-la, pois acredito que, o que realmente alimenta o ser humano, é encontrar a missão e batalhar para realizá-la. Isso não há dinheiro no mundo que pague!!! Estou a procura da minha...
    Abraços

    Karen

    ResponderExcluir
  2. Oi, Karen:
    A nossa missão nunca se esconde de nós. Nós é que não sabemos reconhecê-la, se ela surge, de repente, diante de nós.
    A missão não é um projeto complicado, nem mesmo uma obra grandiosa. Ela é dever e aprendizado a ser assumidos com simplicidade e sem medos.
    A missão surge no caminho, na hora certa, e se intensifica no 3º ciclo, quando aparecem todas as oportunidades para realizá-la.
    Fique sempre atenta, para não deixar passar em branco os sinais que nos convidam para a missão.
    Um abraço.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  3. O QUE ME DEIXA ANGUSTIADA?
    CONVIVER COM PESSOAS PESSIMISTAS/VAMPIRESCAS;
    PESSOAS QUE NÃO RESPEITAM AS DIFERENÇAS ALHEIAS;
    EMPREGO (TER QUE FICAR TRANCADA EM DETERMINADO AMBIENTE, FAZENDO SEMPRE A MESMA COISA: NÃO TER A LIBERDADE DA CRIAÇÃO);
    SHOPPING;
    AMBIENTES DECORADOS COM OSTENTAÇÃO;
    ***********************************
    O QUE ME INCOMODA?
    SAIR DA DIETA VEGAN;
    VESTIR ROUPA SINTÉTICA NESTE CALOR DO NORDESTE!
    OUVIR QUE "LEITE DE VACA É BOM PARA OSTEOPOROSE";
    SUTIÃ APERTADO.
    **********************************
    Estou aprendendo a viver cada vez melhor com pouco dinheiro...mas não me deixe sem ARTES!
    FICO SUPER ANGUSTIADA QUANDO ME SINTO/VEJO POBRE/CARENTE DE ESPÍRITO: é de DOEER!!!!!
    ********************************************
    Me incomoda quando não consigo ser tão ESPIRITUALIZADA, em algumas circunstâncias/ocasiões, como pensaria ser (QUANDO PERCO O EQUILÍBRIO).
    Me considero RICA, "apesar" de receber um salário mínimo: "MEUS SONHOS, EU CONSTRUO".

    ResponderExcluir
  4. Minha nobre e idealista prima, os seus ideais estão em conflito com as atitudes "normais", e isto a faz uma das nossas: espécie em extinção, ou será em fase de evolução?
    O processo de Iniciação se manifesta exatamente assim, cheio de questionamentos e percalços. A gente sente que não quer ser mais como era, mas não sabe bem quem é.
    Parece que há excessos de tudo e faltas do que seja essencial. Os antigos hábitos de família cedem espaços a comportamentos estranhos para os parentes, que nos consideram fanáticos ou simplesmente loucos.
    Aquele gosto antigo causa-nos desgosto.
    Os vícios dão-nos náuseas e os alimentos antes valorizados vão sendo abandonados, numa recusa natural do organismo em aceitá-los no corpo.
    Passa-se a ser um estranho no ninho, ou melhor um estranho sem ninho.
    É duro, minha prima, mas vale a pena. Nada nos dá maior prazer do que sentir que já não somos os mesmos.
    Um beijo.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  5. «...mudar é tarefa para o número 5, uma energia impulsiva e inquieta, difícil de ser controlada e impossível de ser contida.
    (...)
    Mudar é enfrentar o medo e arriscar no futuro, pronto a recomeçar toda vez que fracassar.»

    Que Deus me dê forças para recomeçar sempre que pense que fracassei. Apesar de todos os esforços para motivar.
    Hoje, sem planear, tive de ceder à energia do 5, com sensibilidade de mês 2, numa ténue "liderança" de dia 1.
    Abraço de 9,
    Rute

    ResponderExcluir
  6. Minha eventualmente impulsiva, Rute:
    Administrar o nº 5 não é tarefa para qualquer um.
    Por que tantos conflitos e guerras, porque tantas brigas e separações?
    Ele é o responsável pela evolução planetária, e também pelas destruições. Ele constrói e destrói, com o único objetivo de contribuir para a eterna evolução.
    Ali nas fronteiras entre o grupo "pé no chão" e o "cabeça nas nuvens", localiza-se o nº5 o sentinela das mudanças e dos movimentos. Quem quiser atravessar a fronteira terá de passar por ele. De um lado o grupo de 1 a 4 e do outro o de 6 a 9. No meio, o senhor da transição, o 5. Não se pode atravessar de um lado para outro sem que ele interfira.
    Controlar a força dessa interferência é o segredo dos Deuses.
    Abraços.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  7. Nunca pensei que caminhar pela vida fosse tão difícil !
    Angustio-me com minha intolerância e falta de paciência diante da destruição da Natureza.
    Entristeço-me com minha crítica severa e minha palavra dura.
    Lastimo meus erros e pecados.

    Dinheiro ? Prá que dinheiro ?

    Beijo

    ResponderExcluir
  8. Minha querida, Flora:
    Se te aprofundares em tantas angústias, precisarás do dinheiro para tratar da saúde.
    Relaxa, querida, menos cobranças e um pouco mais de aceitação com a ignorância predominante na criatura humana.
    A Natureza sabe defender-se melhor do que nós a ela. Ela é sábia e forte, enquanto a humanidade sofre com a sua petulância agressiva.
    Se te consola, eu perdôo os teus pecados, pois conheço bem os teus nobres propósitos.
    Vai em paz, e não peques mais.
    Um beijo.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  9. O que me angustia é não saber em que lugar no planeta eu estou. Tenho a sensação de estar vagando na vida. Por vezes acho que estou no lugar certo fazendo a coisa errada ou será pior... no lugar errado e fazendo a coisa errada. Ó céus... Como saber?!
    Só sei que estou sendo chamada mas não sei pra que lado ir e o que fazer.
    Um abraço.
    Muito Obrigada

    ResponderExcluir
  10. Minha indecisa, Josie:
    Eu acho que sabe muito bem para onde ir, indo do tarot para a numerologia, estudando os mistérios do ocultismo, e buscando seu caminho iniciático.
    Deixar-se levar pelo fluxo da vida, não se opor às mudanças e estar sempre disposta a absorver novos conhecimentos seriam boas estratégias para obter as respostas que está procurando, não acha?
    Continue assim, que, um dia, a resposta certa surge à sua frente, e as dúvidas desaparecem.
    Um abraço.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  11. Olá Mestre , Bom o 5 essa número é um pouco marcado em minha vida é um números de mudanças e metamorfoses , acho que estou começando a mudar nesta vida , começando a se interessar por espiritualidade , só me pergunto se na próxima vida em um planeta de baixa ou de alta frequência eu vou continuar esta minha peregrinação em busca dos conselhos de meu eu superior em busca de evolução na grandiosa existência , bom o número de transformação está em minha vida , basta eu me desapegar do material que pra mim é até fácil por amar as coisas da existência(7).

    Abraços..
    Fabricio

    ResponderExcluir
  12. Essa dúvida, Fabrício, só poderá ser respondida após a sua vida espiritual durante toda esta encarnação.
    Ninguém é melhor porque quer, mas a qualidade de cada um é decidida pelos Mestres.
    Muitos pensam que são sábios e evoluídos, mas os Mestres podem não julgar assim. Alguns pobres coitados, desprezados por muitos, podem ser os escolhidos.

    Não há como saber antes da hora. Faça a sua parte, e ponto final.
    Um abraço.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  13. Mestre enquanto ao número 5 ele pode ser caracterizado pela impulsividade e pelo vai e vem ? por exemplo uma hora um aventureiro 5 come carne outra hora ele come salada e ele quer ser vegetariano, não sei se vc entendeu o meu ponto de vista, o 5 causa inquietude ?, até agora sei que ele é responsavel por mudanças mas estas mudanças podem ser inquietas ou sempre caminha ao progresso?

    Abraços...
    JF

    ResponderExcluir
  14. Sim, Fabrício, o 5 pode causar esse vai-e-vem. Mas, quase sempre, quando isso acontece, ele vem junto do número 4.
    O 4 e o 5 , em conflito, costumam provocar essas dúvidas, do tipo eu não sei se vou, eu não sei se fico.
    As mudanças são provocadas pelo 5, enquanto o 4 tenta inpedir que as coisas mudem. E assim, dá-se a evolução.
    Abraços.
    Gilberto.

    ResponderExcluir