domingo, 23 de janeiro de 2011

O CAMINHO DA INICIAÇÃO

Meus assíduos leitores, o tema Iniciação é um assunto muito atual, por se tratar de um processo que está influindo na vida espiritual de muita gente, ainda que a grande maioria nem se dê conta disso.

O atual ciclo planetário está chegando ao fim, e um novo período cósmico está prestes a começar. A humanidade já está sentindo mudanças na sua maneira de ver a vida, e muitos dos seus antigos apreços estão sendo abandonados, substituídos por novos ideais de conteúdo essencialmente espiritual.

Muitas pessoas estão perguntando-se o que fazem neste mundo, porque estão enfrentando tantas dúvidas e inseguranças, e quais os motivos de se virem expostas a tantas e tamanhas violências. As mudanças geram crises, e essas promovem as mudanças. Os efeitos das crises cósmicas se refletem na humanidade, provocando crises e conflitos humanos.

Diante desse momento sensível e transformador por que vive a humanidade, decidi dedicar um tempo a falar da intensificação do processo iniciático que está ocorrendo no planeta Terra. Na última postagem, tratei do processo iniciático na sua origem, e agora o faço nas suas diversas etapas de evolução. Uma vez mais, sustento os meus argumentos nos sábios ensinamentos da grande estudiosa da alma humana, Alice Bailey, através do seu livro Iniciação Humana e Solar.

De acordo com a autora, a alma humana encarna durante uma longa sucessão de vidas completamente alheia aos seus desígnios espirituais mais evoluídos, somente dando os primeiros sinais de consciência espiritual quando demonstra uma tendência religiosa e, mais tarde, uma profunda devoção aos dogmas da sua crença.

Esse processo não ocorre isoladamente, mas em conjunto com milhões de almas encarnadas que, através de gerações e gerações, nascem, vivem, morrem e renascem, numa sucessão de idas e vindas ao plano físico, onde são chamadas a cumprir missões que as ajudam a evoluir.

Depois de um período mais ou menos longo, de muitas experiências e desafios, de lutas e sofrimentos, aprendizados e fracassos, o aprendiz se apresenta, numa determinada vida, diante do Portal da Iniciação. A partir deste instante, ele se torna mais próximo do mundo espiritual, por se sentir inspirado pelos Planos Superiores. Ele fica mais sensível às mudanças que ocorrem ao seu redor, não em função dos outros, mas da forma como passa a enxergar a vida.

Os primeiros passos foram trilhados no chamado Caminho Probacionário, depois foram os tempos de Discipulado e, finalmente, chega o grande momento da religação da Alma com o Espírito. A realidade é que nunca houve a separação, mas um enorme afastamento em que a ligação praticamente ficara interrompida.

Desde os tempos de Discipulado que já ocorrera um despertar para três intenções nobres de reaproximação do Humano com o Divino:

a. O desejo de servir à humanidade.

b. A intenção de cooperar com o Plano dos Mestres, ainda que de modo inconsciente, mais como um impulso interior do que como um ato de fé.

c. A determinação de seguir os ditames do seu Eu Superior, e não mais da sua manifestação tríplice inferior.

O aprendiz é aquele que, tomando os primeiros contatos com as verdades ocultas se sente atraído pelos temas esotéricos, e começa a ler e refletir sobre o assunto.

O discípulo é quem apresenta uma condição mais consciente dos seus ideais espirituais, conseguindo se enxergar como um ponto de luz que reflete o foco do seu Mestre.

O aprendiz é aquele que está no primeiro estágio do caminho iniciático, o discípulo já se encontra numa etapa mais avançada do processo. Mas, ambos já se soltaram dos laços que os prendiam à matéria e começaram a caminhar em direção ao Espírito, com o qual já mantêm seus diálogos silenciosos, em meditações e orações.

Um dia, de repente, o discípulo se vê num caminho estranho, cercado de situações novas e desapegado dos tradicionais valores materiais – o Caminho da Iniciação. Diz-se que ele morreu e renasceu em vida, ele já não é o mesmo, nem ele mesmo se reconhece.

O Caminho da Iniciação é percorrido em diversas etapas, que vão promovendo aos poucos a expansão do nível de consciência do caminhante. O discípulo se torna um peregrino, e não consegue mais parar antes de encontrar a si mesmo, e comungar com o seu Eu Divino.

Na primeira iniciação, ocorre o despertar dos arrependimentos, com a condenação de tudo que antes parecia normal, mas que só servia para alimentar os desejos e satisfazer os instintos inferiores. O canal entre a Alma e o Espírito começa a se abrir, e as mensagens vindas dos Planos Superiores começam a alimentar a mente do discípulo, que se sente cada vez mais estimulado a prosseguir a jornada e a vencer seus apegos materiais.

Cada discípulo se desenvolve dentro de um ritmo próprio, uns superam os apegos físicos com maior facilidade do que outros, mas, a todos, é comum o desejo de se tornarem dignos de serem chamados “filhos de Deus”.

Muitas vidas podem decorrer entre a primeira e a segunda Iniciação, dando tempo para que o controle do corpo astral seja aperfeiçoado e o iniciado esteja pronto a dar o próximo passo. Atingida a segunda Iniciação, o progresso será mais rápido, ocorrendo a terceira e a quarta Iniciação numa mesma vida, ou uma numa vida e a outra na vida seguinte.

Com a evolução da alma, a vontade de servir à humanidade se torna cada vez maior, e os desapegos se intensificam, fazendo do iniciado um altruísta, que é capaz de abrir mão dos seus direitos e valores a favor dos mais carentes e ignorantes.

Que não penses, meu perfeccionista leitor, que tudo ocorre numa ordem impecável, com cada virtude substituindo um defeito, e com cada raio de luz surgindo e iluminando aos poucos o campo áurico do iniciado. Nada disso! Cada discípulo se vê envolvido com experiências e desafios distintos, ainda que sigam uma diretriz comum, inspirados pelos Adeptos dos seus Raios, que auxiliam os Mestres nesse processo evolutivo dos seus Discípulos.

Durante as duas primeiras Iniciações, as crises são constantes, enquanto a personalidade e a alma se conflitam, cada qual buscando o seu próprio espaço, como se fossem oponentes, e não parceiras de um mesmo ideal. Mas, esses embates espirituais e psicológicos têm efeitos favoráveis ao processo, pois são as crises as verdadeiras responsáveis pelas nossas legítimas transformações. Sem crises, a natureza humana fica estagnada e presa aos conceitos passados. Na crise, busca-se romper com o que ficou para trás e a descobrir novos valores.

Na terceira Iniciação, também chamada de Transfiguração, a personalidade inteira é inundada de luz vinda do alto, passando a existir uma interação permanente da Mônada com a Alma. O alvo de todo o desenvolvimento espiritual é o despertar da intuição espiritual, e quando isto vier a se concretizar, então o iniciado estará em condições de manejar com sabedoria as suas faculdades psíquicas, e com isto ajudar o progresso da humanidade.

Nas duas primeiras Iniciações, o oficiante é o Cristo, o Instrutor do Mundo, aquele que foi um dos primeiros em nossa humanidade a atingir a Iniciação. A partir da terceira Iniciação, o oficiante passa a ser o Grande Hierofante, o Senhor do Mundo, Melquizedec.

Antes da quarta Iniciação, o treinamento é intensificado e os conhecimentos passam a ser adquiridos com enorme velocidade, uma vez que o iniciado passa a ter acesso freqüente à Biblioteca de Livros Ocultos, de onde extrai ensinamentos e revelações que só estão ao dispor dos mais graduados.

Depois da quarta Iniciação, o iniciado passa a contar com o auxílio direto do Mestre como também dos Chohans, do Bodhisattva e do Manu. Daí em diante, as respostas surgem em sua mente, sem que ele precise raciocinar ou tentar recordar o que aprendeu, pois o canal entre ele e o Mestre transporta, em tempo integral, os conhecimentos e as verdades entre o Plano Espiritual e o Plano Físico.

Agora, que sabes de mais alguns mistérios, meu atento leitor, está na hora de avaliar o teu grau de evolução espiritual, e tentar identificar-te mais e melhor com os Planos Superiores.

Outros graus de Iniciação existem, além do quarto. Mas, por enquanto, fiquemos por aqui, que já é o suficiente para quase toda a humanidade. Poucos, muito poucos, saíram da condição de postulantes e chegaram a aprendizes. Uma quantidade muito pequena existe de verdadeiros discípulos, em conexão direta com seus Mestres. E iniciados de fato e de direito, não nos é dado saber quão poucos atuam em nosso planeta.

A nossa peregrinação continuará pelos sagrados Caminhos da Iniciação. Espero ter-te ao meu lado, impaciente leitor, que gostaria de receber todos os conhecimentos de uma só vez, mas que terá de absorver cada ensinamento, sem pressa ou ansiedade.

Os Mistérios são para serem revelados, os Segredos, para serem guardados.

25 comentários:

  1. Este parágrafo me tocou fundo:
    "Depois da quarta Iniciação, o iniciado passa a contar com o auxílio direto do Mestre... Daí em diante, as respostas surgem em sua mente, sem que ele precise raciocinar ou tentar recordar o que aprendeu, pois o canal entre ele e o Mestre transporta, em tempo integral, os conhecimentos e as verdades entre o Plano Espiritual e o Plano Físico".
    ************************************************
    Esta noite eu estive, em sonho, com a vovó Irene; passamos um bom tempo juntas; há uma leve lembrança de que o vovô estava por perto.
    QUE NOSSA QUERIDA TIA ISABEL ESTEJA NA SUPREMA LUZ; ESTAREI ORANDO.

    ResponderExcluir
  2. Minha querida prima:
    Permaneça sempre atenta aos sinais, que surgem ao longo do caminho. Não se descuide, tente entender o que de estranho aconteça à sua frente, e busque uma explicação espiritual.
    Sonhos semelhantes ao que teve com a tia Irene ocorrem no plano astral, onde costumamos revelar em sonhos as nossas buscas e ideais.
    Leia e releie o texto, e tente identificar cada etapa do processo iniciático, e refletir se há alguma identificação com o que sente ou já sentiu.

    As irmãs devem estar matando as saudades, lá do outro lado.
    Beijos.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  3. AMEI ISTO:
    "AS IRMÃS DEVEM ESTAR MATANDO AS SAUDADES, LÁ DO OUTRO LADO"...

    ResponderExcluir
  4. Às vezes, não nos damos conta, minha prima, que o que está em cima é como o que está em baixo. Esta é a segunda das sete leis herméticas,que é denominada de Princípio de Correspondência.
    Esta afirmação cabalística nos leva à reflexão de que tudo no Universo possui correspondência. Se sofremos no plano físico também há um sofrimento no plano astral, diferente do que também existe no plano mental e no espiritual, mas que mantém com eles uma perfeita e nítida correspondência.
    Se sentimos saudade quando estamos encarnados, não há motivo para que não venhamos a sentir o mesmo, em outros planos mais sutis, depois de deixarmos o corpo físico.
    A conclusão é que minha mãe sentia uma imensa saudade de suas irmãs já falecidas, logo deve estar matando essa saudade, quando já não vê barreiras entre o plano em que alimentava esse sentimento e aquele em que, agora, sua alma se sente, livre da prisão do corpo físico.
    Há de estar sendo uma festa. Nós sabemos o quanto elas se amavam quando encarnadas.
    Um beijo.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  5. Olá Gilberto,

    Gostei muito do seu Post. Seguidamente procuro sobre o tema, geralmente encontro apenas a iniciação realizada pelas instituições físicas, que muitos acreditam ser importante ao nível psicológico, mas eu sempre acreditei na importância da iniciação da alma, algo que vem de dentro pra fora e não o oposto. Por isso não consigo me dedicar/iniciar em nenhuma dessas ordens, mas conheço muitas pessoas que o fazem e não os crítico, mas gera certo conflito pra mim principalmente o fato de seguir "solitária" aqui, encontrei poucas pessoas afins no meu caminho. Talve tenha encontrado mais do que penso e não tivesse maturidade espiritual para reconhecer estes pontos de luz... Isso é o que me entristece.

    Muito obrigada por este Post, se vc tiver alguma comunidade no Orkut relacionada por favor divulgue pois gostaria de participar.

    Ayr

    ResponderExcluir
  6. Minha querida leitora Ayr:
    A melhor comunidade que pode freqüentar é a que não possui nenhum mestre, nenhum guru, nenhuma autoridade central e superior dando ordens.
    Valorize para isso a sua intuição e o seu poder de se conectar com outros planos, e de receber mensagens silenciosas do seu Mestre Espiritual.
    As Ordens Iniciáticas, como entidades físicas, já prestaram um serviço inestimável na evolução da humanidade, mas agora cada qual deverá ter a sua própria Ordem interior, sendo o seu próprio mestre iniciador e também o sacerdote dos seus rituais sagrados.
    Os Rosacruzes, os Maçons, a Eubiose e outras entidades, dentre as quais eu até incluiria as religiões e as seitas místicas, irão perdendo a cada dia sua força e o seu poder de agregar os novos iniciados ou devotos, até que acabarão por transferir para os seus seguidores toda a responsabilidade de prosseguirem por conta própria.
    Muitas pessoas, como no seu caso, já não se sentem à vontade de participar dessas Ordens, o que é sinal de que sua alma já está integrada ao novo processo de iniciação, em que deverá assumir a condição de ser o seu próprio mestre.
    Procure ler o livro da Alice Bailey, Iniciação Humana e Solar, que apesar de tratar daquelas Iniciações tradicionais, facilita bastante o bom entendimento do que está por vir nos anos vindouros.
    Enquanto isso, continue lendo o Alma Mater, e perguntando o que achar que deve. Leia também os textos mais antigos que possuem muitos esclarecimentos a esse respeito.
    Um abraço.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  7. Olá Gilberto,

    Agradeço a sua atenção aqui e também pelo comentário no meu Blog (o qual manterei em off apenas pelo caráter pessoal do mesmo).
    Recebi a sua atenção em responder os leitores com um sinal positivo. Uma gota d'agua levanta o oceano ;).

    Obrigada pelo convite, passarei sempre que possível por aqui.

    Novamente grata,

    Valéria D.
    Ayr

    ResponderExcluir
  8. Esteja certa, Valéria, que será um prazer receber a sua visita, sempre que puder passar por aqui.
    Se estava à espera de um sinal, ele apareceu.
    Um abraço.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  9. uff ! não sei se sou um iniciado ao menos um aprendiz só sei que me sinto muito mal pelo os meus pensamentos que tento evita-los e minha ansiedade que toma conta de mim a procura de mais e mais respostas que algumas destas não me satisfazem . Sempre sou pessimista acho que nunca vou chegar a ser um mestre , mas sei que tenho de pensar positivo mais eu não sei como parar com esses pensamentos e sentimentos incontroláveis só eles(atualmente) me impedem de progredir na minha evolução . Estou totalmente disperso. Para mim está sendo uma batalha progredir espiritualmente , não sei mais o que faço se sigo minha vidinha monótona com os padrões normais(estudos =stress) ou se me aventuro em busca da minha evolução espiritual. mas dentre as duas citadas prefiro evoluir , mas eu pareço estagnado parado sem saber o que fazer(acho que o excesso de informações faz isso comigo).

    ResponderExcluir
  10. Se quer saber o tempo que se leva para atingir um nível razoável de conhecimentos, eu posso afirmar que nada menos de 10 anos.
    Portanto, José Fabrício, ou aprende a controlar a sua ansiedade já ou vai ficar estressado qualquer que seja a sua opção.
    Talvez, seja o caso de eu lhe perguntar por que tanta pressa. E por que repete tanto as coisas ruins que pensa, que sente e que faz. Isto só reforça o pior que existe na sua mente.
    Não pense que o caminho da iniciação é curto e que pode ser percorridoo lendo-se meia duzia de livros ou fazendo cursos. Por mais que se leia livros e que se estude, esse caminho parece não ter fim.
    E não pense que há de ser perguntando, que vai encontrar as verdadeiras respostas. Elas terão de ser encontrados dentro de si, num contato mais direto da sua personalidade com a alma. E conseguir isto leva muitos anos.
    Agora, trate de fazer a sua parte, que o que eu podia fazer já está feito.
    Um abraço.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  11. Olá Mestre , Bom enquanto a iniciação e seus caminhos , ainda me vejo no nível 1 um aprendiz bem humilde com um pouco de ansiedade que já está sendo combatida , a Terra realmente está passando por mudanças , e essas mudanças são favoráveis para uma rápida expansão da consciência , bom para mim ainda estou no jardim de infância mas só vou saber de verdade quando descobrir meus verdadeiros números e refletir sobre eles , refletir no fundo da minha alma , por isso que as vezes digo que sou um 7 que ainda busca o seu auto conhecimento , e quer fazer isso rapidamente para logo cumprir sua verdadeira missão , Ainda estou estudando projeção , estou parado um pouco por conta de minha irmã que só deixa eu navegar as quartas e as sextas por conta do curso , mais ainda tenho esperanças de manter contato com seres evoluídos , acessar os registros akashikos,se manter em alta frequência , enfim , essas minhas metas , que tenho esperanças de atingi-las.

    Abraços..
    Fabricio

    ResponderExcluir
  12. De uma coisa esteja certo, Fabrício, os Seres mais evoluídos só entram em contato com quem está em harmonia perfeita com Eles. E consta que se tem algo que faz muito mal a todos Eles é a ansiedade humana.
    Um abraço.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  13. Oi mestre , bom acho que estou no caminho da minha auto-descoberta e quando eu me descobrir de verdade eu vou ser considerado um verdadeiro iniciado , ainda há eons de evolução por isso não se pode ter pressa se não evoluir nesta evoluirei na outra mais confesso que esta esta me dando oportunidades e vou agarralas '

    abraços..
    JF

    ResponderExcluir
  14. Faça isso, sim, Fabrício.
    Se agarre a toda oportunidade que surgir.
    Vale a pena!
    Abraços.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  15. “Agora, que sabes de mais alguns mistérios, meu atento leitor, está na hora de avaliar o teu grau de evolução espiritual, e tentar identificar-te mais e melhor com os Planos Superiores.”
    Oi ,mestre este tema “iniciação” me intriga muito, as vezes eu tenho um complexo de inferioridade misturado ao um pessimismo não sei bem que me limita a muitas coisas, acho que ainda sou um postulante que pouco sabe de si e quer respostas para tudo, pouco sabe de tecnicas de meditação pouco sabes de assuntos espirituais ocultos , acho que só sei o que eu deveria saber, ainda estou no postulado e não sei como acessar-me, tive poucas experiencias a maioria delas relacionado a sonhos e experiencias projetivas e pequenas catalepsias, mas acho isso muito pouco minha vontade e de ter mais experiencias , mas como você mesmo fala um passo de cada vez , hoje me encontro em momentos de estudos , exploração de sentimentos e reflexões sobre o mundo oculto , o meu complexo de inferioridade vai me deixar inferior se eu não tira-lo , continuarei fazendo tecnicas e cursos que desenvolvam meu poder espiritual só falta-me saber se dá tempo , mas eu sei que tenho de caminhar sem anseidades.
    Abraços..
    JF

    ResponderExcluir
  16. Uma coisa de cada vez, Fabrício, um passo atrás do outro. Pior do que chegar atrasado é tropeçar e nunca chegar.
    Um abraço.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  17. Mestre o que você me aconselha para estes momentos?

    Abraços...
    JF

    ResponderExcluir
  18. Queria mt fazer a 2ª parte do curso de numerologia, será que tem livros relacionados a esta parte que ajuda?

    Abraços...
    JF

    ResponderExcluir
  19. Só há um conselho que eu possa dar, Fabrício,nunca tente atropelar o destino, pois a vítima sempre será você.
    Pare de imaginar que a iniciação surge com bandas a tocar e foguetes a estourar. Ninguém percebe quando o processo tem início, fique vigilante e mais nada.
    Abraços.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  20. Trate de concluir o Nível 1, Fabrício, antes de sonhar com o Nível 2.
    Eu já lhe dei uma relação enorme de livros para ler, mas ainda lhe falta maturidade para ter a perfeita consciência do conteúdo da maioria deles.
    Abraços.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  21. Obrigado pelo o conselho mestre, me vigiar, me vigiar para vê se estou agindo certo., Sinto que o momento de transição é chegado, vou avisar isto a pessoa que gosto, mas não vou assustala apenas irei com calma.

    Abraços...
    JF

    ResponderExcluir
  22. Mestre o Ano pessoal acaba no dia do nosso aniversario ou no final do ano !?

    Abraços...
    JF

    ResponderExcluir
  23. Mestre, voltei aos estudos, meu pc já está bom amanhã irei estudar a aula 18 e rever outras aulas tentar fazer analises e "bater a cabeça" irei passar umas horas da mãnha(amanhã) estudando.

    Abraços...
    JF

    ResponderExcluir
  24. Ótimo, Fabrício!
    Só que vc está usando o blog errado para tratar de assuntos do curso.
    Aguardo seus comentários sobre a Trama da Alma, mas no blog certo.
    Um abraço.
    Gilberto.

    ResponderExcluir