terça-feira, 17 de maio de 2011

O LADO OCULTO DAS RELIGIÕES


Meus religiosos leitores, eu me dedicarei, nas próximas linhas, a refletir sobre um tema de inestimável valor para o momento por que passa a humanidade – o lado esotérico e místico das religiões. A maioria das pessoas cristãs negará a existência de ensinamentos ocultos no cristianismo, e que os chamados Mistérios
Menores e Maiores não passam de crenças pagãs. Os crentes e devotos religiosos costumam afirmar, até com certo orgulho, que os ensinamentos do Cristo não têm segredos, e que o Mestre Jesus, o que tinha a ensinar, ensinava-o a todos.

Eu irei utilizar-me de um precioso livro, escrito por uma das mais sábias pensadoras teosofistas, Annie Besant, denominado O Cristianismo Esotérico, que faz uma análise profunda sobre as origens das religiões e seus fundamentos espirituais. A autora afirma que o cristianismo possuía o seu lado oculto, como ocorria com todas as grandes religiões, e que nele estavam guardados sagrados segredos, que somente eram revelados aos escolhidos. Que cristão ousaria desconhecer a frase de Jesus: “muitos serão chamados, mas poucos os escolhidos”?

O lado oculto de qualquer religião é a condição primordial de sua força e estabilidade. A existência deste esoterismo, em todas as religiões que resistiram ao passar dos tempos, é um fato histórico, que deu consistência às suas crenças até os dias de hoje.

O início de nossa reflexão começa com a pergunta: qual é a finalidade das religiões?

As religiões, de acordo com Annie Besant, são ofertadas ao mundo por homens mais sábios que as massas, com a intenção de acelerar a evolução humana. Essa aceleração, porém, só irá ocorrer de modo efetivo, se os ensinamentos atingirem e influenciarem individualmente cada criatura humana.

Meu atento leitor, eu já sei que irás argumentar que, nem todos se encontram num mesmo grau de evolução. Os mais evoluídos encontram-se, intelectual e moralmente, bem acima dos demais. A cada passo evolutivo, o nível de consciência se modifica, e seria inútil querer dar a todos o mesmo ensinamento religioso. A mensagem que ajudaria o mais evoluído ficaria completamente incompreensível para o mais ignorante. O conceito que despertaria o êxtase no santo, não causaria nenhuma impressão ao criminoso. Mas, todos os seres humanos têm o direito e a necessidade da religião, para que possam alcançar a sua evolução.

Diante dessas constatações, nós somos forçados a admitir que a mensagem religiosa, para atingir o seu objetivo, deve ser compatível com o nível de evolução de cada um. E, assim sendo, torna-se imprescindível diferenciar-se o grau de complexidade do ensinamento, dando, a cada um, o que ele estiver em condições de entender e absorver.

A nossa sábia pensadora Annie Besant afirma ainda que, se uma religião não for capaz de atingir o nível intelectual, nem purificar e elevar as emoções humanas, ela não alcançará a sua finalidade. Mas, essas ações serão apenas estágios intermediários para estimular a expansão da natureza espiritual da criatura humana. E, só assim, ela se sentirá impelida a sempre caminhar em direção à eterna aspiração humana de comungar com Deus.

Voltemos meus caros leitores à nossa questão inicial, e após refletir sobre a finalidade, façamos outra pergunta: “qual é a origem das religiões?”. As investigações demonstram, de maneira indiscutível, que todas elas se assemelham por seus grandes ensinamentos. E também por seus Fundadores, que manifestaram faculdades sobre-humanas, uma ética de raras virtudes e uma elevação moral extraordinária. Somam-se a estas semelhanças mais comuns, os métodos que todas expressam para entrar em contato com os mundos invisíveis e os símbolos que exprimem suas crenças religiosas. Essas semelhanças chegam, muitas vezes, a uma identidade absoluta, comprovando uma origem comum a todas elas.

As religiões se apresentam ao nosso estudo como ramificações de um tronco comum – a Sabedoria Divina. Esta conclusão apóia-se no fato de seus Fundadores pregarem ensinamentos que excedem o nível de conhecimento do homem comum. Esses ensinamentos se mostram tão superiores aos princípios humanos que, muitos deles, mesmo sendo repetidos nos templos e igrejas, se degeneraram com o passar do tempo, desvirtuando o seu sentido e servindo a interesses distantes daqueles ensinados pelos Fundadores.

Outra nova pergunta, surge na tua e na minha mente, atento leitor: “a que povos as religiões foram ensinadas?” Somente a uns poucos, escolhidos por méritos, ou a muitos e dos mais diversos tipos de evolução? Encontramos esses ensinamentos religiosos não só entre as civilizações mais adiantadas, mas também nos povos mais ignorantes, entre os dotados de grande espiritualidade e entre os excessivamente brutais. E para cada um desses povos e pessoas é necessário oferecer um ensino diferenciado, conforme sua capacidade em absorvê-lo.

Deves estar a pensar aí com os teus botões, inquiridor leitor, “mas e o lado oculto, o esoterismo da religião, por que é necessário?”. Acontece que o acesso à Sabedoria Divina proporciona o saber, e “saber é poder”. A evolução espiritual permite que, a criatura humana venha a acessar conhecimentos que seriam perigosos, em mãos dos que não estivessem moralmente prontos para recebê-los. Por isso, todo Instrutor que difunde os ensinamentos ocultos precisa tomar muito cuidado com quem esteja a receber esses conhecimentos.

Quem já não ouviu falar na decadência da civilização atlante, por conta do mau uso do poder oculto? Naquela época, esse tipo de conhecimento era ensinado sem a indispensável segurança, quanto a quem iria recebê-lo. Muitos sem nobreza de caráter, desprovidos de ética, de pureza de propósitos e de altruísmo receberam esses conhecimentos. Eles se tornaram não somente gênios intelectuais, mas também criaturas egoístas e iníquas, que só visavam interesses pessoais e não se importavam em causar males aos demais.

A submersão da Atlântida, por conta de tantos desvarios humanos, é narrada na Bíblia, como o dilúvio que tem em Noé o grande herói. Nas Escrituras Sagradas dos Hindus, a história de Vaisvata Manu narra os mesmos fatos, numa outra versão, tão autêntica e fiel aos acontecimentos quanto a que foi transmitida pelo povo hebreu.

Os Grandes Seres, responsáveis pela evolução humana na Terra, passaram, então, a exigir maiores cuidados com a transmissão dos ensinamentos esotéricos, para evitar que o mundo viesse a sofrer uma nova catástrofe semelhante à da Atlântida. Os Mistérios continuaram a ser passados de Mestre para discípulo, mas de boca a ouvido, e com cautelas maiores. Os Mistérios do Egito foram uma glória para aquela terra sagrada. Na Pérsia, tivemos os Mistérios de Mitra. Na Grécia, os Mistérios de Orfeu e de Elêusis.

A Escola Pitagórica foi um grande centro iniciático, em que os Mistérios eram ensinados através da ciência oculta dos números. A Escola tinha discípulos que viviam externamente com suas famílias e outros que levavam uma vida interna, distribuídos em três graus distintos: os Ouvintes, que trabalhavam e ficavam sem falar durante dois anos, para melhor assimilar os ensinamentos; os Matemáticos, que estudavam, através da geometria e da música, a natureza dos números, das formas, da cores e dos sons e os Físicos, que aprendiam a Cosmogonia e a Metafísica.

Os ensinamentos da Escola de Pitágoras conduziam os seus discípulos aos Mistérios, e quem desejasse ser admitido na Escola deveria gozar de uma reputação irrepreensível e possuir firmeza de caráter.

Pitágoras recebeu uma Iniciação inicial no Egito, onde aprendeu a lidar com os conhecimentos esotéricos e a desvendar os segredos místicos da numerologia. Mais tarde, ele foi à Índia, e lá recebeu uma alta Iniciação.

Os Iniciados eram introduzidos nos Mistérios, principalmente no Egito, onde se concentravam os grandes conhecimentos do ocultismo. Depois, eles procuravam manter-se em relação constante, ao retornar para os seus países de origem.

Os Iniciados eram os Mestres dos futuros Instrutores que deveriam passar ensinamentos místicos e conhecimentos esotéricos para seus discípulos, nos diversos Centros Iniciáticos espalhados pelo mundo.

Os Instrutores sempre foram considerados indispensáveis, pois não bastava o ensinamento escrito, quando se tratava de transmitir os Mistérios. A Iniciação consiste, entre outros aprendizados, o de conhecer Deus e não somente em Adorá-lo à distância. Ela ensina que a criatura deve saber que a Existência Divina é real; que somente fé e esperança não bastam e que para obter o que quer ou o que costuma pedir a Deus, o homem deve realizar a grande união do seu aspecto humano com o divino.

E como dizia o grande apóstolo Paulo, aquele que só veio a conhecer o Cristo após sua morte: se a religião não consegue conduzir o homem para essas verdades, ela se torna como “o bronze que soa ou como o címbalo que retine”.

18 comentários:

  1. olá Gilberto
    gostei muito de seus post foi o que mais gostei,mas ñ entendi bem uma coisa quando vc messiona sobre o surgimento desses ensinamentos religiosos,o fato do esoterismo da religião:pode me explicar?

    ResponderExcluir
  2. Oi, Jay:
    Que bom que gostou!
    O esoterismo é a parte mística ou misteriosa de todas as religiões. São práticas e rituais que dão poder e só são revelados aos mais evoluídos espiritualmente.
    As religiões se apresentam às massas populares pelo exoterismo com x, que são as práticas de ritos sagrados e ensinamentos religiosos.
    O esoterismo fala dos conhecimentos secretos, o lado oculto das crenças, que muito poucos podem ter acesso.
    Na religião católica, por exemplo, o ritual da comunhão tem um aspecto esotérico que poucos conhecem, pois nas missas são reveladas somente as práticas exotéricas. O mesmo acontece com o batismo e outros sacramentos.

    Em resumo, o exotérico com x é a parte visível e o esotérico com s, a parte invisível.
    Espero que tenha ficado bem explicado.
    Um abraço.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  3. Obg
    ajudou muito,meus aigos dizem ki sou misteriosa,gosto muitop de espiritos as fezes tenhos sonhos tensos depois de muito tempo ele acabam acontecendo mais ki paressido.Minhã mãe quase tudo ki ela imagina acontecer um dia acaba acontecendo sabe.

    ResponderExcluir
  4. Sabe como se chama esse dom, Jay?
    Chama-se vidência, que é um dom espiritual que permite aos videntes acessar outros planos, e romper os limites de espaço e tempo.
    Ele pode ser aperfeiçoado através da meditação e da leitura de obras esotéricas.

    Continue misteriosa, e não ligue para o que os outros dizem.

    Um abraço.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  5. Gilberto,
    quero tanto, mas tanto estudar sobre o mundo oculto, sobre esoterismo, só que não sei por onde começar, só o curso está sendo pouco.
    Por onde seria mais fácil e o mais ideal para eu começar?
    Abraços

    Karen

    ResponderExcluir
  6. Vamos por parte, Karen:
    Ninguém pode começar nada pelo meio ou pelo fim, portanto, o seu início através do estudo é muito adequado ao seu propósito de poder vir a acessar o esotérico e os mundos ocultos.
    A Numerologia da Alma está abrindo o seu nível de consciência, fazendo com que a sua mente se torne capaz de perceber o invisível e de enxergar o que seus olhos não conseguem ver. Já deve ter percebido isso, não é?
    O próximo passo é a meditação ativa, em que não se deixa ficar com a mente vazia, como fazem os orientais, mas conduz os seus pensamentos no silêncio e na solidão do seu quarto, em busca de respostas a questões que cria na mente.
    Com isso, aprende a conversar com o seu Mestre Espiritual do qual passa a receber conselhos e respostas aos seus questionamentos.
    Um outro passo é a leitura de livros que tratam do lado oculto de tudo que acontece no mundo. Eu já lhe indiquei diversos livros, mas precisa entender que não existe o método mais fácil e o início é sempre muito difícil e trabalhoso.
    Ler, ler muito. Estudar, sempre estudar. Meditar de manhã, à tarde e à noite.
    Serenar a mente, confiar mais em si e respeitar mais a si própria sem desrespeitar ninguém.

    Aguardar com paciência que o Mestre Espiritual a considere em condição de receber as primeiras mensagens. E isto não tem prazo fixo, nem data marcada.

    Comece dando os primeiros passos, é assim que se começa qualquer jornada.

    Boa sorte.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  7. Olá Gilberto,

    Li em outro lugar uma opinião que considerava que as instituições religiosas atuais estavam lutando pra voltar as suas raízes esotéricas. Você me respondeu, em algum comentário neste blog, que estas instituições estavam perdendo o seu papel. Gostaria de compreender melhor a sua opinião, pois neste post entendi que você acredita numa retomada ou na importância dessas instituições como pedra fundamental para auxíliar a evolução da humanidade. Particularmente tenho uma visão muito pessimista em relação as instituições, mas ... Outro ponto que gostaria de saber, quando você cita "religião", esta se referindo a qualquer instituição? desde grupos de estudos isolados, seitas, ordens diversas, ou vocês está se limitando as grandes religiões? Pois ao meu ver este post abrangeria tudo...

    Obrigada

    ResponderExcluir
  8. Oi, Valéria:
    Muito valiosas as suas observações. Vou tentar passar-lhe a minha visão, em resposta às suas perguntas.
    Eu acredito que a formação religiosa é a base para uma cultura espiritual. E aqui eu separo religião de espiritualidade.
    A devoção religiosa incorre em diversos erros, comuns às inúmeras Igrejas, pois não responde à mente mais inquiridora, ainda que possa vir a tranqüilizar os mais aflitos e angustiados.
    A espiritualidade é um degrau superior para os que já não mais se conformam com as incipientes e ingênuas respostas religiosas diante de temas relacionados à vida e à morte.
    As religiões, todas grandes religiões, possuem a sua linha esotérica, à qual só os mais bem preparados têm acesso. E são elas as pontes que transportam os fiéis mais conscientes do mundo religioso ao mundo verdadeiramente espiritual.
    A sua opinião, e também a minha, se justifica, ao entender que as instituições religiosas estão falidas. Não na essência, que é sagrada, mas na forma. Mas, como poderiam as religiões se manter puras, como eram os ideais dos seus inspiradores, se os seus seguidores são partes de uma humanidade materialista, gananciosa e também falida?

    As seitas espiritualistas são um bálsamo para os que não mais se enquandram nas crenças e em tradições religiosas, mas não curam, apenas remediam os males gerados pelas religiões.
    O futuro espiritual da humanidade depende de cada um saber criar o seu proprio templo e nele praticar os seus ritos de fé. Se nós não formos capazes de acessar o nosso Ego Divino e com Ele compartilhar a nossa fé, não haverão de ser os gurus e os mestres, nem padres e pastores, que nos ajudarão a alcançar a iluminação.

    O futuro espiritual da humanidade não prevê um intermediário entre o homem e a Divindade, mas será formado por milhões e milhões de templos sagrados, os nossos corpos físicos, onde nossas almas estarão em permanente celebração de fé e em eterna comunhão com o Divino.

    O tema é abrangente, sim, e assim muito difícil de responder a todas as questões levantadas.
    Os seus questionamentos, porém, me ofereceram a excelente oportunidade para que certos pontos e opiniões fossem melhor esclarecidos.

    Espero ter respondido às suas dúvidas.

    Abraços.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  9. Olá Gilberto,

    Creio que você tenha esclarecido sim.
    Pela forma que percebo este blog, me parece que a numerologia não é o tema mais abordado, embora pareça ser o mais (ou único) explicitado. Não sei ao certo quais as suas influências, por isso fiz perguntas: para compreender melhor o contexto do post/blog.

    ---

    Fascinante quando o assunto aborda os Mistérios e a engenhosidade do caminho da senda. Quanto ao Egito, sempre citado quando se fala em esoterismo, assisti uma palestra proferida por uma kabalista que afirmava o Egito ser um local opressor e eles traduziam a palavra Egito como "prisão". Sempre tive uma visão mais positiva em relação ao Egito, entretanto gosto de compreender os pontos de vista alheios.

    Você considera que existe uma cadeia ininterrupta de Iniciados como apregoam muitos? Eles estariam geograficamente distribuídos, ou seja, alguma cidade, ou vila pode estar entregue a própria sorte? Pode parecer boba a pergunta, mas acredito que este tipo de presença "eleva o lugar" auxiliando todos ao seu redor.

    Obrigada novamente :)

    ResponderExcluir
  10. Saúdo o seu retorno ao Alma Mater, Valéria.
    Pitágoras afirmava que tudo no universo são números.Se Pitágoras lesse meu blog diria que nele se trata de numerologia, em todas as suas postagens.
    Nos cursos de Numerologia da Alma que estou dando pela internet, eu costumo explicar aos aprendizes que não se deixem iludir por falsos numerólogos, que são muitos, e que tratam a numerologia como se fosse apenas uma combinação de números.
    Não se pode passar conhecimentos de numerologia sem abordar temas espirituais e científicos, e nem mesmo desprezar temas políticos e sociais.
    É isto que procuro fazer no Alma Mater, falando de todos esses temas e relacionando-os direta e indiretamente a números. Se procurar ler nas entrelinhas, perceberá o que estou dizendo.

    O Egito foi o maior centro, naquela época, para a Iniciação dos Mistérios Maiores e Menores, e todos os Grandes Iniciados iam buscar, em suas Ordens Secretas, os místicos conhecimentos dos egípcios. Assim aconteceu com Mestre Jesus, o Cristo, junto aos Essênios, e com Pitágoras.
    Mas, cada um tem a sua opinião.Se o palestrante kabalista pensava de uma outra forma, há de se respeitar a opinião dele, não é mesmo?

    A sua dúvida sobre o surgimento de Iniciados pode ser respondida pelo entendimento de que há ondas cíclicas para o aparecimento desses seres mais evoluídos junto à humanidade. Eles nascem em regiões e épocas predeterminadas, de acordo com o plano dos Senhores da Grande Fraternidade que zelam pelo processo de evolução planetária.
    Como esses Grandes Iniciados têm tarefas a ser cumpridas dentro de um Plano de Evolução para todo o planeta, eles ora nascem numa região, ora em outra.
    Os lugares onde eles nascem nem sempre são os mais elevados, pois, como ocorreu com Jesus, o povo a receber ensinamentos nem sempre é o mais evoluído espiritualmente. Na Grécia, na época de Pitágoras e nas épocas seguintes, havia um grande surto de evolução cultural e espiritual, mas nem sempre isso acontece.

    Acho que ficou mais claro agora.
    Um abraço.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  11. Olá Gilberto,

    Esclareceu sim, muito obrigada pela atenção.

    :)

    ResponderExcluir
  12. Volte sempre, Valéria, pois com suas dúvidas e questionamentos enriquece esse meu cantinho de comentários.
    Abraços.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  13. Boa-tarde mestre Gilberto.
    Realmente seria perfeito se todos tivessem um alto grau de sabedoria e pensassem mais em conjunto e não no individual/sí para usarem o lado oculto com nobreza.
    Acredito que todas as religiões têm algo em comum em sua historia: Sansão lembra o conto de Hércules, etc...
    O mundo seria melhor se existisse o respeito pela religião e diferença alheia, pois como o mestres ( não lembro o nome, desculpe ) disse: Não existe apenas uma verdade, e sim multiplas verdades no mundo.
    Obrigado pelo texto de grande importância educacional mestre. Boa-tarde.

    ResponderExcluir
  14. Se pensarmos bem , Carlos, há uma verdade para cada um de nós. E assim sendo, hão de ser bilhões
    de verdades, cada qual de acordo com o nível de consciência espiritual de cada um.
    Não devemos confrontar nossas verdades, mas somá-las, até que se tornem uma verdade única.
    Um abraço.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  15. oi gilberto.
    praser sou jhonas.
    sempre acreditei em forças
    sobrenaturais e no trabalho da mente,
    si empenhar em colocar uma energia naquilo que acredita ela ira cumprir. como uma cura ou algo assim.
    quando novo podia sentir...
    mas com o tempo me perdi nas explicações corretas" sobre a vida (religião),e como si portar nela.
    os ensinamento nas escolas nos prendi dentro de uma caixa capitalista .
    lendo seu conteúdo fiquei intrigado a cohecer mas esse mundo.

    uma vez tentei usar o fio de prata
    q o rei salomão si referi pra visitar familiares e nao tive sorte.
    preciso de um instrutor ou palavras chaves pra finalizar o ritual?
    ou conseguirei fazer por tanto praticar?

    quem seria os que possui esse conhecimento, esse controle que de serta forma vira um poder mas tarde? poder de nao ser controlado.poderconhecer. seria os budas?
    boa noite valeu pelo espaço...

    ResponderExcluir
  16. Meu prezado leitor, Jhonas:
    O poder nos é dado à medida que evoluímos psíquica e espiritualmente, e não é obtido só por conhecimentos e práticas.
    Aqueles que estudam a magia e praticam o uso do poder sem estar preparados espiritualmente poderão adquirir karmas, pelo uso indevido das forças ocultas.
    O melhor é ler, estudar e procurar conhecer o oculto, sem tentar ir além do que a sua alma é capaz.
    A nossa alma evolui através de sucessivas vidas, e à medida que progride espiritualmente vai acessando os poderes divinos que já existem em todos nós, mas que nos são desconhecidos.
    Os Mestres são os responsáveis por convocar cada um dos seus discípulos para assumir esses poderes, no momento em que reconhecem que ele está pronto.
    Aguarde o chamado, que será feito quando chegar a hora. Quando receber o chamado, não terá dúvida, já que o poder começará a se manifestar espontaneamente.

    Um abraço.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  17. Estas coisas de karmas, são coisas de espiritismo, é mesmo a dizer com as instituições que as representam, é tudo menos do Criador.
    Estes poderios religiosos estão para desaparecer abomináveis. da face da terra, e os que praticam estas coisas.

    (Isaías 5:20) . . .Ai dos que dizem que o bom é mau e que o mau é bom, os que põem a escuridão por luz e a luz por escuridão, os que colocam o amargo pelo doce e o doce pelo amargo!

    PRÁTICA DE ESPIRITISMO — UM ATO DE TRAIÇÃO
    10 Quem pratica o espiritismo, ou demonismo, entra em contato direto com os espíritos iníquos. Adivinhação, feitiçaria, encantamentos e entrar em contato com os mortos são algumas formas de espiritismo. Como sabemos, Yahu encara o espiritismo como “algo detestável”. (Deuteronômio 18:10-12; Revelação 21:8) Visto que nós também precisamos ‘abominar o que é iníquo’, é inconcebível a idéia de buscarmos a companhia de forças espirituais iníquas. (Romanos 12:9) Isso seria um repulsivo ato de traição contra nosso Pai celestial, Yahu.

    ResponderExcluir
  18. Ai de ti, meu querido Anônimo, que destilas o ódio, quando pretendes falar do amor.
    O espiritismo surgiu há pouco tempo, se medirmos o tempo pelos milhões de anos de existência da vida na Terra.
    Os espíritas adotaram os karmas, mas não foram os seus criadores, pois os karmas vêm dos sábios de outras eras.
    Pobres dos escribas e fariseus hipócritas, que se põem a criar pesados fardos para todos, como se o que dissesem representasse a verdade divina.
    Cristo os condenou, mas eles ainda persistem entre nós, se julgando únicos donos da verdade.

    Respeito a tua fé, mas tu precisas aprender a ser respeitoso com a fé alheia. E, a propósito, eu não sou e nunca fui espírita. A única religião que professei foi o catolicismo.

    Boa sorte na tua tortuosa jornada religiosa.
    Gilberto.

    ResponderExcluir