sábado, 23 de maio de 2015

PEQUENO ENSAIO SOBRE KARMA E DARMA

Aproveitando o texto utilizado no meu curso de Mestrado da Numerologia da Alma, e seguindo sugestão de um dos dedicados estudiosos do curso, estou reproduzindo com algumas alterações este pequeno ensaio sobre karma e darma.

A realidade é que o termo karma, ainda que mais conhecido do que darma, não é fácil de ser compreendido, por quem não se dedica a um estudo mais aprofundado da matéria.

Tenho procurado tratar, desse tema, neste espaço aberto, mas sempre encontro uma certa resistência para fazer com que os leitores entendam perfeitamente onde a sabedoria oculta quer chegar, com a troca do tradicional e religioso pecado pelo místico e espiritual karma.

Desta vez, usarei metáforas! Aproveitarei a trama, aparentemente ingênua e romântica, do filme Feitiço do Tempo, que pode ser encontrado no You Tube, no link https://www.youtube.com/watch?v=7LECcNXJ5GQ para simbolizar a transformação de karma em darma. A analogia será de tal forma clara e evidente que não exigirá muito esforço dos leitores. Então vamos a ela!

O tempo para! A cada manhã o dia anterior se repete! Ninguém percebe o que está acontecendo, a não ser o personagem central, representado de forma magnífica por Bill Murray. O dia amanhece, ele olha pela janela e percebe que tudo se repetirá como na véspera.

Esta repetição, no início, é cansativa e irritante, levando-o a reações instintivas que denunciam a sua maneira egoísta e insensível para lidar com seus semelhantes. Ele se faz debochado e cínico no trato com pessoas que insistem em repetir as mesmas atitudes diárias.

Dentro deste contexto, o filme só nos mostra quem ele realmente é, como consequência do estágio em que sua alma se encontra, o que é revelado pelas atitudes da personalidade. Ele é uma criatura ruim, mal educado e grosseiro, ele só se ocupa em atingir e menosprezar os outros.

Neste ponto, eu convido os leitores a se abstraírem do que seja a parte realista e lógica da trama, e comparar os fatos repetitivos de uma única vida com as probabilidades de estarmos diante de sucessivas vidas, sendo cada dia uma nova encarnação.

Phil Connors se torna não apenas a personalidade encarnada, mas a própria alma que reencarna a cada dia seguinte para superar seus karmas e mudar sua consciência espiritual. Dia após dia, ou vida após vida, aquela alma aprende e evolui com sucessivos fracassos. Presa a uma cidade, por um motivo aparentemente fútil, ela não consegue se libertar daquelas mesmices diárias.

A insistência em repetir os mesmos erros da véspera provoca, inicialmente, uma irritação que o leva a se aproveitar de uma situação previsível para debochar e ofender as pessoas. Seus colegas de reportagem são desprezados e ridicularizados. Rita é vista como uma profissional medíocre, enquanto o cinegrafista é tratado como uma simples ferramenta da reportagem, sem valor algum como figura humana.

A alma insiste em repetir, vida após vida, os mesmos erros, ela se diverte com as suas maldades. Ela se julga muito esperta e poderosa por dominar o tempo, e se aproveita desta vantagem para botar pra fora toda a cruel frustração alimentada por toda a sua existência, ou existências, se continuarmos a conceituar cada dia como uma sucessão de encarnações.

Chamo a atenção dos leitores para se fixarem no passar do tempo entre cada dia mostrado pelas imagens, já que ninguém consegue, por exemplo, aprender, de um dia para outro, a tocar piano com a perícia demonstrada e elogiada pela própria professora. Ela não poderia ter reagido com aquela naturalidade se não soubesse que o tempo de estudo foi bem maior do que um dia apenas, ou mesmo alguns dias.

Da mesma forma, a população da cidade não poderia reconhecê-lo como um benfeitor, de um a dia para outro, ou mesmo semanas e meses. Então, a fábula contada é uma histórica kármica de uma alma, que é aprisionada na matéria, e obrigada a se libertar pelo amor.

O mito do tempo que aprisiona e do espaço que limita as ações fica facilmente percebido, quando mudamos o foco central da história, expandindo a sucessão de dias para uma kármica sucessão de vidas. Não se trata mais de um dia que se repete sucessivamente, mas de existências que se sucedem numa busca de superação dos karmas e expansão da consciência amorosa da alma.

Phil Connors deixa de ser um repórter para se tornar um homem generoso que ajuda senhoras a trocar o pneu do carro, resgata a autoestima de um vendedor de apólices, dá mostras de se preocupar com o casal jovem que se confunde na relação, em ajudar o senhor que se sufoca com a comida, em ser gentil no trato com as pessoas, em usar a sua veia artística para alegrar o ambiente dançante do salão de festas.

O dia da marmota poderia ser visto como o destino de Phil e a missão seria o resgate kármico de uma alma amarga, insensível e egoísta. Se ele não fosse para a cidade da marmota, não passaria por todas as experiências e desafios que foi obrigado a vivenciar.

Vida após vida, ou, quem preferir, dia após dia, Phil Connors foi pondo pra fora todo o seu mau humor, a sua grosseria e a insatisfação com o mundo. Aprendeu com a frustração de se sentir prisioneiro de um mundo vazio e sem perspectivas. A cada manhã, ou renascimento, ele se deparava com a frieza do ambiente, e com as mesmas pessoas atravessando o seu caminho, incomodando-o e provocando a sua irritação.

A permanente repetição dos mesmos fatos ou situações, sem que suas reações trouxessem qualquer benefício para sua satisfação pessoal ou evolução espiritual, acabaram por obrigar aquela alma a mudar de comportamento. E, diante dos fracassos dos dias anteriores, ou das vidas passadas, a alma de Phil se deu conta que era preciso mudar. Para pior seria quase impossível, então ela decide experimentar mudanças, deixar de ser aquela figura intratável que causava repulsa a quem dele se aproximava, para ser uma pessoa afável e gentil.

Os olhos de Rita passaram a ter um brilho diferente, quando olhavam para o novo Phil. Ela, tal qual um Anjo de Guarda ou uma Agente do Destino, sorria de modo benevolente para aquela alma que superava os antigos karmas e assumia uma postura espiritual digna da atração que ele sempre exerceu sobre ela e, finalmente, do amor que ela passa a desenvolver por ele.

O caminho kármico estava traçado, tendo sua origem na véspera do dia da marmota, e o seu destino na cidade de Punxsutawney, onde a missão teria de ser cumprida. Naquela cidadezinha miúda, habitada por pessoas ingênuas que valorizavam as predições de dois bichinhos tontinhos, Phil teria de aprender com a vida a queimar seus karmas.

Qual a semelhança que se pode extrair dessa fábula com o processo de evolução da alma humana, senão identificando cada má atitude de Phil com o processo natural que antecede o despertar da consciência? Como não comparar os dias repetidos com as vidas repetidas?

Como nos consola saber que, mesmo que tenhamos sido um Phil Connors mal humorado e grosseirão noutras vidas, podemos nos transformar, pela ordem natural das coisas, e sob a regência da evolução espiritual cósmica, um ser amoroso, gentil e caridoso!

Eu vi a humanidade inteira com a cara do Phil Connors. Eu percebi que muitos olham para essa humanidade com o mesmo olhar de surpresa, indignação e resignação de Rita, quando ela se decepciona com as atitudes dele, num convívio mais próximo. A humanidade parece digna de admiração, mas, o convívio próximo põe, aos poucos, tudo a perder.

Serão necessárias muitas encarnações, com fracassos e sofrimentos, para que ocorram mudanças nesta ou naquela alma, que poderão vir a influenciar nas pequenas transformações na vida da humanidade. Se o processo é lento, pelo menos o filme nos deu uma ideia do quanto ele é plausível, ainda que a demora possa nos dar a impressão do contrário.

Considerei o filme, o exemplo mais simbólico do que seja a transição kármica de uma alma rude para uma alma refinada e polida espiritualmente. Tudo é possível, e isto é que nos proporciona a vontade de ir em frente e jamais desistir.

Phil Connors parecia não ter jeito, mas sua alma era apenas um diamante sem lapidação. A vida se encarregou de lapidá-la, e surgiu uma pedra brilhante que todos desejavam possuir. O valor dele cresceu, e foi pago por quem antes o julgara um falso brilhante.

Eu considero este filme um ícone da reencarnação vista por olhos simplórios de quem não precisa de muito estudo para aceitá-la e considerá-la a explicação mais coerente para a vida. Erros, insistências em más atitudes, desafios à vida e à morte. Irresponsabilidades no trato com as pessoas, indiferença com o sofrimento alheio e desprezo pela própria vida. Tudo isto pode ser observado no dia a dia, e serve de reflexão para o que se possa esperar pelo futuro da humanidade.

O filme dá a resposta. Demora, mas a mudança acontece. O que acham?

Alguns poderão responder que tudo aconteceu numa única vida. A esses, eu peço que analisem as mudanças, minuciosamente, e perceberão que algumas daquelas mudanças estavam ocorrendo de um dia para o outro, comprovando a nítida improbabilidade lógica.

No meu modo de entender, o filme é uma fábula kármica, ou, quem sabe, um mito da transformação do karma em darma. Se assim não fosse, haveria pouca lógica em certas mudanças de posturas, que exigiriam tempo, muito tempo. Bem, deixando de lado a crítica cinematográfica, foi assim que eu interpretei a mensagem contida no roteiro inteligente e místico do filme. Cabe, a cada leitor, tirar as suas próprias conclusões.




27 comentários:

  1. Gilberto,
    Ficou exelente.
    Uma verdadeira obra de Arte. Agora ficou moleza de compreender a mensagem do filme e naturalmente compreender também o sentido do que sejam a nossa teimosia de repetir velhos erros sem nos dar conta disso.

    vou compartilhar com os amigos para tenham esta grata satisfação,

    abs

    ResponderExcluir
  2. Grato, João Sérgio!
    Eu fico muito agradecido por ter sugerido transportar o texto do curso para o canal aberto.
    Agora, não somente os estudiosos do Mestrado, mas todos podem ter acesso a esta explanação sobre karma e darma.
    Espero que seja proveitoso para todos os leitores, como foi para a turma de Mestrado.
    Abraço.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  3. Gilberto,

    É interessante se perguntar o que teria levado Phil a mudar sua atitude, porque ele sabia que as pessoas não lembrariam do que ele fez, sendo bom ou mal não faria diferença alguma.

    Penso que ele se deu conta que ele era o único observador e que suas ações afetavam apenas a ele mesmo e a forma como se sentia a respeito de si mesmo. Assim ele percebeu que se sentia melhor fazendo o bem aos outros e passou a sentir feliz ao fazê isso...

    Abs

    ResponderExcluir
  4. Acredito, sinceramente, João Sérgio, que o que acontece com as nossas almas, depois de várias encarnações repetindo as mesmas atitudes erradas, também acontece com as nossas personalidades.
    A sensação é que a saturação de erros incomoda bastante, e provoca um desejo de fazer algo melhor, como se aquilo representasse para nós um título de mediocridade.
    Assim, do mesmo modo que na maturidade abominamos muitas das nossas ações de adolescente, o mesmo ocorre com as almas ao se darem conta da decadência espiritual que assumem a cada vida. Aí, então, mudam!
    Esta é a minha opinião.
    Abraço.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  5. Muito bacana, Gilberto! Essa metáfora me fez compreender melhor, através do "absurdo" do personagem acordar sempre no mesmo dia, que nada como "um dia depois do outro"! Se temos consciência da inevitabilidade do viver, podemos ganhar um estímulo extra para acelerar a transmutação de nossas mazelas da alma e tornar a existência mais feliz.
    Abraços,
    Silvia

    ResponderExcluir
  6. Bem,
    uma outra reflexão sobre o que poderia levar Phil a mudança, era a certeza do amanha. Por mais que ele errasse sabia que teria uma nova chance e poderia recomeçar. Essa certeza lhe trouxe a alegria e e motivação para continuar tentando melhorar apesar dos erros e fracassos e a cada dia ele consertava um pouquinho as coisas.

    Entao me lembrei da musica de Guilherme Arantes que é pura Alegria pelo amnha que irá surgir.

    https://youtu.be/uR0KK4Jld6w

    Amanhã será um lindo dia, da mais louca alegria
    Que se possa imaginar, amanhã redobrada a força
    Pra cima que não cessa, há de vingar
    Amanhã mais nenhum mistério, acima do ilusório
    O astro rei vai brilhar, amanhã a luminosidade
    Alheia a qualquer vontade, há de imperar, há de
    imperar


    Amanhã está toda a esperança por menor que pareça
    O que existe é pra vicejar, amanhã apesar de hoje
    Será estrada que surge, pra se trilhar
    Amanhã mesmo que uns não queiram será de outros que
    esperam
    Ver o dia raiar, amanhã ódios aplacados temores
    abrandados sera pleno
    Pleno!
    Pleno!

    Link: http://www.vagalume.com.br/guilherme-arantes/amanha.html#ixzz3bChqGV11

    ResponderExcluir
  7. Meus queridos amigos João Sérgio e Sílvia:
    Que fique em cada um de nós a certeza que sempre haverá um amanhã.
    Quando o dia termina, nada se acaba, tudo adormece numa espera de um novo amanhã.
    Todos nós, mesmo sem saber explicar como ou porque, sabemos que depois da noite vem o dia, e após a morte uma nova vida volta a nascer.
    A repetição do karma acaba por nos conduzir ao darma.
    Abraços.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  8. Ola...
    Estava eu a procura na internet de algum texto que me confortasse. Pois me sinto uma pessoa infeliz, por mas que agradeço a Deus por tudo que tenho. Linda por fora ao olhar das pessoas,mas por dentro... Vivo em pedaços, feridas que ainda sangram, me sinto cansada,pesada, tudo me doi,sinto a dor do outro,absorvo situações ruins. Pergunto : Deus me ajude a suportar a minha dor e aceitar a sua vontade. Já passei por trancos e barrancos. Sou mae de um filho especial ao qual carrego nas costas sozinha.
    Sofro por não ter minha familia completa.
    Sofro pela dor dos outros.
    Sofro por injustiças.
    Sofro por tudo e por todos. Que carma é esse? Sera que não conseguirei ser feliz nesta existência? Nasci no dia 07/07/76,amanha completo mas um ano de vida. E foi procurando ajuda que encontrei esse blog ao qual falava sobre os nascidos no dia 07.
    Parabéns pela sabedoria Sr Gilberto,que Deus lhe abençoe,lhe preserve sempre assim e fico grata pelo espaço.
    Carla Cristina Costa

    ResponderExcluir
  9. Minha sofrida leitora Carla Cristina:
    Um espírito velho como é o seu não deveria lastimar essas experiências sofridas que a vida lhe impõe, por saber que o karma precisa ser vivido, para que ocorra a evolução da alma. Ainda que inconscientemente, você sabe que merece.
    Se em suas vidas anteriores tirou dos outros o que não devia, rompeu com a família e fez muita gente sofrer, terá que passar por situações semelhantes para nunca mais repetir essas condenáveis ações.
    Esses karmas estão revelados na sua data de nascimento, cabendo-lhe aceitar as punições sem lamentos ou choros, já que só assim poderá progredir espiritualmente.
    Por ser um espírito velho, só precisa buscar ouvir a sua voz interior, e logo entenderá o que está se passando e como é possível sair de cada situação que parece muito difícil, mas que com a sabedoria que traz na alma tudo se resolverá.
    Se em vidas passadas foi muito autoritária e arrogante, o destino está ensinando-a, agora, a suportar tudo calada,
    Quanto mais reclamar, pior será. Quanto mais aceitar, mais fácil será vencer cada desafio.
    A vida não é injusta, ela nos dá de volta o que fizemos em vidas passadas. Se fomos justos e humanitários, tudo vai ser bem mais fácil. Se, pelo contrário, tudo está sendo bem difícil é porque não agimos com amor, em outras vidas.
    O seu poder na alma é imenso, e se parar para refletir sobre o que é possível fazer, para ser mais feliz, logo vai perceber que tudo está ao seu alcance.
    É só abrir os olhos espirituais.
    Vamos lá, se reconecte com a sua alma, e assuma o seu papel de redentora da alma. É para isto que reencarnou como Carla.
    A Carla veio a este mundo para redimir a alma dos erros de outras vidas, que foram cometidos por outra personalidade.
    Leia todas as matérias do blog, e irá entender melhor o que estou querendo dizer.
    Confie e espere, e enquanto espera trabalhe.
    Se souber harmonizar a sua vida material com a espiritual, tudo começará a melhorar, a partir dos 40 anos de idade. Mas, o período mais promissor está previsto para depois dos 45 anos de idade.
    Um abraço sincero e amoroso por mais este aniversário.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  10. Sr Gilberto,me fizeste chorar de emoção.
    Tudo que disseste,é muito forte e senti no fundo de minha alma que é verdadeiro.
    O que me mantém viva, é ver que meu filho dependera de mim pra toda vida. Peço perdão a Deus pelas causas negativas cometidas em outras vidas. Rezo muito, tenho fé, acredito no invisível, busco respostas. Contemplo a beleza do universo, enchergo o bem que possuo,ajudo,levanto um caído. Mas quem precisa de ajuda sou eu. Preciso me achar,me encontrar! Tenho medo de morrer de tristeza. Sou muito espiritualizada, não tombei porque acredito que algo me impulsa. Ainda me resta um dedinho de esperança hoje.
    Muito obrigada Sr Gilberto , por disponibilizar um pouquinho de seu tempo para mim.
    Desejo toda felicidade do mundo pra ti. E agradeço a Deus, por esta oportunidade.
    Foi um belo presente de aniversário que me deste.
    Obrigada do fundo de meu coração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Carla,
      Sua história nos sensibiliza, e nos move no sentido de buscar palavras que possam despertar alguma alegria e felicidade em seu coracao. Em nossos estudos da Numerologia sempre encontramos nas pessoas que tem grandes desafios, grandes poderes ocultos aguardando que a alma os derperte. Somente grandes almas podem sofrer grandes provas e encontrar nelas a forca do espirito Divino em seu íntimo. Neste momento me lembro do Sermão da Montanha quando o Mestre dizia aos discipulos, Bem Aventurados os que sofrem, pois eles conhecerão a Deus. E também disse: Quem quiser ser o maior dentre vós, seja o que mais serve.

      Desejamos que sua alma se encha de bem aventurancas e que encontre a alegria de Servir na obra do criador.

      Conte conosco,

      Abs

      Excluir
    2. Cara Carla,
      Sua história nos sensibiliza, e nos move no sentido de buscar palavras que possam despertar alguma alegria e felicidade em seu coracao. Em nossos estudos da Numerologia sempre encontramos nas pessoas que tem grandes desafios, grandes poderes ocultos aguardando que a alma os derperte. Somente grandes almas podem sofrer grandes provas e encontrar nelas a forca do espirito Divino em seu íntimo. Neste momento me lembro do Sermão da Montanha quando o Mestre dizia aos discipulos, Bem Aventurados os que sofrem, pois eles conhecerão a Deus. E também disse: Quem quiser ser o maior dentre vós, seja o que mais serve.

      Desejamos que sua alma se encha de bem aventurancas e que encontre a alegria de Servir na obra do criador.

      Conte conosco,

      Abs

      Excluir
    3. Cara Carla,
      Sua história nos sensibiliza, e nos move no sentido de buscar palavras que possam despertar alguma alegria e felicidade em seu coracao. Em nossos estudos da Numerologia sempre encontramos nas pessoas que tem grandes desafios, grandes poderes ocultos aguardando que a alma os derperte. Somente grandes almas podem sofrer grandes provas e encontrar nelas a forca do espirito Divino em seu íntimo. Neste momento me lembro do Sermão da Montanha quando o Mestre dizia aos discipulos, Bem Aventurados os que sofrem, pois eles conhecerão a Deus. E também disse: Quem quiser ser o maior dentre vós, seja o que mais serve.

      Desejamos que sua alma se encha de bem aventurancas e que encontre a alegria de Servir na obra do criador.

      Conte conosco,

      Abs

      Excluir
    4. Meu amigo João Sérgio...

      Obrigada pelas sabias palavras, a vida não è difícil, difícil è entender e saber viver a vida.
      È uma sensação estranha a dor da alma, ela è profunda. Eu não me sinto feliz, mas agradeaço pelo pouco que tenho. Agradeço pela vida. Todos me veem como uma pessoa maravilhosa e de muita luz. Mas minha alma parece que vive nas sombras. Contemplo as belezas do universo, a natureza, a vida. Agradeço por te nascido como um ser humano, por ser quem sou. Será que consigo transformar ou amenizar nesta existência meu carma negativo ?
      Acho que fui uma pessoa miserável em vidas passadas. A dor do outro eu absorvo,o sofrimento, a história triste. Minha vida não anda è parada,tudo que desejo pra mim de realizações ,não acontece. Deixei de acreditar em Deus,e na Lei dele. Voltei a acreditar depois de anos e fortaleci minha fé, pedindo a ele respostas. Ainda tenho fé que dias melhores viram e que ainda serei feliz nesta existência.

      Abraço grande e obrigada do fundo de meu coração.

      Excluir
  11. Minha cara leitora, Carla:
    A sua alma é muito mais poderosa do que imagina.
    Não há nenhuma chance de morrer de tristeza.
    Se está sofrendo é para se purificar.
    Aguenta mais um pouco, que isto passa.
    Boa sorte.
    Abraço.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  12. Filosofia do Sucesso (Napoleão Hill)

    Se você pensa que é um derrotado,
    você será derrotado.
    Se não pensar “quero a qualquer custo!”
    Não conseguirá nada.
    Mesmo que você queira vencer,
    mas pensa que não vai conseguir,
    a vitória não sorrirá para você.

    Se você fizer as coisas pela metade,
    você será fracassado.
    Nós descobrimos neste mundo
    que o sucesso começa pela intenção da gente
    e tudo se determina pelo nosso espírito.

    Se você pensa que é um malogrado,
    você se torna como tal.
    Se almeja atingir uma posição mais elevada,
    deve, antes de obter a vitória,
    dotar-se da convicção de que
    conseguirá infalivelmente.

    A luta pela vida nem sempre é vantajosa
    aos fortes nem aos espertos.
    Mais cedo ou mais tarde, quem cativa a vitória
    é aquele que crê plenamente
    Eu conseguirei!

    Napoleon Hill

    ResponderExcluir
  13. Meu amigo, João Sérgio:
    Muito apropriada a sua intervenção.
    Espero que ela atinja os seus propósitos.
    Abraços.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  14. Olá Gilberto como se descobre o nosso karma?
    Sou amiga da Carla e sempre conversamos por varios assuntos e ela me falou do seu blog

    ResponderExcluir
  15. Minha leitora amiga da Carla:
    Descobre-se o karma, estudando-se a alma das pessoas e a vida delas, com seus ajustes e desajustes.
    Na minha condição de numerólogo, eu leio mapas e analiso o histórico espiritual das pessoas.
    Na análise, surgem os karmas e os méritos, o que permite orientar as pessoas.
    Mas, cada qual pode por si se espiritualizar com práticas e leituras, e perceber se está vivendo uma vida de resgates de karmas ou aproveitando os méritos herdados de outras vidas.
    Abraço.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sr Gilberto !
      Todo dia estou por aqui, sempre lendo e aprendendo .
      Existe a possibilidade de transformar o carma negativo em positivo nesta existência. Ou seja... posso ainda ser feliz nesta vida ainda ?

      Desde ja agradeço e desculpa pela insistência em fazer perguntas.


      Um abraço grande no coração.

      Excluir
  16. Minha querida amiga, Carla;
    A felicidade não está nos acontecimentos, mas nos nossos sentimentos.
    Se vc se sentir infeliz, será infeliz, não tenha dúvida.
    Não são os acontecimentos que tornam a sua vida mais ou menos feliz, mas a forma como lida com cada um deles.
    Nunca mais pense, sinta ou repita um só pensamento, um único sentimento ou uma simples palavra, de forma negativa.
    Agradeça sempre não só pelos bons, mas, também, pelos maus momentos.
    Mentalize apenas coisas boas, e confie que tudo sempre vai dar certo.
    De repente, vai perceber que a alegria voltou.
    No início, em pequenas coisas, e depois por completo.
    É isto que está escrito na sua linha da vida.
    Abraços.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro senhor Gilberto, sou uma amiga a Carla de muito tempo (falo de outras vidas), ela é como uma irmã para mim, e eu gostaria somente de agradecer ao senhor pelas palavras dirigidas a ela, o senhor conseguiu colocar em palavras todos os meus sentimentos em relação a ela, tudo que desejo que ela absorva, já que muito da minha felicidade depende da felicidade dos meus, é algo que preciso trabalhar, minha dependência do bem alheio, mas não ainda não quero lhe importunar com minhas lamentações, por hora que só lhe agradecer, que Deus o abençoe exorbitantemente.

      Excluir
  17. Cara Carla,

    Sou aluno do Gilberto no Curso de Numerologia da Alma, um curso feito pela internet e que conta com pessoas de muitos locais do Brasil. Gostaria de fortalecer o que o Gilberto falou sobre alegria que se pode sentir mesmo sem ter alcançado ainda o sucesso. Estes anos em que estudamos com ele, aprendemos a ver as coisas de forma mais ampla e mudar nossos valores, percebendo a grandeza da vida alem das formas e das medidas que normalmente usamos para valorizar as coisas.

    Penso que na maioria das vezes os karmas. são uma benção para nossas almas teimosas. Só enfrentam karmas quem pode suporta-los e quem está na busca pela libertação espiritual.

    Jesus consolou seus discípulos dizendo "Bem aventurados os que sofrem, pois eles verão a a Deus, Bem aventurados quando vos caluniam, pois é grande o vosso Galhardão.." Ele dizia que eles estavam mais próximos do Reino de Deus do aqueles que viviam uma vida confortável, ainda gerando causas de futuros problemas sem o saber, felizes e satisfeitos com as conquistas materiais, construindo tesouros sobre a areia.

    Mas uma Alma que despertou para a eternidade da vida, quer construir um templo sobre a solidez da Pedra, como disse o Mestre, e tem necessidade de resolver antigos problemas para poder seguir em frente.

    Portanto, a nossa alma se regojiza de cada pedra retirada do caminho, pois sente que está cada vez mais próxima do dia em que alcançará a Luz da Liberdade.

    O que são na verdade o sucesso e o fracasso? Eternos Impostores. Será que não estamos vendo as coisas de cabeça para baixo?
    Penso que as dificuldades e os tombos podem ensinar muito mais do que as vitorias e as alegrias passageiras.

    Desejo que você encontre a felicidade agora na sua vida e não espere os problemas se resolverem, pois eles podem ser a alavanca que vai fazer a força de sua alma crescer.

    Lembre-se que os aviões só levantam contra a força do vento.

    abs,

    ResponderExcluir
  18. Caro senhor Gilberto e caro senhor João Sergio, suas palavras me tocaram profundamente, pois tenho essa natureza de associar felicidade a conquistas, é claro que eu tenho plena certeza de que a felicidade é ser e não ter, mas infelizmente ainda não consegui fixar essa ideia no meu interior, e um sentimento de frustração me acompanha 24 horas por dia gostaria de saber até que ponto o meu karma está ligado a esse sentimento, pois é péssimo não conseguir fixar essa ideia no meu coração e enfim ser feliz ao invés de tentar adquiri-la. Desde já grata

    ResponderExcluir
  19. Minha cara leitora, Mayara:
    Tudo em nossa vida está relacionado aos fatos das outras vidas. Eu não sei se traz karmas, ou se são apenas certas lições que precisa aprender, e que, teimosamente, resiste a mudanças.
    Se os seus erros a incomodam, já é um bom sinal.
    Continue buscando corrigir o que julga estar errado no seu modo de pensar e de sentir. Agindo assim, terá cuidado ao tomar qualquer decisão da qual possa vir a se arrepender.
    Boa sorte.
    Gilberto.

    ResponderExcluir