domingo, 15 de agosto de 2010

REFLEXÕES E CONFISSÕES DE UMA ALMA PEREGRINA

Confesso-vos, meus caros leitores, que venho de uma longa jornada. Doze foram os trabalhos, o mesmo número dos desafios enfrentados por Hércules.
Pedem-nos as ressonâncias de nossa jornada. Ponho-me a refletir e não as posso qualificar, nem sequer identificá-las por palavras.
As peregrinações não repercutem a não ser nas almas peregrinas. Revelar as lições aprendidas ao longo do caminho não é uma tarefa para dias, semanas ou meses após o fim da jornada, mas para anos e décadas mais tarde.
As ressonâncias ecoam no fundo da alma e se dizem minhas e somente minhas. Devo traduzi-las em ensinamentos e absorvê-las como mensagens.
A cada semana, uma nova etapa era vencida. As temáticas variavam e exigiam estudos e reflexões. Muitas delas não cabiam neste espaço, mas tiveram de ser reformuladas e formatadas para que se inserissem em nossa proposta espiritual.
As peregrinações são jornadas com metas traçadas e propostas estabelecidas desde a linha de partida. Mas, não é no destino que se encontram respostas aos questionamentos da alma, e sim ao longo do caminho.
Dia após dia, o peregrino pensa e repensa no tema proposto e reflete sobre a repercussão que ele provoca na sua alma. Ninguém mais a não ser ele poderá entender essas ressonâncias que agem no seu emocional e ficam marcadas para sempre na sua memória espiritual.
Outros peregrinos cruzaram o meu caminho, por muitos passei e cumprimentei, mas ainda que o caminho fosse o mesmo as jornadas eram completamente diferentes. Uns peregrinos caminhavam e oravam suas orações de fé. Outros paravam, e sentados debaixo de uma árvore soltavam seus pensamentos entre a gastronomia e a filosofia. Alguns olhavam ao redor, e se preocupavam com a natureza. Alguns outros, ainda ligados na cozinha, pensavam na família. E outros mais soltavam suas idéias na mente e pescavam imagens poéticas, que iam para os seus blocos de anotações.
A peregrinação é uma jornada silenciosa que se faz dentro de si, entre pensamentos, sentimentos e questionamentos. Imaginar-se que ela possa ressonar à distância é atribuir a sonhos um poder que eles não têm. Querer descrever a experiência de um peregrino é o mesmo que tentar explicar uma sensação ou uma imensa emoção, sonhada ao dormir ou inspirada na mente do poeta.
A jornada foi longa e ainda se estende até os dias de hoje. A alma buscou noutras vidas as imagens fugidias que não era capaz de articular na mente, nem de materializar por palavras. Os sentimentos foram sendo trabalhados, enquanto a alma peregrina esforçava-se para chegar à sua meta, dando tudo de si e vencendo cada etapa.
Meus amigos peregrinos e meus caros leitores, eu posso estar confundindo-os com minhas confissões, mas as almas peregrinas só podem narrar sentimentos e expressões colhidos ao longo do caminho. Não há como traduzir as experiências absorvidas, nem os conceitos abandonados à beira da estrada. Tudo se traduz em luz, numa energia que não se racionaliza e nem se explica.
As ressonâncias de uma peregrinação são segredos da alma, que a própria consciência não consegue alcançar. Tentar explicar essas ressonâncias seria como definir a fé ou conceituar o amor. Não há como traduzir as experiências de uma peregrinação, e menos ainda medir a expansão de suas ressonâncias.
Como toda alma peregrina, chego ao final da jornada cansado e coberto de poeira da estrada. Nada que um bom banho e uma noite bem dormida não possa resolver. Mas, falar das ressonâncias dessa peregrinação não há palavras capazes de descrever o que a alma aprendeu ao longo do caminho.
Nesta hora, lembro-me dos que nascem num dia 7 e que vivem suas vidas em eternas peregrinações. Silenciosos e solitários, pensativos e observadores, minuciosos e perfeccionistas, os nascidos num dia 7 são criaturas peregrinas, em suas jornadas introspectivas, sempre caminhando para dentro de si.
Confesso-vos, curiosos leitores, que possuo o meu número 7 muito ativo e que peregrinações sempre fizeram parte da minha vida. Às vezes, no meio da multidão, sinto-me só, e mergulho no fundo da alma, em busca de companhia. Outras vezes, incomodado pelo barulho, fecho os meus ouvidos e abro a minha audição para os suaves sons da música das esferas. É verdade, sou um peregrino nato.
A jornada acabou, e a peregrinação concluiu-se. Acertos e erros ocorreram, enquanto minha alma caminhava em peregrinação. Não posso contar-vos o que aprendi, nem mesmo o que senti, são segredos peregrinos, verdades místicas que não se revelam e nem se comentam.
Basta dizer-vos que tudo vale à pena, se a alma não é pequena. E a alma peregrina é grandiosa, capaz de acolher infinitas jornadas, através de sucessivas vidas, quando ela aprende verdades ocultas que afluem à mente, à medida que caminha.
As repercussões desta e de outras peregrinações ficarão guardadas no fundo da alma, por não poderem traduzir-se em palavras. Mas, os aprendizados colhidos durante a peregrinação serão aplicados imediatamente, mesmo que deles a minha mente não tenha a real consciência do que são e do que representarão nas minhas mudanças de hábitos.
Ah, meu amado leitor, ninguém sai em peregrinação e ao retornar é o mesmo que partiu!
A alma peregrina é aquela que aprende ao longo da jornada e volta transformada. Mas, não me perguntem o que mudou ou deixou de mudar. Esses segredos pertencem à alma peregrina em evolução. E isso eu não vos posso contar, até porque nem sei o que contar.

15 comentários:

  1. Gilberto,
    Vi-me sentada embaixo de uma árvore, com o pensamento entre a gastronomia e a filosofia...rs!
    Aproveitando o gancho, quando a gente ensina e não pratica, fica como o médico que recomenda ao seu paciente que pare de fumar, mas é fumante.
    Só a convicção gera mudança de comportamento. Fora disso, é filosofia. Mas somos todos peregrinos, em constante aperfeiçoamento, ou tentando aperfeiçoar-se, pelo menos.
    Aniversariei ontem, dia 14, o que a numerologia diz sobre isso? Não precisa responder, nada entendo de numerologia, mas imagino que haja muitas informações, que gerariam, para bom conhecedor, muitas laudas...
    Bom final de domingo pra você!

    ResponderExcluir
  2. Querido amigo Gilberto, suas palavras a respeito do blog e no texto a respeito das almas peregrinas tocaram profundamente minha alma. Sou imensamente grata pela companhia ao longo do caminho.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Gina!
    Cada peregrino pode ir buscando a sua identificação, e colocar a carapuça.
    Os nascidos num dia 14 são inquietos e impulsivos, adoram movimentos e a vida ao ar livre, precisam de muito espaço para que se sintam felizes. Mas, precisam tomar cuidado para não exagerar nos seus impulsos de liberdade a qualquer preço, porque podem vir a romper relacionamentos e causar muitos sofrimentos.
    Um outro recado para os nascidos nesse dia é que procurem tratar de se desapegar dos bens materiais e de tudo que os prenda a hábitos, costumes e tradições, inclusive a pessoas, especialmente parentes.
    Desapegar, mas não romper. Ah, minha amiga é aí que mora o perigo para os que sofrem a influência do nº 14.
    A dificuldade em manter um diálogo sereno, quando começa a ser muito contrariada é um desafio difícil de superar. E tudo costuma acabar em abandono da conversa, virar as costas e deixar a outra parte a falar sozinha.
    Agora que já sabe, controle-se, hein!!! E parabéns!
    Abraços, Gina.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  4. Minha querida, Daniele!
    Caminhamos juntos e muito mais há a caminhar.
    O seu espaço está muito bom!
    Espero que se esforce cada vez mais para mantê-lo assim.
    Nada de desanimar ou interromper a peregrinação. Somos eternamente peregrinos, e nossas jornadas se dão em todos os meios e lugares.
    Uma nova peregrinação começou no dia 11, e o caminho é longo, com curvas e buracos na estrada.
    Empregue só os conhecimentos e não se deixe levar pelas emoções.
    Diga o que pensa, no que acredita, mas evite dizer só aquilo que tem vontade. Vontade é coisa que dá e passa.
    Estou muito feliz que tenha sido ousada para correr todos os riscos de se expor. Mas, não há mesmo o que temer, tudo dará certo.
    Abraços.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  5. Revelar o aprendizado das lições de uma vida pode levar muito tempo, Gilberto. Quem sabe um livro. Não sei se me defino com um peregrino. Diante da maneira como tratou a denominação, sim, denomino-me peregrino.
    Entendo a sua conclusão, pois a linguagem universal da alma abrange muito mais que palavra, sendo na verdade algo inexprimível.

    *Morro todos os dias, porém não desisto de viver em dia algum. http://jefhcardoso.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Meu caro Jefh:
    Fiz uma visita aom seu blog e, sem dúvida, lá encontrei um peregrino do amor.
    A jornada de um enamorado é uma eterna peregrinação na busca da mulher amada. Sofre-se, ganha-se e perde-se, chora-se e ri-se, mas é o aprendizado ao longo do caminho que amadurece os sentimentos de quem persegue o verdadeiro amor.
    E a cada jornada, não há como descrever ou comparar sentimentos, eles apenas incorporam-se às conquistas da alma.
    Grato pela visita e pelos seus comentários.
    Abraços.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Gilberto, amigo estimado
    Ter participado com vc nesses doze trabalhos é motivo de estar sentidno muito parecido com o que seu coração relatou, com honestidade, para todos nós. Parabéns, alma peregrina...
    Nossa alma deixou de ser pequena quando nos vimos... trocamos experiências... escutamos e respeitamos... nossos pontos de vista em especial.
    Que vc receba o repouso salutar no coração pra que sua energia seja pouco a pouco canalizada mais ainda para o BEM!
    Estive uma semana no Oásis do Mosteiro do Norte do ES... bebi das águas refrescantes... estava precisando como peregrina que também fui e sou....
    BJs na alma, irmão de caminhada.
    Obrigado pelas Ressonâncias
    da nossa Blogagem Coletiva Espiritual Ecumênica...

    ResponderExcluir
  8. Grato Orvalho:
    Espero que as refrescantes águas do Mosteiro sejam tão medicinais e curativas como as das sagradas fontes de São Lourenço.
    Prosssiga na sua peregrinação, sadia e fortalecida pelas jornadas que se vão concluindo, enquanto caminha.
    Boa sorte.
    Abraços.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  9. Meu querido nº 7, Alma Peregrina e, em parte, gêmea da minha:

    Seguindo seus passos, aproveito sua ressonância, sendo a minha um tanto diferente.
    Buscando os braços da Mãe-Terra, contemplando o Pai-Céu, admirando o Avô-Sol e a Avó-Lua, sigo pela Estrada Vermelha da Vida, enquanto aguardo o momento de trilhar a Estrada Azul do Espírito.

    Pesquisar temas tão diversos é como estar no Campo das Estrelas ou na Tenda da Lua, tentando penetrar nos meus próprios mistérios.

    Beijo, querido.

    ResponderExcluir
  10. Ô, Gilberto, não é que você esmiuçou mesmo!
    Analisei com cuidado suas ponderações sobre o número 14.
    Grata e boa semana!

    ResponderExcluir
  11. Minha querida Alma Xamânica:
    O teu vôo é uma verdadeira evolução xamânica entre os Céus e a Terra.
    Quando aterrissares, não esqueças de pôr os pés no chão para que não te machuques.
    O Grande Chefe Xamã não haverá de querer cuidar de tuas feridas, nem as do corpo e muito menos as da alma.
    Aproveita o Espírito do Vento, o mensageiro dos Deuses, e sai em busca dos teus sonhos, mas não te encantes demais com esse amante alado, pois a minha alma peregrina não prosseguirá a jornada sem a tua presença.
    Beijos.
    Gilberto, o amigo de Zéfiro.

    ResponderExcluir
  12. Minha querida, Gina:
    Se quiseres manter-te incógnita, nunca digas teu nome, nem o dia em que nasceste, a um numerólogo.
    Tu o fizeste, por isso não deves surpreender-te.
    Boa semana.
    Abraços.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  13. Olá Mestre , bom nasci no dia 7 , sou um convicto peregrino em busca de mim mesmo , as vezes reflito sobre mim , minhas ações me corrijo muitas vezes , amo demais a natureza é um dos melhores lugares para peregrinações e reflexões da alma , bom o numero sete aparece 3x em mim no dia do meu nascimento e na minha personalidade , e verdade em quanto a evolução , cada vez mais quando terminamos de pensar e refletir estamos evoluindo ainda mais , eu já não sou aquele menino imaturo de quando eu tinha 10 a 13 anos , hoje sou mas sensato , penso e reflito com mais capacidade é como se minha mente estivesse em "eterna" expansão.

    Abraços..
    Fabricio

    ResponderExcluir
  14. É claro que está em eterna evolução, Fabrício!
    Só não pode atropelar o processo, tentando ser o que ainda não é, ou não pode ser.
    A sua Alma já é, mas a sua Personalidade ainda não amadureceu o suficiente para assumir a sua plena condição de Alma espiritualmente evoluída.
    Abraços.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  15. Bom dia Gilberto, sou espirita e sempre tenho visões ou ouço recomendações importantíssimas p minha existência, hj com um sussurro espiritual em meus ouvidos, "Alma Peregrina", somente isso, imediatamente pego o.celular e procuro no Google, e a primeira sugestão foi justamente a sua.....li seus escritos e me senti dentro d tua alma, sou peregrina no amor, as minhas experiências nesse âmbito sempre foram.intensas, e d alguma.forma parece sempre q eu tinha uma.missão d " consertar" a pessoa em.questão, depois td acabava. Desinteressava, simples assim ......sou nascida em 05/05.....sou intensa por natureza, sou.apaixonada pela vida, pelas pessoas e sempre acredito q todos ten.uma lado bom, ja quebrei a cara algumas vezes, mas sempre me reergui triunfante.....adorei suas palavras, e como sempre a espiritualidade sabe o q faz, nesse caso o q diz, rsrs....ganhei o dia, a semana....estou passando por mais um desses sitados términos recentemente, tumultuado, mas agora estou serena e confiante.....vou reler por varias vezes as suas palavras pq sei q dali, alguma lição tenho q tirar.....bjo

    ResponderExcluir